Exportação de doces e confeitos: entenda o mercado e como exportar
Os doces e confeitos brasileiros vem sendo cada vez mais apreciados em diversos países do mundo.
Fazem parte desse segmento as empresas que atuam com alguns produtos, como:
- chocolates,
- amendoim,
- balas,
- gomas,
- bolos, etc.
A pergunta que se faz é a respeito do diferencial que nossos doces possuem se comparados aos fabricados em outros países.
Uma das respostas é que brasileiro sabe fazer doces deliciosos e diferenciados, mas outro aspecto que merece a atenção é a nossa matéria-prima que, além de possuir alta qualidade, é constituída também por sabores diferenciados, como açaí, doce de leite, abóbora, frutas nativas e por aí afora.
Quer saber mais sobre esse mercado e por que esses produtos fazem cada vez mais sucesso no exterior? Continue a leitura e confira detalhes!
O desempenho brasileiro nas exportações de doces e confeitos
Nosso desempenho no setor de doces e confeitos vem crescendo ano após ano, onde os chocolates vêm se destacando a nível internacional.
Para se ter ideia, no ano de 2023 a produção desse produto no Brasil cresceu 6%, quando produzimos 805 mil toneladas, de acordo com os dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab).
Com relação às exportações, também em 2023, foram comercializadas 43 mil toneladas do produto, quando, pelo segundo ano consecutivo, a Organização Internacional do Cacau (ICCO) concedeu ao Brasil o certificado de país exportador de cacau 100% fino e de aroma.
Além do chocolate, outros produtos do setor acabam aproveitando o forte interesse dos países consumidores e também conquistam o seu espaço.
O setor de balas e gomas é outra prova de sucesso. No ano de 2022, segundo dados levantados pela empresa de consultoria KPMG, esse setor alcançou exportações de US$ 201,5 milhões, um crescimento de 19% quando comparado com o ano anterior.
Desafios na internacionalização de doces e confeitos nacionais
O maior desafio na internacionalização de doces e confeitos está no atendimento às exigências de cada país importador, no que se refere a:
- normas e regulamentos,
- burocracia,
- exigências comerciais,
- atendimentos aos padrões comerciais.
Como exemplo, o uso de corantes artificiais são proibidos na União Europeia, no entanto, muitos deles são bem recebidos no mercado norte-americano.
Percebe-se, também, uma receptividade muito grande no que é conhecido como produtos saudáveis, ou seja, que utilizam ingredientes naturais e atendem as limitações das intolerâncias alimentares, excluindo, inclusive, o açúcar das receitas.
Além disso, é fundamental a busca por parceiros internacionais que colaborem com o atendimento às legislações e aos cuidados necessários para o transporte marítimo dos produtos, afinal, eles precisam de condições especiais que envolvem o armazenamento, manuseio e transporte.
Portanto, um parceiro de logística de confiança se torna imprescindível para obter sucesso nas exportações de doces e confeitos.
Como começar a exportar?
Para começar a exportar, o primeiro passo envolve o cadastramento da sua empresa no:
- Ambiente de Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros (RADAR),
- Sistema Integrado do Comércio Exterior (Siscomex).
Além disso, seu empreendimento precisará obter a Certidão de Venda Livre para Exportação de Alimentos (CVLEA), junto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Outro item a ser observado diz respeito às embalagens, pois elas devem atender a legislação do país importador, portanto, é de fundamental importância se informar a esse respeito, além, é claro, dos detalhes envolvendo ingredientes, assunto já mencionado anteriormente.
Não existem dúvidas sobre o sucesso que muitas empresas vêm obtendo a partir de sua entrada no mercado internacional, no entanto, um parceiro especializado no setor logístico irá facilitar todas as operações e viabilizar todo o processo envolvendo o transporte das mercadorias.
Deseja se aprofundar mais no assunto? Leia também nosso post que apresenta detalhes da exportação de alimentos e confira como é o processo!
Conte com a AMTRANS para te auxiliar neste processo de transporte internacional!
Fontes:
https://portalunico.siscomex.gov.br/portal/
https://www.gov.br/anvisa/pt-br
https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-certidao-de-venda-livre-para-exportacao-de-alimentos