Qual a diferença entre frete e custos logísticos?
Muita gente pergunta se existe diferença entre frete e custos logísticos, pois imagina tratar-se da mesma coisa.
Antes de entrarmos nesse detalhe, é importante lembrarmos que a logística é o melhor caminho entre a demanda e a oferta, contribuindo efetivamente para disponibilizar:
- o produto certo,
- na quantidade ideal,
- no local desejado,
- no tempo necessário,
- com o menor custo possível.
De acordo com Peter Drucker, uma das maiores autoridades do mundo na área administrativa:
“A logística é a última fronteira gerencial que resta a ser explorada para reduzir tempos e custos, melhorar o nível e a qualidade dos serviços, agregar valores que diferenciem e fortaleçam a posição competitiva da empresa.”
Diante desse conceito, vamos conhecer qual a diferença entre frete e custos logísticos. Continue lendo e saiba mais a esse respeito!
Entenda a diferença entre frete e custos logísticos
Para entender e esclarecer a diferença entre frete e custos logísticos é interessante buscarmos as suas definições.
Frete é o valor que se paga pelo transporte de materiais, realizado por qualquer meio de transporte que pertença a outra pessoa.
Os custos logísticos, por sua vez, envolvem todos os valores pagos que estejam atrelados aos processos desta área em uma empresa, como, por exemplo:
- armazenagem,
- embalagens,
- tributação,
- pessoas envolvidas,
- tecnologias,
- transporte (frete).
Note que o frete é um dos custos de um processo logístico, ou seja, apenas um dos itens que precisam ser pagos para que uma operação tenha êxito.
Frete: qual é a finalidade, a responsabilidade e o envolvimento com a embarcadora?
Diante do exposto, pode parecer que o frete é uma ação isolada, simples e que não apresenta possibilidades de erros e prejuízos.
Porém, diferente disso, a falta de cuidado com esse item pode comprometer toda a rentabilidade de uma operação e até mesmo causar sérios prejuízos.
Quando se contrata uma empresa, conhecida como embarcadora, para a realização do frete, as seguintes ações poderão que ser conduzidas pelo contratado:
- coleta da mercadoria,
- armazenamento e acondicionamento dos produtos para a viagem,
- avaliação das melhores opções de transporte,
- negociação para garantir bons preços e agilidade na entrega,
- movimentação dos materiais para o local de embarque,
- acompanhamento de embarque,
- transporte,
- desembarque dos produtos,
- desembaraço e liberação das mercadorias,
- entrega ao destino final.
Nas operações internacionais, também estão envolvidos todo o trâmite burocrático de uma exportação ou importação, além de pessoal de apoio em todos os pontos da operação para que todo o processo ocorra sem problemas e com segurança.
Saiba todos os fatores que envolvem os custos logísticos
A diferença entre frete e custos logísticos é notória, pois, enquanto o primeiro envolve apenas as operações entre a coleta e a entrega dos materiais, os custos logísticos vão muito além disso.
Como vimos no início deste post, a armazenagem das matérias-primas, insumos e dos produtos finais destinados à venda, fazem parte desse processo.
Além disso, a movimentação interna entre estoque e área produtiva, soluções e sistemas de controle, aquisição de equipamentos como empilhadeiras, transelevadores, leitores de código de barras e todo tipo de solução voltada ao armazenamento também são considerados custos logísticos.
O frete faz parte desses custos e o conjunto de toda a operação logística, quando realizada com qualidade, transforma-se em um diferencial de mercado, daí a alegação de Kotler que diz que essas ações agregam valor e fortalecem a competitividade da empresa.
Agora que você já sabe qual a diferença entre frete e custos logísticos, vale a pena entrar em contato com a AMTRANS para garantir o melhor transporte para a sua carga internacional!
Fontes:
https://www.gov.br/siscomex/pt-br/conheca-o-programa/o-programa-portal-unico-de-comercio-exterior