Desafios na cadeia de suprimentos internacional - AMTrans Logistics
AMcloud

Blog



#Comércio Exterior | Logística

Desafios na cadeia de suprimentos internacional

A cadeia de suprimentos internacional ganha cada vez mais importância, uma vez que o mundo está em constante mudança, impactando negócios!

Desafios na cadeia de suprimentos internacional
14 de Outubro de 2024

A cadeia de suprimentos internacional deixou de ser um assunto a ser observado pelas grandes corporações e pelos governos para se tornar uma realidade do dia a dia de muitas empresas.


 


Foi-se o tempo em que exportar ou importar era uma atividade de poucas e grandes empresas.


 


O comércio internacional ganhou força com os avanços tecnológicos e muitos empreendedores perceberam que podem levar nossos conhecimentos e produtos para outros países, bem como trazer de lá novidades que possam agradar os consumidores brasileiros.


 


Essa popularização envolvendo o mercado exterior trouxe também grandes desafios para a cadeia de suprimentos internacional.


 


Continue lendo e confira o que pode ser feito para lidar com as ameaças e alcançar grandes resultados junto ao mercado global!


 


Desafios da gestão da cadeia de suprimentos internacional


 


Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), o Brasil, no ano de 2023, bateu o recorde nas exportações, alcançando US$ 339,7 bilhões e crescendo seus negócios internacionais 10 vezes mais do que a média mundial.


 


Apesar desses impressionantes números, não são poucos os desafios enfrentados na gestão da cadeia de suprimentos internacional.


 


Tanto ao nível de exportações como também na aquisição de mercadorias do exterior.


 


Isso se dá em função da complexidade logística existente em todo o mundo, da variação de custos e das diferenças regulatórias entre os países.


 


Todas essas variáveis precisam ser trabalhadas para que os resultados possam atingir os objetivos e possibilitar excelentes negócios para todos os envolvidos.


 


Impacto das flutuações econômicas e políticas na cadeia de suprimentos


 


As mudanças econômicas envolvendo valorização ou desvalorização das moedas, tarifas alfandegárias aplicadas por algumas nações visando incentivar ou desincentivar o consumo, além de sanções econômicas contra países que desenvolvem políticas não mais aceitas no século XXI, trazem grandes incertezas e riscos para as empresas.


 


Vale lembrar também que convivemos com guerras e ações militares que criam grandes dificuldades para a logística internacional, causando grandes perdas e problemas de todo tipo para suas populações, o que acabam refletindo na economia mundial.


 


A invasão da Rússia em território ucraniano trouxe enormes problemas para a agricultura mundial, enquanto os combates entre judeus e palestinos inviabilizaram o tráfego de navios pelo Oriente Médio.


 


Todas essas ações acabam se refletindo no dia a dia de pessoas que talvez nem saibam onde estão localizados esses países e sequer imaginam o que está se passando nessas regiões.


 


Como o PO Management ajuda a superar esses desafios?


 


Diante dessa realidade, não é difícil de imaginar que uma empresa no Brasil possa estar enfrentando sérias dificuldades em função de sanções econômicas ou do aumento das taxas de importação aplicadas em algum país do mundo.


 


Uma maneira de minimizar toda essa situação está na adoção do PO Management, ou seja, uma gestão de todos os processos que envolvem as ordens de compra de uma empresa.


 


Essa poderosa ferramenta possibilita que executivos envolvidos com a área de suprimentos possam:



  • monitorar as remessas realizadas pelos fornecedores,

  • comparar os pedidos de compras com os produtos entregues,

  • avaliar se as exigências da empresa estão sendo atendidas,

  • observar mercadorias e embalagens, avaliando se estão de acordo com a legislação e normas.


 


Consegue-se, a partir da implantação dessa prática, melhorar a visibilidade sobre o mercado, acompanhar todos os processos de compra, tomar conhecimento rapidamente sobre eventuais problemas, controlar eventuais crises e possibilitar a eficiência da cadeia de suprimentos internacional.


 


O fato é que com boas ferramentas e com a tecnologia disponível, é perfeitamente possível enfrentar os desafios da cadeia de suprimentos internacional e encontrar alternativas que solucionem os impasses.


 


Agora que você conhece mais a esse respeito, leia também nosso post que apresenta os impactos positivos da redução de burocracia no transporte de cargas!


 


Fontes:


https://www.gov.br/mdic/pt-br


https://balanca.economia.gov.br/balanca/pg_principal_bc/principais_resultados.html


https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/houthis-ameacam-destruir-qualquer-navio-com-destino-a-israel/


 





Compartilhe

Artigos Relacionados





QUAX - Sites & Sistemas