Exportação de açúcar: desafios e perspectivas em um mercado em crescimento
A exportação de açúcar tem mudado a rotina dos portos brasileiros nos últimos meses.
Enquanto isso acontece, as safras mundiais não correspondem com a demanda. Assim, as exportações do produto, por parte da Índia e Tailândia, vem sofrendo restrições no mercado internacional.
Como resultado, o Brasil se torna a “saída” para a crise mundial, quando filas de navios foram formadas nos portos brasileiros no final de 2023 e início deste ano, visando carregar e disponibilizar essa importante mercadoria no mercado exterior.
O fato é que o Brasil é o maior exportador desse produto no mundo.
E muito além de ser utilizado nas residências, faz parte das receitas de 80% dos alimentos processados no planeta, ou seja, está presente em mais de 100 mil itens diferentes.
Para conhecer mais sobre os desafios e perspectivas a respeito da exportação de açúcar, vale a pena conferir o nosso post!
O mercado brasileiro de exportação de açúcar
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), a exportação de açúcar no ano de 2023 bateu um novo recorde, alcançando um volume de 31,38 milhões de toneladas.
As receitas atingiram US$ 15,75 bilhões e o preço médio desse produto subiu 24,2%.
Quando comparado aos resultados de 2022, as receitas tiveram um aumento que ultrapassou os 43%, portanto, números expressivos e que devem se manter no ano que se inicia.
A origem e o destino
A produção da cana-de-açúcar no Brasil na safra 2023/24 está estimada em 652,9 milhões de toneladas, conforme informações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Dessa produção, serão gerados 42,7 milhões de toneladas, colocando o Brasil como o maior produtor e exportador do mundo, assumindo uma posição que até então era ocupada pela Índia.
Em termos de área plantada no Brasil, a região Sudeste responde por 63,1% da produção de cana no país, seguido pelo Centro-Oeste, Nordeste e Sul.
O estado de São Paulo é o principal produtor e líder na exportação desse item em nosso país.
Com relação aos países que mais adquiriram o açúcar brasileiro, destacam-se:
- China,
- Índia,
- Argélia,
- Arábia Saudita,
- Marrocos.
Como vimos anteriormente, o açúcar é um produto exportado através do modal marítimo, em função das grandes quantidades, segurança e dos custos vantajosos que esse tipo de transporte oferece.
Desafios e perspectivas na exportação de açúcar
O maior desafio na exportação de açúcar está relacionado à alta demanda mundial, o que sem dúvida é uma excelente notícia para os produtores e empresas nacionais que atuam no comércio exterior.
Entretanto, o problema a ser vencido diz respeito aos congestionamentos nos portos brasileiros, onde somente no Terminal de Paranaguá foi registrada a incrível alta de 4.500% em 2023, com relação ao embarque desse produto quando comparado ao ano anterior.
Por outro lado, o açúcar brasileiro vem sendo valorizado, o que significa uma ótima oportunidade para os empreendedores.
A expansão do mercado é uma realidade e o Brasil tende a obter grandes resultados a partir da escassez desse produto ao nível global.
Para colaborar com o seu negócio no que se refere aos processos logísticos e encontrar as melhores opções de transporte marítimo, vale a pena conhecer e contar com a AMTRANS, uma empresa especializada no assunto que pode colaborar com o sucesso do seu empreendimento!
Fontes:
https://www.cepea.esalq.usp.br/br/opiniao-cepea/o-acucar-esta-em-alta-no-mundo.aspx