AMcloud

Blog



#Comércio Exterior | Exportação

Nutrição animal: o que saber antes de investir no mercado de exportação?

Exportar é uma ótima oportunidade para quem atua no segmento de nutrição animal. Leia nosso post e saiba como iniciar esse processo!

Nutrição animal: o que saber antes de investir no mercado de exportação?
26 de Fevereiro de 2024

A nutrição animal possui um mercado internacional que precisa ser avaliado pelos empreendedores do segmento que desejam ter resultados mais lucrativos e expansão das suas operações.


 


Esses alimentos têm origem vegetal ou animal e podem ser classificados em diferentes categorias, como, por exemplo:



  • rações,

  • concentrados,

  • suplementos,

  • premixes,

  • núcleos,

  • aditivos,

  • ingredientes,

  • forragens,

  • silagens, etc.


 


De acordo com dados apresentados pelo Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações), o ano de 2023 fechou com uma produção de alimentos nesse setor de 62,6 milhões de toneladas, um crescimento de quase 2% se comparado ao ano anterior.


 


O Brasil é o terceiro produtor mundial de ração, ficando apenas atrás da China e Estados Unidos.


 


Atender ao mercado internacional é uma excelente oportunidade para as empresas que atuam com nutrição animal, porém, para obter os resultados desejados, torna-se necessário cumprir com as regulamentações necessárias. Para saber mais a esse respeito, continue lendo e confira!


 


Conheça as principais regulamentações brasileiras para nutrição animal


 


Para exportar produtos voltados à nutrição animal, é preciso atender as regulamentações dos países na qual se pretende realizar as negociações.


 


Além disso, também será preciso atender as exigências estabelecidas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).


 


O MAPA emite certificados que atestam características e as condições sanitárias dos produtos, portanto, a partir da avaliação das exigências do país importador, é importante contar com o Ministério para poder providenciar a documentação adequada.


 


Existem três modelos de certificados para produtos destinados à alimentação animal:


 



  • Certificado de Venda Livre - os produtos possuem livre comercialização no Brasil e atendem a todos os requisitos exigidos em nosso país,


 


 



  • Certificado de Produto Exclusivo para Exportação - atendem aos requisitos sanitários do país importador, mesmo que diferentes dos exigidos no Brasil,


 


 


 



  • Certificado Sanitário Internacional - comprova o status sanitário brasileiro com relação às doenças de notificação obrigatória.


 


 


Oportunidades e inovações no setor


 


Como em qualquer outro setor da economia, as empresas que atuam no mercado de nutrição animal precisam estar atentas às inovações do setor, até porque o atendimento a esses novos modelos gera grandes oportunidades de negócios, especialmente quando se trata de exportações.


 


Tudo se inicia com a análise de ingredientes alimentares que fazem parte dos produtos a serem comercializados.


 


É preciso cuidados e informações a respeito de todos os lotes que compuseram a alimentação.


 


Atualmente, já existem softwares que contribuem para uma análise pormenorizada com relação aos valores nutricionais disponíveis em determinado produto, quando essa mesma solução possibilita mudanças na matéria-prima que mantenham o mesmo padrão da fórmula original.


 


Simuladores também estão disponíveis para que projetos possam ser reproduzidos com o objetivo de comprovar que dietas irão funcionar na prática.


 


A formulação das rações atingiu um alto nível de precisão, onde se pode apresentar detalhes a respeito do cálculo de valores brutos de nutrientes que vão além da fibra, proteína e energia. É a ciência da cinética fazendo parte do setor.


 


Novos mercados surgem a partir das inovações, como, por exemplo, a exportação de farelo de soja como um subproduto para a nutrição animal em países asiáticos e na África do Sul.


 


Como iniciar a exportar nutrição animal?


 


O primeiro passo para que se possa ter êxito na exportação de nutrição animal é contar com parceiros que possam ajudar nos diversos processos que envolvem essa ação.


 


Isso significa localizar bons clientes, representantes comerciais responsáveis e empresas capacitadas que possam acompanhar todos os processos que envolvem a logística e as documentações exigidas nos negócios internacionais.


 


É fundamental saber de que maneira será realizada a exportação, ou seja, escolher o melhor modal para atender as necessidades logísticas, onde, normalmente, o marítimo, além de ser o mais utilizado, é o que apresenta as maiores vantagens nesse processo.


 


Por fim, é preciso cumprir com as exigências normativas, conforme já mencionado anteriormente.


 


A AMTRANS coloca a sua experiência e expertise para contribuir com todos os processos envolvendo as atividades logísticas de uma exportação. Faça contato e apresente a sua demanda, estamos prontos para viabilizar o seu projeto internacional!


 


Fontes:


https://sindiracoes.org.br/


https://forbes.com.br/forbesagro/2023/01/brasil-e-o-2o-maior-produtor-de-racao-animal-diz-alltech-veja-destaques-do-agroround/


https://www.gov.br/agricultura/pt-br


https://www.manualdaquimica.com/fisico-quimica/introducao-cinetica-quimica.htm


 





Compartilhe

Artigos Relacionados





QUAX - Sites & Sistemas