AMcloud

Blog



#Logística | Importação

Transporte de carga aéreo ou marítimo: saiba mais sobre esses modais

Você sabe como escolher a melhor opção de transporte de carga para importar ou exportar produtos? Leia nosso post e confira!

Transporte de carga aéreo ou marítimo: saiba mais sobre esses modais
17 de Novembro de 2022

Decidir pelo transporte de carga exige avaliações e deve atender aos detalhes específicos dos produtos e necessidades do seu mercado.


 


Normalmente, o primeiro critério avaliado diz respeito ao custo do frete. Então, a partir de uma pesquisa de mercado, conclui-se que o modal marítimo é bem mais em conta do que o aéreo.


 


No entanto, além dos valores, é preciso também avaliar outras variáveis que podem levar a sua empresa a decidir pela opção mais cara, ou seja, o transporte através de aviões. 


 


Essa escolha se dá em função da:



  • urgência, 

  • fragilidade da mercadoria,

  • volume a ser transportado,

  • valor dos produtos.


 


Neste post, abordaremos o que considerar para a melhor escolha do transporte de carga para suas mercadorias. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!


 


Como funciona o transporte de carga?


 


Considerando apenas dois modais de transporte, é importante avaliar com critério qual a melhor opção para o envio ou recebimento de materiais.


 


Qual a melhor opção, os custos reduzidos do transporte marítimo ou a agilidade na entrega dos produtos quando a opção é pelo modal aéreo?


 


No mercado interno, o Brasil ainda é bastante tímido com relação ao transporte marítimo, no entanto, quando o assunto é comércio exterior, esse é o modal preferido dos empreendedores.


 


Já o transporte de carga através do modal aéreo continua crescendo e atende a uma demanda que aumenta a cada dia. Vamos conhecer essas duas opções:


 


Marítimo


 


Como comentamos, o modal marítimo é pouco explorado no transporte interno de mercadorias, sendo praticamente realizado para o transporte de petróleo e seus derivados.


 


Porém, no mercado internacional, esse modal é a preferência de 70% dos exportadores e importadores brasileiros, pois oferece:



  • segurança,

  • baixo custo de frete,

  • atende a operações de longa distância,

  • atende a produtos de grandes dimensões,

  • alto volume de cargas.


 


Basicamente, existem os seguintes tipos de cargas nesse modal:


 



  • contêineres - a maioria dos materiais utiliza esses contentores para o transporte,

  • carga a granel - minerais, carvão e grãos,

  • carga neogranéis - fardos de celulose, bobinas de papel e lingotes de alumínio,

  • carga geral solta - veículos, máquinas, barris e fardos.


 


 


Aéreo


 


O modal aéreo é uma opção que conta com bastante demanda tanto interna quanto externa, uma vez que ele permite o transporte de carga de forma muito mais rápida.


 


Ele é muito escolhido pelos diversos benefícios que oferece, como:



  • redução dos custos de reforço de embalagem,

  • seguro mais barato,

  • urgência na entrega,

  • mais segurança para cargas de alto valor.


 


Em relação aos tipos de cargas, é possível transportar pequenos e grandes volumes de alimentos, metais, peças, vacinas, medicamentos, joias, obras de arte, produtos químicos e muito mais.


 


Vale ressaltar que esse modal possui custos de fretes mais altos do que os marítimos, por isso é mais utilizado por empresas que trabalham com prazos mais apertados ou vendem produtos valiosos, ou perecíveis.


 


Quais vantagens e desvantagens de cada tipo de transporte de carga?


 


Como já vimos, a opção pelo modal marítimo ou aéreo para transporte de carga depende muito do tipo de material a ser despachado ou recebido e das circunstâncias e necessidades específicas de cada produto.


 


Independente disso, apresentamos algumas comparações entre esses dois modais:


 


No modal marítimo, existe a possibilidade do transporte de grandes quantidades de cargas, já no aéreo existem limitações.


 


Uma das grandes vantagens na escolha por aviões está no tempo de entrega, pois, por esse meio, um produto chinês pode estar a sua disposição em apenas uma semana.


 


Caso a sua opção for por um transporte através de navio, será necessário esperar entre 45 dias e um mês para receber o seu pedido vindo da China.


 


Nos casos onde o tempo não é problema, o modal marítimo possui valores bastante inferiores ao das opções aéreas, o que pesa sem dúvida nos custos da negociação.


 


Se você tem dúvidas a respeito de qual é a melhor opção para o seu transporte, conte com a AMTRANS Logistics, uma empresa experiente que pode ajudá-lo a encontrar a melhor solução para as suas necessidades.


 


Acesse nosso site, conheça nossa estrutura, capacidade de atendimento e faça como milhares de clientes de todo o Brasil que confiam o transporte de carga e todos os processos logísticos do mercado internacional a nossa empresa!


 


Fontes:


https://www.gov.br/economia/pt-br


https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br





Compartilhe

Artigos Relacionados





QUAX - Sites & Sistemas