Móveis brasileiros: como garantir uma exportação bem-sucedida?
Os móveis brasileiros ganham visibilidade e força no exterior, aumentando as perspectivas de exportação para 2024 e nos próximos anos.
O setor moveleiro desempenha importante papel na economia brasileira, seja na sua capacidade de geração de emprego, na contribuição do crescimento do PIB e também na balança comercial do país.
Segundo a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), em 2023 o setor empregava 270.267 mil trabalhadores diretos e mais 1,1 milhão indiretos, além disso:
- produziu 405 milhões de peças;
- gerou R$ 81,667 bilhões em receitas.
Quanto às operações comerciais internacionais, os números do setor são super positivos:
- em 2023 as exportações geraram uma receita de US$ 735.376 milhões,
- as importações totalizaram US$ 234.423 milhões.
No que se refere às vendas para o mercado exterior, o setor atende cerca de 180 países e o modal marítimo é o mais utilizado pelas indústrias moveleiras.
Quer saber como garantir uma exportação bem-sucedida e aproveitar o bom momento do mercado internacional? Continue a leitura e confira algumas dicas.
Etapas para garantir o sucesso na exportação de móveis brasileiros
Segundo o portal do Brazilian Furniture, um projeto setorial criado pela Abimóvel e pela ApexBrasil para fomentar a competitividade da indústria brasileira moveleira no mercado internacional, os principais destinos das exportações dos móveis brasileiros em 2023, foram:
- Estados Unidos (31,9%),
- Uruguai (10,9%),
- Chile (6,6%),
- Reino Unido (6,5%),
- Paraguai (4,0%).
Porém, na participação global, o mercado nacional atende cerca de 180 países.
Confira algumas dicas para garantir uma operação bem-sucedida na exportação de móveis brasileiros.
Pesquisa de mercado
Antes de iniciar as negociações, é essencial a realização de uma pesquisa.
Já que com ela você terá:
- uma visão mais clara sobre o mercado e os potenciais clientes,
- um conhecimento da concorrência,
- viabilidade e planejamento,
- as preferências do consumidor e do padrão de qualidade exigido pelo mercado importador.
Análise de viabilidade e planejamento
Para exportar móveis brasileiros e conquistar a confiança no mercado internacional, é buscar se inteirar das normas, regulamentos e critérios exigidos tanto pelo país de destino como pelo mercado internacional.
Feito isso, é essencial uma análise profunda para se certificar que de fato os seus produtos e a sua empresa atendem os padrões de qualidade exigidos pelo comércio exterior, a legislação do país e os critérios do mercado.
Em seguida, é hora de elaborar um plano de negócios. Nele, você deve definir:
- suas projeções financeiras,
- suas metas,
- as estratégias de marketing para divulgar sua marca,
- um planejamento logístico adequado.
Internacionalização da empresa
Outra forma de conquistar confiança do mercado internacional é criar um e-commerce no exterior.
Para isso, você deve trabalhar com armazéns e centros de distribuição no destino, o que facilita o processo logístico e oferece uma experiência de compra mais ágil e prática para o cliente.
Uma boa ideia é atuar em marketplaces internacionais ou criar o seu próprio site focado no seu público-alvo.
Documentação e logística
Uma exportação bem-sucedida envolve toda a documentação necessária e processos logísticos eficientes.
Sua empresa precisa ter a licença para exportação para poder comercializar os móveis brasileiros no mercado exterior. Da mesma forma que necessita de certificados de origem do produto e formulários alfandegários.
Por isso, é importante se inteirar da legislação e dos critérios para importar de cada país, porque os requisitos documentais podem variar conforme as leis de comércio e ambientais de cada nação.
Quanto à logística, é essencial garantir que todos os produtos embarcados estejam devidamente embalados, seguindo as recomendações e regulamentações de transporte internacional.
A rotulagem, por exemplo, precisa atender os critérios específicos do país de destino.
No que se refere ao transporte, segundo o portal Monitor Mercantil, o modal marítimo é responsável por movimentar entre 80% a 90% do volume do comércio mundial.
Ainda em relação à logística, contar com parceiros experientes em exportação garante maior segurança em toda a parte burocrática, agilidade nos processos e o sucesso da operação.
Aspectos legais e suporte pós-venda
Para exportar móveis brasileiros, é necessário cumprir com os aspectos legais e aduaneiros que envolvem a operação e dizem respeito:
- às regulamentações comerciais do país de destino,
- tarifas alfandegárias.
Também é necessário oferecer suporte no pós-venda, ou seja, a sua empresa está preparada para investir e garantir assistência técnica e suporte ao seu cliente no exterior?
Estratégias para conquistar o mercado externo
Um passo importante para dar visibilidade a sua marca e conquistar o mercado externo é adaptar suas estratégias de marketing e garantir participações em feiras e congressos para promover os seus produtos.
A participação em eventos internacionais são formas eficientes de promover os móveis brasileiros e fazer networking. Também são oportunidades para testar o mercado e construir parcerias comerciais.
Agora que você conferiu algumas dicas para garantir uma exportação bem-sucedida, que tal contar com a AMTRANS para facilitar a sua operação?
Fontes:
https://institutomoveleiro.com/o-setor-moveleiro-diante-da-economia-brasileira/
https://www.brazilianfurniture.org.br/sobresetor