Por que a cerâmica brasileira gera tanto interesse no exterior? - AMTrans Logistics
AMcloud

Blog



#Comércio Exterior | Exportação

Por que a cerâmica brasileira gera tanto interesse no exterior?

Cerâmica brasileira conquista o mundo com tradição, design único e sustentabilidade. Descubra por que ela é destaque no mercado internacional.

Por que a cerâmica brasileira gera tanto interesse no exterior?
12 de Maio de 2025

Índice


 



  1. Introdução

  2. A cerâmica brasileira no mercado internacional

  3. Motivos que tornam a cerâmica brasileira tão atrativa


 


A cerâmica brasileira, segundo especialistas, remonta a cerca de 4 mil a.C., com peças ricamente decoradas encontradas em comunidades indígenas, especialmente na Ilha de Marajó, no Pará.


 


Durante o Brasil colonial, a produção de tijolos e utensílios de barro era comum nas fazendas. Já as famílias mais ricas da época preferiam porcelanas importadas da Índia, associadas à sofisticação.


 


Hoje, o cenário é outro: a cerâmica brasileira tem ganhado destaque e reconhecimento no mercado global, sendo cada vez mais apreciada e desejada por consumidores de diferentes partes do mundo.


 


Neste post, vamos mostrar os motivos que explicam o sucesso internacional desse tipo de revestimento. Continue lendo e confira!





A cerâmica brasileira no mercado internacional


 


Mas afinal, o que faz a cerâmica brasileira despertar tanto interesse lá fora?


 


No segmento de revestimentos cerâmicos, o Brasil tem uma posição de destaque, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (ANFACER):



  • 3ª posição mundial em produção,

  • 3º lugar também no consumo,

  • 6º maior exportador global.


 


Atualmente, os produtos brasileiros são exportados para mais de 110 países, sendo responsáveis por 6% do PIB da indústria de materiais de construção nacional.


 


Em 2024, foram exportados 85,9 milhões de m² em revestimentos cerâmicos, e a expectativa é que esse número chegue a 87,8 milhões de m² neste ano.


 


Os principais destinos dessas exportações são:



  • Estados Unidos, 

  • Paraguai, 

  • Argentina, 

  • República Dominicana,

  • e Uruguai.


 


Motivos que tornam a cerâmica brasileira tão atrativa


 


O sucesso internacional da cerâmica brasileira pode ser explicado por três grandes diferenciais:


 


A excelência da matéria-prima


 


O Brasil possui reservas abundantes e de alta qualidade de feldspato, mineral essencial na produção cerâmica. Os estados do Paraná, São Paulo, Tocantins e Minas Gerais se destacam nessa extração.


 


A região metropolitana de Curitiba, por exemplo, produz um feldspato com:



  • baixa granulometria,

  • constância química e física,

  • alta fundência (derretimento ideal para a produção cerâmica).


 


Essas características garantem revestimentos com maior qualidade e desempenho técnico.


 


Tradição e diversidade no design


 


A riqueza cultural brasileira é outro diferencial, já que diversas marcas se inspiram na diversidade e beleza do Brasil para criar revestimentos diferenciados.


 


É possível encontrar diversas marcas que criaram linhas influenciadas nas folhas, flores, rochas e paisagens do nosso país.


 


Isso agrega valor estético e cultural às peças, tornando-as ainda mais desejadas.





Inovação e sustentabilidade


 


A indústria cerâmica brasileira também se destaca por sua visão inovadora e sustentável. Investimentos constantes em tecnologia tornaram o setor um dos mais modernos e conscientes do mundo.


 


Entre os diferenciais estão:



  • processos produtivos eficientes,

  • gestão de resíduos,

  • uso de fontes de energia renovável,

  • redução no consumo de água e energia,

  • uso racional de recursos naturais.


 


Segundo a ANFACER, somos uma das indústrias cerâmicas mais sustentáveis do planeta, com foco na redução de poluentes e em condições de produção responsáveis.


 


Como vimos, a cerâmica brasileira é símbolo de tradição, inovação e sustentabilidade, características que a tornam altamente valorizada no exterior.


 


Se você deseja expandir seu negócio e levar seus produtos para o mercado internacional, conte com a AMTRANS, especialista em logística internacional e pronta para atender suas necessidades!


 


Fontes:


https://www.anfacer.org.br/


https://www.gov.br/mdic/pt-br/assuntos/comercio-exterior/estatisticas


https://crab.sebrae.com.br/estado_posts/maragogipinho-reconcavo-bahiano-artesaos-e-seu-territorio-uma-homenagem/


 





Compartilhe

Artigos Relacionados





QUAX - Sites & Sistemas