O mercado brasileiro de exportação no agronegócio e os atuais desafios
A exportação no agronegócio é fundamental para a balança comercial brasileira, afinal, somos conhecidos internacionalmente como celeiro do mundo.
A própria Organização das Nações Unidas (ONU) prevê que nosso país será o maior exportador de produtos agrícolas do mundo em um futuro breve.
Para se ter ideia da nossa capacidade produtiva, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possuía, no ano de 2017, 79 milhões de hectares de área plantada.
Essa área se refere a apenas 7% do território do país e nossa produção é suficiente para alimentar 900 milhões de pessoas por ano.
Neste post, apresentaremos o mercado brasileiro de exportação no agronegócio e quais são os desafios a serem enfrentados. Continue lendo e saiba detalhes a respeito!
Como é o mercado brasileiro de exportação no agronegócio?
Atualmente, somos o terceiro maior produtor de alimentos do mundo, porém, possuímos as melhores condições do planeta para elevarmos essa produção em curto espaço de tempo e assumirmos a liderança.
O agronegócio vai além dos alimentos, envolvendo qualquer atividade atrelada de forma direta ou indireta à cadeia produtiva agrícola ou pecuária.
No ano de 2022, os seguintes produtos do agronegócio foram destaques para nossa economia, mesmo diante de um mercado conturbado:
- milho,
- óleo de soja,
- farelo de soja,
- papel e celulose,
- carne bovina,
- carnes de frango,
- etanol,
- suco de laranja,
- madeira,
- carne suína,
- açúcar,
- soja em grão,
- café,
- frutas,
- algodão.
De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária, as exportações do agronegócio no ano de 2022 atingiram US$ 159,09 bilhões, um acréscimo de vendas de 32% em comparação com o ano anterior.
Destinos da exportação no agronegócio brasileiro
O Brasil exporta mais de 30 produtos do agronegócio para o mundo, quando no ano de 2022 teve como principais clientes desse segmento:
- China,
- União Europeia,
- Estados Unidos,
- Irã,
- Japão,
- Tailândia,
- Coreia do Sul,
- Vietnã,
- Índia,
- Indonésia,
- Arábia Saudita.
Nossos produtos, para chegar à Ásia, atravessam o Atlântico Sul, passando pelo Cabo da Boa Esperança na África do Sul, em uma viagem que dura em média 45 dias.
Outra rota marítima que atende a Europa e América do Norte envolve viagens ao hemisfério norte, através do Oceano Atlântico.
Por fim, temos ainda clientes no Oriente Médio, onde os navios precisam cruzar o Canal de Suez (Egito) para atender a Arábia Saudita e outros países localizados naquela região.
Os desafios do mercado de exportação
Como vimos anteriormente, as previsões para a exportação no agronegócio brasileiro são as melhores possíveis, no entanto, existem desafios a serem vencidos para alcançarmos a liderança mundial.
Dentre eles, o desenvolvimento de uma infraestrutura logística interna é fundamental, quando são necessários investimentos em:
- melhorias das rodovias,
- estímulo ao modal ferroviário,
- melhores condições de armazenamento.
A adoção de novas tecnologias precisa ser acelerada. Assim, novas ferramentas podem ser utilizadas para aprimorar a produção.
Grandes conquistas já foram obtidas nesse quesito, no entanto, existem excelentes opções que podem ser adotadas em todo o país.
Por fim, é preciso expandir as vendas para outros países, diminuindo a dependência existente hoje com relação à China e Estados Unidos, os principais compradores de nossos produtos.
Como se observa, mesmo diante de ações que precisam ser tomadas, o mercado brasileiro de exportação no agronegócio segue pelo caminho do sucesso e com os ajustes que precisam ser realizados, em breve estaremos na liderança do mercado mundial.
Agora que você sabe mais sobre esse assunto, leia nosso post que apresenta o comércio exterior: Brasil é destaque na exportação de commodities!