Modernização do parque fabril: a importância da importação de maquinários no RS

A importação de maquinário no RS tem se mostrado como uma excelente alternativa para os empreendedores gaúchos.
Após as enchentes ocorridas no primeiro semestre de 2024, o Rio Grande do Sul continua se esforçando na recuperação econômica da região.
De acordo com a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), 95% dos estabelecimentos industriais foram atingidos pelas cheias nos 447 municípios do estado.
Como resultado, ocorreu um impacto avassalador na indústria gaúcha.
Neste post, apresentaremos a importância da importação de maquinários no RS, uma saída estratégica para a modernização do parque fabril gaúcho. Continue a leitura e conheça detalhes a esse respeito!
Importação de maquinários no RS: o papel do parque fabril na indústria gaúcha
Antes de apresentarmos detalhes a respeito da importação de maquinários no RS, é importante compreender que o parque fabril faz parte do dia a dia das indústrias, uma vez que se trata de um ambiente onde máquinas e equipamentos estão dispostos para viabilizar a produção de mercadorias.
Trata-se, portanto, de um espaço estratégico, onde se reúnem vários departamentos de uma indústria e suas linhas produtivas, visando:
- aumentar a eficiência do chão de fábrica,
- integrar setores e tarefas,
- compartilhar recursos, conhecimentos e experiências,
- reduzir custos,
- promover a inovação.
Diante das perdas ocorridas em função das enchentes, a indústria gaúcha está renovando o seu parque fabril com criatividade, reorganizando e importando maquinários que contribuem para a modernização dos processos produtivos.
Na região de Erechim, localizada no norte do estado gaúcho, as indústrias locais vem ampliando seus parques fabris. De acordo com um artigo publicado no Jornal Boa Vista, são mais de 350 mil metros quadrados de áreas que estão sendo alocadas para a construção de novas edificações.
Diante dessa ação, amplia-se o distrito industrial na região, fortalecendo a economia do estado e contribuindo de maneira efetiva com a modernização desse importante setor da economia.
Desafios e oportunidades na importação de maquinários no RS por via marítima
Como se observa, as empresas gaúchas não param e nem desanimam diante dos desafios, já que parques fabris surgem por todo o estado.
Uma possibilidade que vem se tornando cada vez mais efetiva está na importação de maquinários no RS por via marítima.
Isso significa reestruturar o chão de fábrica com novas tecnologias a preços condizentes e fretes viáveis a partir do uso do modal marítimo.
Trata-se de equipamentos usados, porém, em perfeito estado de conservação que chegam ao Rio Grande do Sul para equipar as fábricas e contribuir com o sucesso das operações.
Esse assunto é regulamentado pela Portaria DECEX nº 8/1991 e alterações posteriores, quando materiais usados estão sujeitos ao licenciamento da Subsecretaria de Operações de Comércio Exterior (SUEXT) para o processo de importação.
Cases de sucesso e projeções para o futuro no RS
A importação de maquinários no RS tem sido fundamental para a reconstrução industrial daquele estado.
Isso porque a infraestrutura gaúcha precisa ser reconstruída e, mais do que isso, reestruturada, possibilitando a recuperação do parque fabril.
A Fiergs vem tomando a frente a respeito desse assunto e apresentou ao Governo Federal 47 pontos que precisam ser adotados para que o estado retome a sua capacidade industrial.
Para isso, foram apresentadas propostas envolvendo:
- flexibilidade nos tributos,
- melhorar a capacidade financeira das empresas,
- possibilitar a modernização e competitividade,
- crédito para a retomada da produção.
A importação de maquinários no RS é uma das formas encontradas pelos empresários para viabilizar a adoção de novas tecnologias e viabilizar as operações.
O Rio Grande do Sul sempre contribuiu e ofereceu grandes resultados à indústria nacional, portanto, a modernização de suas operações é fundamental para voltar a ocupar a posição de destaque em termos de produção e competitividade global.
Para saber mais sobre o assunto e viabilizar as importações, vale a pena conhecer as soluções da AMTRANS, uma empresa capacitada a oferecer o melhor em termos logísticos para o seu empreendimento!
Fontes:
https://www.gov.br/siscomex/pt-br