A importação de fertilizantes e o agronegócio brasileiro
A importação de fertilizantes é vital para o Brasil, uma vez que dependemos desse produto para garantir a continuidade das diversas safras que aumentam a cada ano.
De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), nosso país deverá, na safra 2024/25, obter um crescimento de 8% na produção de grãos, com destaque para:
- arroz,
- milho,
- soja,
- algodão,
- feijão.
Além disso, a previsão é também de aumento na produção de aves e suínos, uma situação que exige um aumento no fornecimento de rações, portanto, mais demanda para o setor agrícola.
Diante dessa realidade, a importação de fertilizantes se torna imprescindível para o sucesso dessas previsões, uma vez que o Brasil não supre a demanda de consumo de fertilizantes gerada pelo Agronegócio, portanto, dependemos de outros países para o atendimento a essa demanda.
Neste post, apresentaremos detalhes a esse respeito e o que fazer para atuar nesse segmento. Continue a leitura e confira!
Importação de fertilizantes bate recorde
O mês de junho de 2024 registrou o maior nível de importação de fertilizantes da história brasileira.
De acordo com os números apresentados pela Secretaria de Comércio Exterior, nesse mês foram importados 4,16 milhões de toneladas desse produto, o que representou um aumento de 32,4% se comparado a junho de 2023.
Essa situação ocorre enquanto nossos produtores estão cada vez mais atentos às variações de demandas, especialmente após as dificuldades encontradas a partir da guerra entre Rússia e Ucrânia, um sério problema que colocou em risco a produção nacional.
Segundo o Conselho Nacional de Fertilizantes e Nutrição de Plantas (Confert), nosso país é o maior importador desse item no mundo, adquirindo 87% do que consome.
Fertilizantes mais importados pelo agronegócio brasileiro
Existem planos para que o Brasil possa produzir entre 45% e 50% da sua demanda até o ano de 2050, mas para isso será necessário um aumento de 5 vezes nos investimentos realizados atualmente nesse setor.
A base NPK são os fertilizantes mais importados pelo Brasil conforme estatísticas abaixo:
- (N) nitrogenados - 85%,
- (P) potássio - 95%,
- (K) fosfatados - 75%.
Esses produtos têm sua origem no Canadá, Rússia, Belarus, Israel e Alemanha.
Os estados brasileiros que respondem pela entrada desses produtos em nosso país são Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo.
Para se ter ideia dos valores envolvidos nessas transações, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), no ano de 2023 as compras internacionais desse setor chegaram a US$ 25 bilhões.
Primeiros passos da importação de fertilizantes
Como se observa, a importação de fertilizantes envolve grandes oportunidades para empreendedores que pretendem atuar nesse segmento.
O modal marítimo é o mais utilizado nas importações desses produtos, em função da sua segurança, capacidade para grandes volumes e custos atrativos.
Para que se possa operar no mercado internacional desse segmento, o primeiro passo está em conhecer a legislação a esse respeito.
Depois, será necessário que a empresa faça o seu registro junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) como importadora, bem como dos produtos a serem adquiridos no exterior.
Também será necessário o cadastro da empresa junto ao Siscomex, estando apta para realizar as operações.
No processo de importação, toda a documentação deverá atender a legislação vigente, quando serão necessárias as apresentações de:
- fatura comercial,
- romaneio de carga,
- licenças de importação.
Outro fato fundamental está no atendimento às exigências brasileiras no que se refere a rotulagem dos produtos, já que as informações apresentando as suas características precisam fazer parte dos rótulos e etiquetas de acordo com a legislação.
Por fim, será preciso avaliar as tributações, onde as isenções podem estar associadas aos produtos, sendo fundamental estar sempre atualizado com relação a esse assunto.
Como se observa, a importação de fertilizantes pode ser uma grande oportunidade, no entanto, exige cuidados e o atendimento a todas as exigências legais.
Desse modo, vale a pena conhecer e contar com a AMTRANS, uma empresa especializada em logística internacional e que possui muita experiência em operações envolvendo esse segmento!
Fontes:
https://comexstat.mdic.gov.br/pt/home
https://www.gov.br/mdic/pt-br/assuntos/comercio-exterior
https://www.gov.br/mdic/pt-br/assuntos/competitividade-industrial/confert
https://www.gov.br/agricultura/pt-br