Exportação de arroz no Brasil: características e produção - AMTrans Logistics
AMcloud

Blog



#Exportação

Exportação de arroz no Brasil: características e produção

A exportação de arroz no Brasil é um sucesso. Leia nosso post e conheça detalhes, como características e produção desse importante produto!

Exportação de arroz no Brasil: características e produção
15 de Maio de 2023

A exportação de arroz no Brasil colabora de forma efetiva para o sucesso da nossa balança comercial.



Esse cereal é o alimento básico de cerca da metade da população mundial. Conforme publicação no portal da Sociedade Científica, 50% do fornecimento das calorias diárias da população asiática têm por base o arroz.



Os países que mais consomem esse alimento no mundo são: 



  1. China,

  2. Índia,

  3. Indonésia,

  4. Bangladesh,

  5. Vietnã,

  6. Filipinas,

  7. Tailândia,

  8. Birmânia,

  9. Japão,

  10. Brasil.


Em relação ao cultivo, no Brasil essa cultura utiliza dois modelos de plantio, o sistema de irrigação, praticado por 90% dos produtores, e o sistema conhecido como sequeiro.



Neste post, apresentaremos detalhes da exportação de arroz no Brasil, suas características, produção e números que colocam nosso país como o maior produtor da América Latina. 



Continue lendo e conheça detalhes a respeito!



Características da exportação de arroz no Brasil


Há algum tempo o Brasil vem se destacando com as exportações do agronegócio, que movimentam a economia e trazem oportunidades de riquezas para o nosso país.



Especialmente falando da exportação de arroz no Brasil, segundo uma publicação no portal do Canal Rural, em 2022 alcançamos 2,11 milhões de toneladas exportadas do cereal, números que colocaram o nosso país como o nono maior produtor do grão do mundo.



Durante o ano de 2022, foram produzidos 10,803 milhões de toneladas em uma área de 1,619 milhão de hectares.



A receita com as exportações alcançou o valor de US$ 657,4 milhões, representando um crescimento de 34% em quantidade e 14% no resultado financeiro, quando comparado ao ano de 2021.



Os principais importadores do cereal em 2022 foram:



  • Senegal,

  • Cuba,

  • Peru,

  • Gâmbia,

  • Venezuela.


Estados que são os maiores produtores de arroz


Como mencionado, no Brasil são utilizados dois modelos de plantação de arroz, o de irrigação e o de sequeiro.



O modelo irrigação é o plantio no brejeiro ou lugares úmidos. O Rio Grande do Sul é o maior produtor no sistema irrigado, seguido por Santa Catarina, Tocantins e Mato Grosso.



Quando o assunto diz respeito ao arroz sequeiro, plantando em solo firme e mais seco, nossos maiores produtores são os estados de Mato Grosso, Maranhão e Rondônia.



Um dado bastante interessante é que a média de produtividade desse alimento no país alcança a quantia de 6,5 mil quilos por hectare.



O Rio Grande do Sul, mais uma vez, destaca-se quando apresenta a sua média de produção em 8 mil quilos por hectare, um diferencial expressivo e que colabora para o sucesso das plantações no extremo sul do Brasil.


 


AMTRANS Logistics sinônimo de exportação com qualidade e segurança


Os dados aqui apresentados comprovam o grande potencial existente associado à exportação de arroz no Brasil.



Tão importante como aproveitar os bons momentos do mercado, o empreendedor precisa contar com uma empresa especializada que conheça as soluções logísticas para exportação e oriente sobre todos os processos que envolvem a operação.



Afinal, é preciso cumprir todos os trâmites legais de embarque no Brasil e desembarque no país de destino.



Nessa hora, conte com a AMTRANS Logistics. Somos uma organização que busca as melhores soluções logísticas de acordo com as necessidades de cada cliente.



A AMTRANS entende que para cada projeto se faz necessário uma avaliação completa, onde as especificidades e particularidades do exportador precisam ser consideradas.



Para saber mais sobre as soluções logísticas que podem apoiar a exportação de arroz no Brasil, acesse nosso site e conheça detalhes da estrutura que dispomos para o seu negócio!


 


 

Fonte: https://ciorganicos.com.br/noticia/assentados-da-reforma-agraria-maiores-produtores-do-arroz-organico/, https://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2022/09/01/mst-maior-produtor-de-arroz-organ




Compartilhe

Artigos Relacionados





QUAX - Sites & Sistemas