AMcloud

Blog



#Exportação

Exportação Marítima de alimentos (Foodstuff): como funciona?

Você sabe quais são os procedimentos para a exportação marítima de alimentos, conhecida como foodstuff? Leia nosso post e confira!

Exportação Marítima de alimentos (Foodstuff): como funciona?
07 de Abril de 2022

Você já ouviu falar em foodstuff e quais são os procedimentos para realizar esse tipo de exportação?



Para iniciarmos o assunto, é importante saber que a tradução para esse termo inglês significa: gênero alimentício.



Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Brasil atualmente ocupa a segunda posição mundial na exportação de alimentos, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.



Porém, a entidade apresenta um estudo onde se estabelece que nosso país assumirá a liderança desse ranking no ano de 2026.



Diante dessa realidade, é importante conhecer detalhes de como realizar a exportação marítima de foodstuff, sua importância e as exigências que precisam ser atendidas. 


 


Continue lendo e saiba mais sobre esse interessante assunto!


 


Como são os procedimentos da exportação de foodstuff?


Para atuar como exportador de foodstuff, algumas ações precisam ser realizadas.



A primeira delas diz respeito a adequar os alimentos às normas internacionais do mercado, ou seja, atender às regras estabelecidas pelo país de destino.



Para isso, é fundamental conhecer a legislação e as obrigações que precisam ser atendidas para que seus produtos possam ser comercializados naquele mercado.



No Brasil, será necessário a emissão da Certidão de Venda Livre para Exportação de Alimentos (CVLEA), através do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.



Além disso, sua empresa deverá estar cadastrada no Ambiente de Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros (sistema Radar), junto a Receita Federal.



Em termos financeiros, é fundamental atenção total para os tributos e taxas cobrados no processo de exportação, pois mudanças podem ocorrer e é imprescindível estar atento a essas condições.



Outro fator de suma importância está no desenvolvimento de embalagens que atendam as expectativas dos consumidores internacionais, portanto, toda a atenção com relação à rotulagem deve ser realizada, conforme as leis do país de destino, além de cuidados para impactar o consumidor nos pontos de vendas.



Qual a relevância da exportação de alimentos para o Brasil?


Para o nosso país, os negócios internacionais favorecem a balança comercial brasileira e colaboram para o alcance da primeira posição no ranking internacional na exportação de foodstuff.



Sua empresa é beneficiada em muitos aspectos, como, por exemplo:



  • valorização da marca em função da presença internacional,

  • atendimento a clientes globais,

  • diferenciação de posicionamento em relação à concorrência doméstica,

  • diversificação de mercados,

  • acesso a novos fatores de produção em função das exigências internacionais,

  • economia de escala.


Quais os documentos exigidos?


Para realizar exportações marítimas de foodstuff, sua empresa precisará providenciar os seguintes documentos:



  • nota fiscal,

  • fatura comercial,

  • certificado de embarque,

  • romaneio,

  • certificado de origem.


Todos esses documentos, além daqueles exigidos pela legislação do país de destino, precisam atender às exigências comerciais, evitando que a carga não possa ser embarcada ou recebida pelo importador.



É muito importante estar acompanhando as mudanças processadas com relação a essas exigências, pois elas acontecem sem aviso, portanto, contar com especialistas facilita bastante a operação.



Desenvolver um projeto para exportação de foodstuff é uma excelente estratégia, no entanto, são vários os detalhes que precisam ser atendidos.



Para isso, a AMTRANS Logistics se coloca à disposição, oferecendo os seus serviços que envolvem todos os processos burocráticos e operacionais, tais como:



  • controle de PO,

  • coleta,

  • entrega,

  • liberação alfandegária.


Se sua empresa deseja conhecer mais a respeito desse assunto, acesse nosso site e conheça a estrutura, capacidade e trabalhos que realizamos para colocar os produtos do seu empreendimento em qualquer lugar do mundo!



Fontes:



https://www.receita.fazenda.gov.br/historico/srf/boaspraticas/aduana/SistemaRadar.htm



https://www.gov.br/anvisa/pt-br/setorregulado/regularizacao/alimentos/certidao-de-venda-livre-para-exportacao-de-alimentos

Fonte: https://www.receita.fazenda.gov.br/historico/srf/boaspraticas/aduana/SistemaRadar.htm




Compartilhe

Artigos Relacionados





QUAX - Sites & Sistemas