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Como a mudança de hábitos abriu oportunidades para a exportação de café na Ásia?

A exportação de café para a China e outros países da Ásia se tornou um grande negócio para os empreendedores brasileiros. Leia e confira!

Como a mudança de hábitos abriu oportunidades para a exportação de café na Ásia?
02 de Outubro de 2024

A exportação de café para a Ásia já é uma realidade, mesmo diante dos costumes e hábitos dos povos orientais que até então não conheciam o prazer de aproveitar essa deliciosa bebida que conquistou, faz muito tempo, o restante do mundo.


 


Conforme o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o Brasil é o maior produtor e exportador de café no mundo, sendo responsável por 38% da produção, seguido de longe pelo Vietnã e Colômbia.


 


Esse relatório estatístico do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) mostrou que nosso produto chega a 120 países do mundo e a safra 2023/2024 possibilitou receitas que alcançaram US$ 9,826 bilhões, um recorde no segmento.


 


O mais interessante disso tudo é que estamos conseguindo fazer muito sucesso com nosso saboroso produto em diversos países, como a China, Japão, Vietnã, Indonésia, etc.


 


Isso vem acontecendo em função da mudança de hábitos da população daqueles países, contribuindo para resultados ainda melhores no que se refere à exportação de café brasileiro. 


 


A relação da nova cultura asiática e a exportação de café


 


A globalização definitivamente é uma realidade em todo o mundo, quando hábitos e costumes passam a fazer parte do dia a dia da população.


 


Inclusive, alguns deles que não eram conhecidos anteriormente, como, por exemplo, a frequência diária de muitos asiáticos em cafeterias que se instalaram naqueles países.


 


Na China e Coreia do Sul, o café desbancou o chá e ganhou a preferência do público jovem.


 


O aumento do número de consumidores vem acontecendo em todo o continente e a popularidade da bebida vem crescendo, implantando um costume que até então não era conhecido pelo povo asiático.


 


Atualmente, muitas pessoas do oriente já fazem a tradicional e conhecida parada no expediente para tomar um bom café, refrescar a mente e estabelecer as energias para a continuidade de suas tarefas.


 


O impacto das cafeterias e das marcas internacionais


 


Tomando por base a China, hoje esse país possui mais de 50 mil cafeterias instaladas em seu território, oferecendo marcas internacionais e ambientes apropriados para que se possa saborear o delicioso cafezinho.


 


Para se ter ideia, a Luckin Cofee, maior rede de cafeteria chinesa, tornou-se a maior importadora de nossos produtos naquele país.


 


São 16 mil lojas espalhadas pelo território chinês, oferecendo o sabor brasileiro para a sua população.


 


De acordo com a Cecafé, um quarto da população daquele país, ou seja, 330 milhões de pessoas, consomem café, esse número era de 190 milhões no ano de 2013.


 


As marcas internacionais estão presentes por toda a Ásia, oferecendo os mais diversos gostos e aromas dessa tradicional e deliciosa bebida tão conhecida no hemisfério ocidental, isso viabiliza um aumento na exportação de café brasileiro.


 


Oportunidades e desafios para o Brasil na exportação de café


 


O Brasil continuará à frente do ranking na produção e exportação de café, conquistando também o mercado asiático.


 


No entanto, os desafios enfrentados pelos produtores e empreendedores desse segmento são muitos.


 


As questões logísticas podem ser um entrave, uma vez que o porto de Santos, principal canal das exportações desse segmento, enfrenta dificuldades no que se refere aos embarques dos produtos brasileiros, onde as alterações de escalas e atrasos são comuns no dia a dia das operações.


 


Outro problema enfrentado pelos produtores diz respeito às mudanças climáticas, já que no ano de 2023 a região cafeicultora do Espírito Santo enfrentou chuvas intensas, enquanto na Bahia a seca acabou prejudicando sensivelmente a produtividade.


 


Independente disso, o fato é que o setor se mostra otimista, especialmente com as oportunidades que se abrem na Ásia, quando a cada ano novos consumidores aderem ao bom hábito de saborear diariamente o seu cafezinho.


 


Aproveitando o assunto, vale a pena você também conferir nosso post que apresenta o mercado brasileiro de exportação no agronegócio e os atuais desafios!


 


Fontes:


https://www.usda.gov/


https://comexdobrasil.com/cafe-brasileiro-chega-a-120-paises-e-gera-recorde-historico-em-receita-de-us-9826-bilhoes/


https://www.cecafe.com.br/


https://exame.com/agro/mudanca-de-habito-faz-china-mais-que-dobrar-importacao-de-cafe-do-brasil-em-2024/


 





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