AMcloud

Blog



#Importação | Exportação

Conheça as diferenças entre exportação e importação

Você sabe quais são as diferenças entre exportação e importação? Leia nosso post e saiba tudo sobre esses dois modelos de negócios!

diferença de exportação e importação
26 de Janeiro de 2022

Sua empresa conhece as diferenças entre exportação e importação e possui interesse em trabalhar com o comércio internacional?



Desenvolver negócios com clientes e fornecedores de outros países está sendo uma excelente estratégia para milhares de empreendedores.



O mundo tornou-se um único mercado e as chances são cada vez maiores, permitindo diferenciais na oferta de produtos que se tornam novidades no Brasil e no exterior.



Para se ter ideia das possibilidades, segundo o Portal das Indústrias, as empresas brasileiras, no primeiro semestre de 2021, venderam, em mercadorias para o exterior, um total de 136,4 bilhões de dólares, alcançando um recorde nacional.



Nossos maiores clientes nesse período foram:



  • China,

  • União Europeia,

  • Estados Unidos,

  • Mercosul,

  • Japão.


Neste post, apresentaremos as diferenças entre exportação e importação e como essas ações podem viabilizar e alavancar os negócios de sua empresa. Continue lendo e saiba mais a respeito!



Existe diferenças entre exportação e importação?


Para entendermos o mercado exterior, ou seja, os negócios realizados com empreendimentos de outros países, é importante compreendermos as diferenças entre exportação e importação. Vamos a elas:



Exportação


 


Exportação é o ato de vender produtos e serviços para organizações ou instituições de outro país.



Existem milhares de empreendimentos em todo o mundo interessados em adquirir itens brasileiros para oferecer aos consumidores daqueles países ou utilizá-los como matéria-prima para suas indústrias.



Assim como objetos internacionais chamam a nossa atenção, quando expostos nas lojas e supermercados do Brasil, o mesmo acontece com os consumidores estrangeiros.



Por que exportar?


 


Vender para o mercado exterior apresenta vantagens, onde podemos destacar:



  • aumento das possibilidades de negócios,

  • melhora de qualidade dos produtos em função das exigências internacionais,

  • crescimento da empresa nos aspectos produtivo e financeiro,

  • ganho de credibilidade junto aos clientes, fornecedores e bancos,

  • melhora da imagem da marca.


As exportações colaboram para que as mercadorias sejam também reconhecidas no mercado nacional, ganhando em importância e agregando valor ao seu negócio.



Importação


 


A importação consiste na compra de artigos e serviços de empresas estrangeiras.



Milhares de indústrias brasileiras adquirem matéria-prima e insumos de outros países, visando melhorar a qualidade dos seus itens, pois, muitas vezes, os materiais de origem nacional não atendem às especificações desejadas.



Também é comum o crescimento de lojas especializadas em produtos estrangeiros, oferecendo mercadorias diferenciadas, como, por exemplo:



  • comidas,

  • bebidas,

  • eletrônicos,

  • roupas,

  • brinquedos,

  • artigos esportivos, etc.


Por que importar?


As importações tanto podem atender as linhas de produção de sua fábrica quanto fazer parte de uma estratégia de comercialização de produtos importados.



Além das lojas especializadas, muitas outras possuem setores voltados a itens internacionais, oferecendo a muitas pessoas a oportunidade de experiências diferentes, agradando os consumidores.



Essa ação é responsável por fidelizar clientes e colocar o seu negócio em destaque.



Indo contra o que muitos empreendedores pensam, seu empreendimento não precisa ser gigante para exportar ou importar, porque cada vez mais essas possibilidades se ampliam.



Sabendo das diferenças entre exportação e importação, vale a pena um estudo a respeito e quem sabe o desenvolvimento de um planejamento para a entrada de sua organização no mercado internacional.



Para isso, conte com a AMSTRANS Logistics, uma empresa que avalia cada situação personalizadamente, buscando e oferecendo soluções logísticas adequadas e viáveis a seus clientes.



Estamos prontos para auxiliar sua marca a colocar os seus produtos em qualquer país ou trazer mercadorias do exterior para abastecer o seu negócio.



Para saber mais a respeito, acesse nosso site e conheça nossa estrutura e forma de trabalho. Podemos colaborar efetivamente no sucesso de sua firma junto ao mercado internacional!


 

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/diferenca-entre-exportacao-importacao.htm




Compartilhe

Artigos Relacionados





QUAX - Sites & Sistemas