Importação e exportação aérea de automotivo: o que você precisa saber
A importação e exportação aérea de automotivo ganha cada vez mais força.
Isso se dá em função da globalização e das facilidades existentes envolvendo negócios internacionais, onde é comum observar indústrias, empresas e clientes finais utilizando peças e partes de automóveis de outras partes do mundo.
Durante a pandemia, esse segmento passou por grandes dificuldades, mas já está se reerguendo. De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Fabricantes de Veículos (Anfavea), Márcio de Lima Leite:
"Em agosto de 2022, pela primeira vez em um ano e meio, conseguimos operar sem nenhuma fábrica completamente parada.”
Isso quer dizer que esse mercado está se aquecendo, assim como todo o processo logístico por trás dele. Continue lendo e saiba mais sobre a importação e exportação aérea de automotivo.
Quais os documentos necessários para importação e exportação aérea de automotivo?
Para trabalhar com importação e exportação aérea de automotivo, é necessário dominar quais são os documentos necessários nesse processo logístico.
Para as importações de produtos e peças, é necessário ter atenção extra a documentação e ao recolhimento dos impostos específicos, como:
- certificado de origem,
- packing list (romaneio),
- conhecimento de embarque,
- licenciamento e declaração de importação,
- nota fiscal de importação.
Já nos casos de exportação, serão necessários os seguintes documentos:
- nota fiscal de exportação,
- packing list (romaneio),
- DU-E (declaração de exportação),
- certificado de origem (quando existirem acordos comerciais entre Brasil e país importador),
- conhecimento de embarque.
Você possivelmente deve estar preocupado com a quantidade de documentos que envolvem os processos de recebimento e envio de produtos do setor automotivo pelo modal aéreo, no entanto, como veremos na sequência, é possível vencer a essas etapas quando se conta com especialistas no assunto.
Lei que integra a logística do setor automobilístico
A logística do setor automobilístico possui uma legislação apropriada e voltada à integração na comercialização de veículos e peças que são importados e disponibilizadas no mercado nacional.
Trata-se da Lei nº 13.755, de 13 de dezembro de 2018.
Além disso, existe também o Programa Rota 2030, uma estratégia elaborada pelo Governo Federal que define um regime tributário especial visando a importação de autopeças sem a produção nacional equivalente.
O objetivo do Programa é incentivar a produção nacional de veículos e viabilizar o acesso às tecnologias disponíveis em outros países, incentivando de modo especial o P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) que fortalece a indústria brasileira.
Quais os cuidados para realizar uma boa operação?
Independente dos negócios a serem desenvolvidos, seja de importação ou exportação de peças ou partes de automóveis, o fato é que os cuidados precisam ser tomados para evitar qualquer problema com os seus clientes ou com a Lei.
Para isso, é necessário estar atento aos prazos estabelecidos, atendendo as linhas de montagem e não comprometendo o chão de fábrica das indústrias.
Além disso, é imprescindível contar com o apoio de especialistas que contribuam efetivamente com:
- redução de custos nos processos,
- desenvolvimento de parcerias nas operações logísticas,
- cuidados e uso de embalagens adequadas.
Contar com a AMTRANS Logistics nas operações envolvendo importação e exportação aérea de automotivo é ter a certeza de atender às leis e cumprir com todas as obrigações, além de se beneficiar das possibilidades que o Governo oferece para esse segmento.
Para saber mais a respeito, acesse nosso site e fale com um de nossos especialistas.
Fontes:
https://gauchazh.clicrbs.com.br/comportamento/carros/sobre-rodas/noticia/2022/09/producao-venda-e-exportacao-de-veiculos-no-brasil-crescem-em-agosto-cl7v15gnx00bw01638a613ahv.html
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2018/Lei/L13755.htm
https://www.gov.br/produtividade-e-comercio-exterior/pt-br/assuntos/competitividade-industrial/setor-automotivo/rota-2030-mobilidade-e-logistica