Exportações de gergelim crescem mais de 250%
O gergelim é uma oleaginosa muito consumida no oriente e que chegou ao Brasil no século XVI, trazida pelos portugueses, através de suas colônias localizadas na Índia.
As áreas tropicais da África e Ásia são consideradas os locais de origem desse produto que ganhou notabilidade a partir da década de 1980, quando alguns agricultores do estado do Mato Grosso iniciaram uma pequena plantação.
Curiosamente, o Brasil se tornou o segundo maior fornecedor de sementes de gergelim para a Índia em 2022, tendo exportado 2,7 mil toneladas para aquele mercado.
Esse produto se adapta bem a locais de pouca chuva e sua semeadura pode ser feita após o fim da janela de outros cultivos, como ocorre no Mato Grosso.
Por lá, o cultivo desse produto acontece após o término da janela de semeadura do milho na segunda safra, portanto, é uma ótima opção que traz um excelente retorno econômico.
Para saber mais, basta continuar conosco e conferir detalhes!
A produção de gergelim no Brasil
Como vimos, a produção contínua do gergelim se iniciou no Brasil na década de 1980.
Agricultores da cidade de Canarana, estado do Mato Grosso, acreditaram no projeto e atualmente a área plantada no município atinge 361 mil hectares, produzindo 174 mil toneladas do produto, o que significa 300 vezes mais do que se plantava em 2013.
O grande motivador dos produtores ocorre em função dos seguintes aspectos:
- aproveitamento entre safras,
- baixo custo de produção,
- alta rentabilidade.
O mercado internacional já enxerga o Brasil como uma ótima opção para a importação de gergelim, como é o caso da China que recentemente pediu um acordo fitossanitário para iniciar a entrada de nossos produtos naquele país.
É importante lembrar que a China possui 50% da demanda global de importações desse produto.
Para fechar as estatísticas, a exportação dessa semente alcançou 151 mil toneladas em 2023, um crescimento de 257% se comparado ao ano anterior.
Os maiores parceiros comerciais do Brasil na exportação de gergelim
O mundo vem consumindo cada vez mais o gergelim, prova disso é que a produção dobrou na última década, saindo de 10 milhões para 20 milhões de toneladas no planeta.
Em 2023, a Índia passou a ser o maior parceiro brasileiro nesse produto, quando foram comercializados US$ 78 milhões, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Feijão e Pulses (Ibrafe).
Além da Índia, também fizeram parte de nossas exportações:
- Turquia,
- Guatemala,
- Arábia Saudita.
O modal marítimo tem sido o escolhido para a remessa desse produto para o exterior, em razão dos custos e da segurança dos processos.
Conforme o Ibrafe, esse é um mercado gigante que está apenas despertando, portanto, grandes oportunidades e negócios vêm por aí.
Ações estratégicas do governo brasileiro para impulsionar a exportação de gergelim
O governo brasileiro vem trabalhando intensamente para impulsionar a exportação do gergelim.
Além de promover nossos produtos através de ações internacionais organizadas pela Agência Nacional de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), pesquisas estão sendo realizadas no manejo dessa cultura, visando:
- menores perdas na colheita,
- melhora na qualidade dos grãos,
- desenvolvimento de novas cultivares,
- garantia de uma produção sustentável.
O conjunto dessas ações, associadas a um aumento do interesse do mercado mundial pelo gergelim brasileiro, faz com que grandes oportunidades possam ser alcançadas.
Se a sua empresa deseja fazer parte do sucesso dessas exportações, conte com a AMTRANS, uma empresa especializada em logística internacional que pode colaborar de maneira efetiva com o seu empreendimento!
Fontes:
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/168806/1/Gergelim-nova-versao.pdf
https://www.gov.br/mdic/pt-br/assuntos/comercio-exterior/estatisticas
https://brasil61.com/n/canarana-mt-completa-43-anos-nesta-quinta-feira-15-bras2410946