O mercado de exportação e importação de produtos odontológicos
A exportação e importação de produtos odontológicos é um assunto que atrai cada vez mais os empreendedores.
A indústria brasileira desse segmento exportou, em 2022, US$ 126 milhões em produtos, um valor 20,67% superior ao do ano de 2021, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil).
Dentre os produtos mais exportados, destacam-se:
- implantes,
- preparações para higiene bucal,
- instrumentos e aparelhos,
- produtos para obturação dentária,
- dentes artificiais de acrílico,
- aparelhos para próteses dentárias.
Por outro lado, a importação de produtos desse segmento também ganha força, seja pela demanda de novas tecnologias ou pela falta de oferta no mercado interno.
Neste post, apresentaremos o mercado de exportação e importação de produtos odontológicos, como funciona e detalhes a esse respeito. Continue lendo e confira!
Como funciona o processo de exportação e importação de produtos odontológicos?
O processo de exportação e importação de produtos odontológicos está vinculado à área de saúde, portanto, alguns cuidados especiais precisam ser tomados para que as operações tenham êxito.
A exportação desses produtos precisa estar conforme as leis dos países compradores, o que significa estudar, analisar e conhecer detalhes a respeito das normas e exigências legais.
Além disso, é necessário cumprir com todos os requisitos do Ministério da Economia do Governo Federal Brasileiro e atender as normas estabelecidas pela legislação nacional.
No caso das importações, é preciso atender as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão responsável pelo acompanhamento e fiscalização das operações de comércio exterior de itens vinculados à área da saúde.
O referido órgão apresenta uma cartilha visando facilitar o processo de importação e agilizar a obtenção de licença, permissão, certificação ou outro documento necessário (LPCO) para que a operação possa ser realizada.
O mercado atual de exportação e importação de produtos odontológicos no Brasil
Como não poderia ser diferente, os órgãos atrelados às áreas de saúde, tanto do Brasil como dos países que venham a receber esse tipo de produtos, apresentam exigências visando garantir a qualidade dos materiais envolvidos em uma transação internacional.
O fato é que o mercado de exportação e importação de produtos odontológicos no Brasil continua crescendo.
As indústrias brasileiras voltadas a esse segmento alcançam o reconhecimento internacional, atuando com tecnologia de ponta que possibilita a fabricação de produtos qualificados e aplicações estéticas de altíssimo nível.
Por outro lado, a procura por soluções em produtos odontológicos faz com que as importações sejam uma realidade no Brasil, quando é possível oferecer as mais diversas soluções para um público cada vez mais exigente.
Qual o impacto da odontologia nos outros setores do mercado?
A odontologia vai muito além dos cuidados bucais, oportunizando a outros setores do mercado bons negócios.
Um deles diz respeito à Harmonização Orofacial, uma especialidade que tem por objetivo o equilíbrio estético e funcional da face.
Para isso, os dermocosméticos ganham força e são considerados pelos profissionais da saúde dentária, quando passam a se preocupar com a qualidade da pele de seus clientes, especialmente a do rosto.
Além disso, o segmento de vestuário profissional também ganha força, como, por exemplo, a oferta de jalecos ao mercado, uma oportunidade que vem sendo trabalhada por empreendedores voltados ao atendimento do setor médico.
Essas empresas começam a perceber que podem exportar e levar suas soluções para além das fronteiras do Brasil.
Como se observa, a exportação e importação de produtos odontológicos e análogos continuará crescendo e tomando proporções crescentes, portanto, vale a pena conhecer as soluções da AMTRANS, uma empresa especializada no mercado exterior e que pode colaborar de forma efetiva com o seu negócio!