AMcloud

Blog



#Comércio Exterior | Exportação

Exportação de açúcar: desafios e perspectivas em um mercado em crescimento

A exportação de açúcar toma grandes proporções na medida que a escassez do produto se observa em todo o mundo. Leia e confira!

Exportação de açúcar: desafios e perspectivas em um mercado em crescimento
14 de Março de 2024

A exportação de açúcar tem mudado a rotina dos portos brasileiros nos últimos meses.


 


Enquanto isso acontece, as safras mundiais não correspondem com a demanda. Assim, as exportações do produto, por parte da Índia e Tailândia, vem sofrendo restrições no mercado internacional.


 


Como resultado, o Brasil se torna a “saída” para a crise mundial, quando filas de navios foram formadas nos portos brasileiros no final de 2023 e início deste ano, visando carregar e disponibilizar essa importante mercadoria no mercado exterior.


 


O fato é que o Brasil é o maior exportador desse produto no mundo. 


 


E muito além de ser utilizado nas residências, faz parte das receitas de 80% dos alimentos processados no planeta, ou seja, está presente em mais de 100 mil itens diferentes.


 


Para conhecer mais sobre os desafios e perspectivas a respeito da exportação de açúcar, vale a pena conferir o nosso post!


 


O mercado brasileiro de exportação de açúcar


 


De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), a exportação de açúcar no ano de 2023 bateu um novo recorde, alcançando um volume de 31,38 milhões de toneladas.


 


As receitas atingiram US$ 15,75 bilhões e o preço médio desse produto subiu 24,2%.


 


Quando comparado aos resultados de 2022, as receitas tiveram um aumento que ultrapassou os 43%, portanto, números expressivos e que devem se manter no ano que se inicia.


 


A origem e o destino


 


A produção da cana-de-açúcar no Brasil na safra 2023/24 está estimada em 652,9 milhões de toneladas, conforme informações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).


 


Dessa produção, serão gerados 42,7 milhões de toneladas, colocando o Brasil como o maior produtor e exportador do mundo, assumindo uma posição que até então era ocupada pela Índia.


 


Em termos de área plantada no Brasil, a região Sudeste responde por 63,1% da produção de cana no país, seguido pelo Centro-Oeste, Nordeste e Sul.


 


O estado de São Paulo é o principal produtor e líder na exportação desse item em nosso país.


 


Com relação aos países que mais adquiriram o açúcar brasileiro, destacam-se:



  • China,

  • Índia,

  • Argélia,

  • Arábia Saudita,

  • Marrocos.


 


Como vimos anteriormente, o açúcar é um produto exportado através do modal marítimo, em função das grandes quantidades, segurança e dos custos vantajosos que esse tipo de transporte oferece.


 


Desafios e perspectivas na exportação de açúcar


 


O maior desafio na exportação de açúcar está relacionado à alta demanda mundial, o que sem dúvida é uma excelente notícia para os produtores e empresas nacionais que atuam no comércio exterior.


 


Entretanto, o problema a ser vencido diz respeito aos congestionamentos nos portos brasileiros, onde somente no Terminal de Paranaguá foi registrada a incrível alta de 4.500% em 2023, com relação ao embarque desse produto quando comparado ao ano anterior.


 


Por outro lado, o açúcar brasileiro vem sendo valorizado, o que significa uma ótima oportunidade para os empreendedores.


 


A expansão do mercado é uma realidade e o Brasil tende a obter grandes resultados a partir da escassez desse produto ao nível global.


 


Para colaborar com o seu negócio no que se refere aos processos logísticos e encontrar as melhores opções de transporte marítimo, vale a pena conhecer e contar com a AMTRANS, uma empresa especializada no assunto que pode colaborar com o sucesso do seu empreendimento!


 


Fontes:


https://www.cepea.esalq.usp.br/br/opiniao-cepea/o-acucar-esta-em-alta-no-mundo.aspx


https://www.gov.br/mdic/pt-br


https://www.conab.gov.br/


https://forbes.com.br/forbesagro/2023/08/brasil-tera-recordes-para-acucar-em-2023-24-com-50-do-comercio-global/


https://www.sucessonocampo.com.br/exportacao-de-acucar-pelo-terminal-de-conteineres-de-paranagua-tem-alta-de-4-500-em-2023/


 





Compartilhe

Artigos Relacionados





QUAX - Sites & Sistemas