Booking exportação: 5 dicas para o embarque marítimo
O booking exportação, também conhecido como reserva de praça, é um processo que garante o espaço ideal dentro de um navio.
Para isso, essa ação deve ser tomada tão logo esteja confirmada o fechamento do negócio junto ao cliente, pois é preciso agilidade para garantir as condições adequadas de transporte e conseguir melhores ofertas nos valores dos fretes.
No entanto, é fundamental os cuidados com as datas estabelecidas, já que erros ou atrasos podem acarretar novos custos e inviabilizar a lucratividade da operação.
Neste post, apresentaremos 5 fatores que precisam ser priorizados no desenvolvimento do booking exportação. Continue lendo e saiba mais a respeito desse importante assunto!
Fatores para se atentar no booking exportação
Os fatores a serem observados com relação ao booking exportação são fundamentais para qualquer empresa que pretenda vender seus produtos no mercado externo.
O Brasil vive um excelente momento nas vendas, pois, segundo a Balança Comercial divulgada pelo Governo Federal, continuamos a bater recordes na exportação, registrando superávits e melhorando a corrente de comércio.
No booking exportação, é fundamental que os seguintes assuntos sejam observados:
Informações da carga
As informações de carga são essenciais para a abertura de um booking exportação, onde devem constar:
- descrição da carga,
- tipo de contêiner que será utilizado,
- peso e tamanho da carga,
- dados do exportador e importador,
- tipo de pagamento,
- definição das responsabilidades,
- Incoterms.
Sem esses dados será impossível fazer uma reserva de praça, portanto, é fundamental que não ocorram enganos ou erros quando do envio das informações.
Deadline de draft e carga
A primeira data é aquela que apresenta o tempo para a entrega do documento à companhia marítima (draft) e a segunda diz respeito ao prazo para que a carga seja liberada no porto.
Planejamento logístico
O planejamento logístico envolve dados que informam efetivamente como será realizada toda a operação e movimentação das mercadorias, portanto:
- local de coleta e entrega das mercadorias,
- portos de embarque e desembarque,
- data de saída e percurso a ser contratado.
Essa etapa, além de fazer parte do booking exportação, define toda a operação a ser realizada com relação ao transporte.
Local e data de ovação
Outro detalhe de extrema importância é o local e a data de ovação, ou seja, quando deverá ser entregue o contêiner vazio ao fornecedor para que os produtos sejam devidamente preparados para o transporte.
Esse local pode ser:
- fábrica do fornecedor,
- depósito,
- galpão de terceiros.
É importante lembrar que essa definição só poderá ocorrer quando o produto estiver pronto, devendo ser estabelecido um tempo para a operação que coincida com as datas especificadas, como deadline de draft e cargas no booking exportação.
Dossiê
Por fim, chega-se ao dossiê, ou seja, a reunião de todos os documentos que envolvem a exportação e são encaminhados para os órgãos competentes.
Dentre os documentos necessários, apresentamos os principais:
- Fatura Proforma,
- Fatura Comercial,
- Romaneio de Carga,
- Nota Fiscal de Exportação,
- Declaração Única de Exportação,
- Conhecimento de Embarque,
- Apólice de Seguro de Transporte,
- Certificado de Origem,
- Carta de Crédito.
Como se observa, a operação exige muita atenção e erros podem comprometer toda a operação.
O melhor caminho a ser tomado, nesse caso, é contar com uma empresa especializada no assunto, com experiência e que possa oferecer serviços de qualidade.
Se o seu empreendimento busca apoio a respeito desse assunto, conte com a AMTRANS Logistics. Somos uma empresa que oferece seus serviços desde 2001 a mais de 5 mil clientes em todo o mundo e que se coloca a disposição para conhecer as suas necessidades e apontar as melhores soluções logísticas para o seu negócio!