AMcloud

Blog



#Logística | Importação | Exportação

Você conhece os maiores portos do Brasil?

Neste post, você conhecerá os maiores portos do Brasil e suas características. Leia e saiba mais sobre esse interessante assunto!


Você conhece os maiores portos do Brasil?
23 de Setembro de 2022

Você sabe quais são os maiores e mais importantes portos do Brasil?



Antes de entrarmos nesse assunto, é importante saber que segundo o ranking da Austin Rating, nosso país voltou a estar entre os Top 10 da economia mundial no fechamento dos números envolvendo o primeiro trimestre de 2022.



Segundo o levantamento, fechamos os três primeiros meses do ano com um Produto Interno Bruto (PIB) nominal de US$ 1,83 trilhão.



Esses números demonstram a força brasileira na economia mundial, onde os portos são fundamentais para a logística dos negócios envolvendo o mercado internacional.



Neste post, apresentaremos os maiores portos do Brasil e suas características. Continue lendo e saiba mais a respeito!



Quais os maiores portos do Brasil?


Os portos do Brasil, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), movimentaram entre janeiro e maio de 2022, 477,8 milhões de toneladas.



Desse total, 7% foram de movimentações internas, enquanto 93% envolveram exportações e importações de mercadorias. Vamos conhecer os principais:



Porto de Santos


O Porto de Santos é o maior complexo portuário da América Latina, respondendo por 30% de toda a movimentação desse modal em nosso país.



Localizado no litoral paulista, é um dos principais canais de exportação e importação do mundo, estando entre os 50 maiores do ranking internacional.



Suas atividades se iniciaram no século XVI, mas foi em 1892 que foram construídos os primeiros 260 metros de cais, sendo reconhecido como o primeiro porto organizado do Brasil.



Porto de Paranaguá


Outro gigante entre os maiores portos do Brasil é o de Paranaguá, situado no litoral paranaense, iniciando suas atividades como ancoradouro no ano de 1853.



Por lá, encontra-se o maior Terminal de Contêineres da América do Sul, além de ser considerado o principal exportador de commodities agrícolas do país.



Porto de Vitória


O Porto de Vitória está localizado na capital do estado do Espírito Santo, foi criado no ano de 1906 para atender preferencialmente as exportações do café.



Atualmente, além do escoamento da produção agrícola, é um importante canal de transporte de produtos minerais.



Porto de Manaus


Chegamos ao maior porto flutuante do mundo, ou seja, o de Manaus. 



Localizado no Amazonas, sua característica é o de estar localizado em meio a Floresta Amazônica, no Rio Negro.



Inaugurado no início do século XX, seu objetivo era o de dar vazão a produção da borracha, porém cresceu e hoje atende também as indústrias localizadas na Zona Franca de Manaus, para o transporte de:



  • máquinas,

  • aparelhos eletrônicos,

  • materiais elétricos,

  • produtos químicos orgânicos.


Porto do Rio de Janeiro


O Porto do Rio de Janeiro está localizado na costa oeste da Baía da Guanabara, possuindo uma excelente estrutura desde o ano de 1910, no entanto, já vinha sendo utilizado desde a época em que a cidade tornou-se a capital do Brasil colônia no século XVIII.



É um importante ponto logístico para a exportação da indústria automobilística e da indústria química.



Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes


Chegamos ao Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes, dois portos situados no litoral catarinense e onde está localizada a sede da AMTRANS, um agente de carga 100% brasileiro que recebe o reconhecimento internacional.



O Porto de Itajaí associado ao de Navegantes (municípios vizinhos) transforma a região na segunda maior estrutura portuária do país.



Esse complexo surgiu em 1914, na cidade de Itajaí, visando oferecer o escoamento da produção econômica do estado de Santa Catarina, recebendo em 2007 as instalações da Portonave, uma estrutura construída em Navegantes, para atender a demanda dos grandes frigoríficos da região sul do Brasil.



Os dois portos atendem atualmente as mais diversas necessidades de transportes, sendo fundamentais para a logística internacional do sul do país.



Como se percebe, não faltam estruturas para o escoamento da produção e no recebimento de produtos do exterior, por isso milhares de empreendedores vêm buscando e obtendo excelentes resultados no mercado internacional.



Agora que você já conhece os principais portos do Brasil, acesse nosso site e saiba como a AMTRANS atua em todas as estruturas portuárias do país, colaborando com centenas de clientes nos processos de importação e exportação!


 

Fonte: https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/transporte_aquaviario/sistema-portuario




Compartilhe

Artigos Relacionados





QUAX - Sites & Sistemas