AMcloud

Blog



#Comércio Exterior | Exportação

Processo de exportação: passo a passo

Você sabe como funciona o processo de exportação? Leia nosso post e conheça um passo a passo que irá ajudá-lo a compreender esse assunto!

Processo de exportação: passo a passo
27 de Novembro de 2023

Milhares de empresas brasileiras estão envolvidas com o comércio exterior, para isso é fundamental que o processo de exportação seja conhecido.


 


Cada vez mais o mundo se torna globalizado. De acordo com a Organização Mundial do Comércio (OMC), os 5 países que mais exportaram em todo o mundo no ano de 2022, considerando-se os valores monetários (dólares), foram os seguintes:


 



  • China - 3,5 trilhões,


  • Estados Unidos - 2 trilhões,


  • Alemanha - 1,6 trilhão,


  • Países Baixos - 966 bilhões,


  • Japão - 747 bilhões.


 


 


O Brasil ocupou a 26ª posição do ranking, somando no ano passado vendas no valor de US$ 334 bilhões, o que representou 1,3% do mercado mundial.


 


É importante destacar que esse resultado estabeleceu o recorde brasileiro de vendas ao exterior, mesmo que tenhamos caído uma posição se comparado ao ranking da OMC do ano de 2021.


 


Neste post, apresentaremos o processo de exportação, um passo a passo que poderá ajudá-lo a conhecer detalhes do que precisa ser feito para que sua empresa tenha sucesso nessa operação. Continue lendo e confira!


 


Confira as 6 principais etapas do processo de exportação


 


O processo de exportação pode ser dividido em 6 principais etapas, quando a qualidade no conjunto dessas ações possibilitam que muitas empresas nacionais estejam alcançando excelentes negócios e resultados expressivos em termos de lucratividade.


 


Documentação


 


O primeiro passo a ser dado para que sua empresa possa exportar diz respeito à documentação, um processo que exige dedicação e que precisa atender a legislação, portanto, muito atenção para o desenvolvimento das seguintes ações:



  • cadastro da empresa como exportadora no RADAR/Siscomex,

  • registro da intenção de compra por parte do importador,

  • contrato de câmbio,

  • fatura Pro Forma,

  • documentos do contrato de exportação.


 


Estratégias integradas


 


As estratégias integradas consistem em avaliar e conhecer detalhes imprescindíveis para o êxito da operação.


 


É preciso avaliar a cultura e as exigências legais do país na qual se deseja fazer a venda dos produtos, evitando transtornos e possíveis prejuízos.


 


Além disso, é fundamental conhecer os custos envolvidos nesse processo, bem como definir toda a parte logística da operação, considerando o modal a ser utilizado, a rota e o atendimento ao prazo de entrega estabelecido com o cliente.


 


Fiscal


 


No processo de exportação, a parte fiscal diz respeito aos tributos envolvidos na operação, o que significa avaliar:



  • existência de incentivos fiscais para o produto a ser comercializado,

  • impostos brasileiros,

  • taxas e impostos internacionais.


 


Também será necessário atender aos requisitos a respeito de informações dos produtos a serem enviados, tanto no Brasil como nas exigências do país que irá receber as mercadorias.


 


Conhecimento do Incoterms e Incentivos Fiscais


O Incoterms, que traduzido do inglês significa “Termos Internacionais de Comércio", são as normas que precisam ser seguidas que regulam os negócios internacionais.


 


Essas definições definem as responsabilidades dos envolvidos na negociação, onde ficam claras as seguintes situações:



  • alocação de riscos,

  • custos,

  • obrigações do comprador e do vendedor.


 


Além disso, como já mencionado, é muito interessante observar os possíveis incentivos fiscais e acordos existentes entre o Brasil e o país na qual a mercadoria será remetida.


 


Após o embarque


 


Após o embarque das mercadorias, é importante que um checklist seja realizado, avaliando se todas as condições estão de acordo com as exigências legais e se algum problema precisa ser resolvido para garantir o sucesso da operação durante a viagem e no seu destino.


 


Contratação de um agente de cargas


 


Desse modo, para resolver e facilitar todos os itens até aqui apresentados, a contratação de um agente de cargas é fundamental para se obter sucesso na operação.


 


Para isso, sua empresa pode contar com a AMTRANS, uma empresa especializada no assunto que desde 2001 atende a milhares de clientes de todo o Brasil.


 


Profissionais altamente qualificados garantem soluções rápidas, econômicas e seguras para que o seu processo de exportação aconteça com perfeição.


 


Consideramos que cada processo merece ser tratado de forma individual, pois existem características particulares em cada fornecimento, onde soluções logísticas personalizadas precisam ser adotadas.


 


Acesse nosso site, conheça nossa estrutura e forma de trabalho, voltada sempre a facilitar os processos e a garantir a segurança das operações!


 


Fontes:


https://www.wto.org/


https://portalunico.siscomex.gov.br/portal/


https://www.gov.br/siscomex/pt-br/servicos/aprendendo-a-exportarr/negociando-com-o-importador-1/incoterms


 





Compartilhe

Artigos Relacionados





QUAX - Sites & Sistemas