AMcloud

Blog



#Importação

Por que optar pela importação marítima FCL?

Você sabe o que é FCL (Full Container Load) na importação marítima? Leia nosso post e saiba porque e quando optar por esse modelo de transporte!

Por que optar pela importação marítima FCL?
08 de Agosto de 2022

A importação marítima é o meio mais utilizado pelas empresas em todo o mundo no que se refere a transporte em negócios internacionais.



Apesar de vivermos os efeitos da pandemia do coronavírus e da guerra entre Rússia e Ucrânia, que afetam o transporte internacional, o frete marítimo continua sendo a melhor opção em função dos:



  • valores cobrados,

  • segurança no transporte,

  • possibilidades de cargas maiores.


Se por um lado existem as turbulências vivenciadas em todo o mundo nesses últimos tempos, por outro, cada vez mais o comércio exterior ganha força no Brasil.



As exportações e importações continuam batendo recordes no país, onde cada vez mais nossos empreendedores encontram oportunidades na realização de bons negócios e grandes oportunidades.



Neste post, apresentaremos a importação marítima FCL, suas características e porque é uma excelente opção de transporte internacional. Continue lendo e saiba mais sobre esse interessante assunto!



Importação marítima no Brasil


Muitas empresas brasileiras descobriram nos últimos anos que a importação de produtos podem fazer a diferença em seus empreendimentos.



Conforme já mencionado, recordes têm sido quebrados e as importações continuam crescendo no Brasil.



Segundo a Secretaria do Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia, os números envolvendo negócios internacionais de janeiro a maio de 2022 foram os seguintes:



  • exportações - US$ 131,1 bilhões,

  • importações - US$ 106 bilhões.


Diante dessa realidade, o fato é que o comércio exterior está em alta e as tendências apontam para que continuem em crescimento.



Quais as diferenças entre a importação marítima FCL e LCL?


A importação marítima pode ser realizada através de dois modelos de fretes.



O FCL (Full Container Load) que significa Contêiner Totalmente Carregado, ou seja, o equipamento atenderá somente a um único destinatário.



A outra opção é o modelo LCL (Less Container Load), ou seja, Contêiner com Menor Carga, onde o equipamento é compartilhado entre diversos destinatários.



A melhor opção de escolha diz respeito a algumas variáveis que precisam serem avaliadas, como, por exemplo:



  • tamanho da carga,

  • tipo dos produtos a serem transportados,

  • custo do frete.


Basicamente, a importação marítima pelo sistema FCL é a melhor opção para quantidades que venham a preencher um contêiner, enquanto a LCL é interessante para pequenas compras.



Por que escolher a FCL?


A escolha pela opção FCL se dá nos casos em que os produtos a serem transportados ocupem a totalidade ou quase isso em um contêiner.



O valor do frete para esse modelo é cobrado por contêiner transportado, ou seja, um valor único, mesmo que o equipamento não esteja totalmente preenchido.



Como comparativo, no modelo LCL o frete é cobrado de acordo com o peso das mercadorias, uma vez que o contêiner é dividido entre vários pedidos.



Voltando ao modelo FCL, é importante avaliar também o tipo de mercadoria que será transportada, pois, em alguns casos, ela não pode ocupar o mesmo espaço de outros produtos.



Além disso, o contêiner individual garante agilidade e disponibilidade da carga quando da sua chegada, pois os processos alfandegários são mais rápidos em função a pertencerem a um único destinatário.



Outro fator que pode impactar a escolha é que neste sistema basta apenas cotar a melhor opção em termos de tamanho de contêiner e embarcar as mercadorias, enquanto que no FCL é preciso reunir quantidade suficientes para completar o equipamento.



Por fim, o manuseio dos produtos será menor no modelo LCL, pois não existe compartilhamento, situação que evita possíveis quebras e danos.



Se diante dessas informações você continuar com dúvida, o melhor é contar com quem entende do assunto e pode ajudá-lo a encontrar a melhor opção, entendendo as necessidades do seu negócio e avaliando o melhor custo-benefício para sua importação marítima.



Para isso, vale conhecer a AMTRANS, uma empresa especializada que desde 2001 atende com qualidade a milhares de clientes espalhados por todo o Brasil, analisando cada caso e apresentando a melhor opção para cada necessidade.



Acesse nosso site e conheça detalhes dos nossos trabalhos e do que podemos oferecer para sua empresa!


 

Fonte: https://www.gov.br/produtividade-e-comercio-exterior/pt-br/assuntos/comercio-exterior




Compartilhe

Artigos Relacionados





QUAX - Sites & Sistemas