Tudo o que você precisa saber sobre o Ad Valorem - AMTrans Logistics
AMcloud

Blog



#Comércio Exterior | Logística

Tudo o que você precisa saber sobre o Ad Valorem

Você sabe o que é o Ad Valorem e qual a sua importância no transporte de mercadorias? Leia nosso post e confira!


Tudo o que você precisa saber sobre o Ad Valorem
06 de Setembro de 2023

O Ad Valorem é uma taxa cobrada pelas transportadoras no momento em que apresentam os valores dos fretes.


 


Essa taxa, conhecida também como Frete Valor, tem por objetivo cobrir o valor das mercadorias enquanto estiverem sob responsabilidade da empresa transportadora.


 


Independente do modal escolhido para o transporte das mercadorias, o fato é que furtos,  roubos e acidentes acontecem, bem como outros incidentes que podem resultar em perda dos produtos, como, por exemplo:



  • quebras,

  • arranhões,

  • abrasão,

  • marcas,

  • alterações de cor,

  • manchas, etc.


 


Diante dessas hipóteses, é muito provável que o adquirente desses produtos não queira recebê-los e que sejam devolvidos ao fornecedor, gerando prejuízos.


 


De acordo com a legislação brasileira, a responsabilidade da carga durante todo o seu deslocamento é de responsabilidade da empresa contratada para realizar o transporte, daí então a aplicação do Ad Valorem, uma maneira de amenizar os prejuízos e garantir o seguro das mercadorias.


 


Quer conhecer detalhes a respeito? Continue lendo nosso post e confira! 


 


O que é o Ad Valorem e como funciona?


 


O Ad Valorem é um percentual cobrado sobre o valor da mercadoria a ser transportada, tendo por objetivo o pagamento do seguro da carga durante o tempo que estiver sob responsabilidade da empresa responsável pelo transporte.


 


Trata-se, portanto, de um dos itens que faz parte dos custos logísticos e que será cobrado da empresa que está contratando o serviço.


 


Para se ter ideia da necessidade dessa taxa, um estudo realizado pela Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) revelou que, em 2022, no Brasil, ocorreram 13.089 registros de roubo de carga.


 


Os prejuízos, de acordo com a Associação, ultrapassaram os R$ 1,2 bilhão.


 


Diante dessa realidade, as transportadoras minimizam a situação contratando seguros e repassando os custos aos clientes que necessitam da prestação desses serviços.


 


Como o Ad Valorem pode ser calculado?


 


O Ad Valorem, como já mencionado, é um índice cobrado sobre o valor da mercadoria a ser despachada.


 


Para a realização do seu cálculo são consideradas algumas variáveis que podem aumentar ou diminuir esse valor, como, por exemplo:



  • cargas muito pesadas correm menos riscos de serem roubadas,

  • fragilidade das mercadorias,

  • distância a ser percorrida,

  • características da região de coleta e entrega.


 


Além disso, a NTC&Logística apresenta uma tabela que pode servir como parâmetro para a cobrança do Ad Valorem, onde um percentual que varia entre 0,30% e 1,20% deve ser aplicado sobre o valor da nota fiscal.


 


Esses percentuais têm como base a distância entre a coleta e a entrega das mercadorias.


 


Por que é importante ter o valor do CIF da carga no momento da cotação?


 


As empresas que desejam vender seus produtos podem optar por fretes CIF ou FOB.


 


O frete CIF é aquele que o embarcador da carga é o responsável pelo custo do transporte até que a mercadoria seja entregue ao comprador.


 


A opção pelo frete FOB se dá quando a responsabilidade envolvendo o custo do transporte é daquele que está comprando os produtos.


 


Oferecer a opção CIF pode fazer toda a diferença em uma negociação, onde o valor das mercadorias incluem todas as despesas (impostos, seguros, taxas e fretes), portanto, não existem outros custos que precisarão ser incorporados a operação.


 


Normalmente, os clientes sentem-se mais dispostos a pagar o valor correspondente aos materiais adquiridos e entregues em seus estabelecimentos.


 


Para realizar o frete CIF, é importante que a empresa tenha em mãos o seu valor exato no momento da cotação para que se possa fazer um levantamento mais preciso dos custos do transporte, desde o pick-up (já contemplando o Ad Valorem) até o transporte internacional.


 


Assim, agentes de cargas e transportadoras rodoviárias conseguem ser mais precisos e evitam custos extras de Ad Valorem depois do fechamento da carga.


 


Como consequência, há mais previsibilidade nos processos e mais lucratividade para a operação de forma geral.


 


Caso você ainda possua dúvidas a esse respeito, entre em contato com a AMTRANS para conhecer detalhes. Estamos prontos para ajudá-lo a encontrar as melhores soluções logísticas para os seus negócios com o mercado exterior!


 


Fontes:


https://www.portalntc.org.br/


https://www.significados.com.br/fob-e-cif/


 





Compartilhe

Artigos Relacionados





QUAX - Sites & Sistemas