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Móveis brasileiros: como garantir uma exportação bem-sucedida?

Móveis brasileiros ganham força no mercado internacional. Quer saber como garantir o sucesso da sua operação de exportação? Leia aqui.

Móveis brasileiros: como garantir uma exportação bem-sucedida?
25 de Novembro de 2024

Os móveis brasileiros ganham visibilidade e força no exterior, aumentando as perspectivas de exportação para 2024 e nos próximos anos. 

 

O setor moveleiro desempenha importante papel na economia brasileira, seja na sua capacidade de geração de emprego, na contribuição do crescimento do PIB e também na balança comercial do país.

 

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), em 2023 o setor empregava 270.267 mil trabalhadores diretos e mais 1,1 milhão indiretos, além disso:

  • produziu 405 milhões de peças;
  • gerou R$ 81,667 bilhões em receitas.

 

Quanto às operações comerciais internacionais, os números do setor são super positivos:

  • em 2023 as exportações geraram uma receita de US$ 735.376 milhões,
  • as importações totalizaram US$ 234.423 milhões.

 

No que se refere às vendas para o mercado exterior, o setor atende cerca de 180 países e o modal marítimo é o mais utilizado pelas indústrias moveleiras.

 

Quer saber como garantir uma exportação bem-sucedida e aproveitar o bom momento do mercado internacional? Continue a leitura e confira algumas dicas. 

 

Etapas para garantir o sucesso na exportação de móveis brasileiros

 

Segundo o portal do Brazilian Furniture, um projeto setorial criado pela Abimóvel e pela ApexBrasil para fomentar a competitividade da indústria brasileira moveleira no mercado internacional, os principais destinos das exportações dos móveis brasileiros em 2023, foram:

  • Estados Unidos (31,9%), 
  • Uruguai (10,9%), 
  • Chile (6,6%), 
  • Reino Unido (6,5%),
  • Paraguai (4,0%).

 

Porém, na participação global, o mercado nacional atende cerca de 180 países.

 

Confira algumas dicas para garantir uma operação bem-sucedida na exportação de móveis brasileiros.

 

Pesquisa de mercado 

 

Antes de iniciar as negociações, é essencial a realização de uma pesquisa.

 

Já que com ela você terá:

  • uma visão mais clara sobre o mercado e os potenciais clientes,
  • um conhecimento da concorrência,
  • viabilidade e planejamento, 
  • as preferências do consumidor e do padrão de qualidade exigido pelo mercado importador.

 

Análise de viabilidade e planejamento

 

Para exportar móveis brasileiros e conquistar a confiança no mercado internacional, é buscar se inteirar das normas, regulamentos e critérios exigidos tanto pelo país de destino como pelo mercado internacional. 

 

Feito isso, é essencial uma análise profunda para se certificar que de fato os seus produtos e a sua empresa atendem os padrões de qualidade exigidos pelo comércio exterior, a legislação do país e os critérios do mercado.

 

Em seguida, é hora de elaborar um plano de negócios. Nele, você deve definir:

  • suas projeções financeiras,
  • suas metas,
  • as estratégias de marketing para divulgar sua marca,
  • um planejamento logístico adequado.

 

Internacionalização da empresa

 

Outra forma de conquistar confiança do mercado internacional é criar um e-commerce no exterior.

 

Para isso, você deve trabalhar com armazéns e centros de distribuição no destino, o que facilita o processo logístico e oferece uma experiência de compra mais ágil e prática para o cliente.

 

Uma boa ideia é atuar em marketplaces internacionais ou criar o seu próprio site focado no seu público-alvo.

 

Documentação e logística

 

Uma exportação bem-sucedida envolve toda a documentação necessária e processos logísticos eficientes.

 

Sua empresa precisa ter a licença para exportação para poder comercializar os móveis brasileiros no mercado exterior. Da mesma forma que necessita de certificados de origem do produto e formulários alfandegários.

 

Por isso, é importante se inteirar da legislação e dos critérios para importar de cada país, porque os requisitos documentais podem variar conforme as leis de comércio e ambientais de cada nação.

 

Quanto à logística, é essencial garantir que todos os produtos embarcados estejam devidamente embalados, seguindo as recomendações e regulamentações de transporte internacional. 

 

A rotulagem, por exemplo, precisa atender os critérios específicos do país de destino.

 

No que se refere ao transporte, segundo o portal Monitor Mercantil, o modal marítimo é responsável por movimentar entre 80% a 90% do volume do comércio mundial.

 

Ainda em relação à logística, contar com parceiros experientes em exportação garante maior segurança em toda a parte burocrática, agilidade nos processos e o sucesso da operação.

 

Aspectos legais e suporte pós-venda

 

Para exportar móveis brasileiros, é necessário cumprir com os aspectos legais e aduaneiros que envolvem a operação e dizem respeito:

  • às regulamentações comerciais do país de destino,
  • tarifas alfandegárias.

 

Também é necessário oferecer suporte no pós-venda, ou seja, a sua empresa está preparada para investir e garantir assistência técnica e suporte ao seu cliente no exterior?

 

Estratégias para conquistar o mercado externo

 

Um passo importante para dar visibilidade a sua marca e conquistar o mercado externo é adaptar suas estratégias de marketing e garantir participações em feiras e congressos para promover os seus produtos. 

 

A participação em eventos internacionais são formas eficientes de promover os móveis brasileiros e fazer networking. Também são oportunidades para testar o mercado e construir parcerias comerciais. 

 

Agora que você conferiu algumas dicas para garantir uma exportação bem-sucedida, que tal contar com a AMTRANS para facilitar a sua operação?

 

Fontes:

https://institutomoveleiro.com/o-setor-moveleiro-diante-da-economia-brasileira/

https://www.brazilianfurniture.org.br/sobresetor

https://monitormercantil.com.br/transporte-maritimo-e-responsavel-por-aproximadamente-80-do-comercio-mundial/#

 





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