AMcloud

Blog



#Importação | Exportação

Importação e exportação aérea de automotivo: o que você precisa saber

Você sabe como funciona a importação e exportação aérea de automotivo? Leia nosso post e conheça detalhes a esse respeito!

Importação e exportação aérea de automotivo: o que você precisa saber
19 de Dezembro de 2022

A importação e exportação aérea de automotivo ganha cada vez mais força.



Isso se dá em função da globalização e das facilidades existentes envolvendo negócios internacionais, onde é comum observar indústrias, empresas e clientes finais utilizando peças e partes de automóveis de outras partes do mundo.



Durante a pandemia, esse segmento passou por grandes dificuldades, mas já está se reerguendo. De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Fabricantes de Veículos (Anfavea), Márcio de Lima Leite:



"Em agosto de 2022, pela primeira vez em um ano e meio, conseguimos operar sem nenhuma fábrica completamente parada.”



Isso quer dizer que esse mercado está se aquecendo, assim como todo o processo logístico por trás dele. Continue lendo e saiba mais sobre a importação e exportação aérea de automotivo.



Quais os documentos necessários para importação e exportação aérea de automotivo?


Para trabalhar com importação e exportação aérea de automotivo, é necessário dominar quais são os documentos necessários nesse processo logístico.



Para as importações de produtos e peças, é necessário ter atenção extra a documentação e ao recolhimento dos impostos específicos, como:



  • certificado de origem,

  • packing list (romaneio),

  • conhecimento de embarque,

  • licenciamento e declaração de importação,

  • nota fiscal de importação.


Já nos casos de exportação, serão necessários os seguintes documentos:



  • nota fiscal de exportação,

  • packing list (romaneio),

  • DU-E (declaração de exportação),

  • certificado de origem (quando existirem acordos comerciais entre Brasil e país importador),

  • conhecimento de embarque.


Você possivelmente deve estar preocupado com a quantidade de documentos que envolvem os processos de recebimento e envio de produtos do setor automotivo pelo modal aéreo, no entanto, como veremos na sequência, é possível vencer a essas etapas quando se conta com especialistas no assunto.



Lei que integra a logística do setor automobilístico


A logística do setor automobilístico possui uma legislação apropriada e voltada à integração na comercialização de veículos e peças que são importados e disponibilizadas no mercado nacional.



Trata-se da Lei nº 13.755, de 13 de dezembro de 2018.



Além disso, existe também o Programa Rota 2030, uma estratégia elaborada pelo Governo Federal que define um regime tributário especial visando a importação de autopeças sem a produção nacional equivalente.



O objetivo do Programa é incentivar a produção nacional de veículos e viabilizar o acesso às tecnologias disponíveis em outros países, incentivando de modo especial o P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) que fortalece a indústria brasileira.



Quais os cuidados para realizar uma boa operação?


Independente dos negócios a serem desenvolvidos, seja de importação ou exportação de peças ou partes de automóveis, o fato é que os cuidados precisam ser tomados para evitar qualquer problema com os seus clientes ou com a Lei.



Para isso, é necessário estar atento aos prazos estabelecidos, atendendo as linhas de montagem e não comprometendo o chão de fábrica das indústrias.



Além disso, é imprescindível contar com o apoio de especialistas que contribuam efetivamente com:



  • redução de custos nos processos,

  • desenvolvimento de parcerias nas operações logísticas,

  • cuidados e uso de embalagens adequadas.


Contar com a AMTRANS Logistics nas operações envolvendo importação e exportação aérea de automotivo é ter a certeza de atender às leis e cumprir com todas as obrigações, além de se beneficiar das possibilidades que o Governo oferece para esse segmento.



Para saber mais a respeito, acesse nosso site e fale com um de nossos especialistas.


 


Fontes:


https://gauchazh.clicrbs.com.br/comportamento/carros/sobre-rodas/noticia/2022/09/producao-venda-e-exportacao-de-veiculos-no-brasil-crescem-em-agosto-cl7v15gnx00bw01638a613ahv.html


http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2018/Lei/L13755.htm



https://www.gov.br/produtividade-e-comercio-exterior/pt-br/assuntos/competitividade-industrial/setor-automotivo/rota-2030-mobilidade-e-logistica


 


 





Compartilhe

Artigos Relacionados





QUAX - Sites & Sistemas