Exportação de madeira serrada: os desafios enfrentados nesse mercado
A exportação de madeira serrada atravessou por momentos diferenciados nos últimos anos, especialmente diante das mudanças e hábitos da sociedade ocorridos em função da pandemia do Coronavírus.
O ano de 2021 foi de grandes resultados, especialmente para os exportadores de madeira serrada, onde a oferta internacional ficou aquém da demanda existente. Essa situação transformou esse período em um dos melhores da história em termos de vendas e preços.
Observou-se no ano de 2022 uma gradativa queda nos negócios em função da retração do mercado internacional, isso se comparado aos resultados do ano anterior.
Os fatores que envolveram esse momento estão ligados a:
- guerra Rússia e Ucrânia,
- alta na taxa de juros dos Estados Unidos,
- altos estoques mundiais em função dos negócios realizados em 2021,
- inflação ainda alta em muitos países do mundo.
Neste post, apresentaremos como está e quais são as expectativas para a exportação de madeira serrada do Brasil, além dos desafios a serem enfrentados para atuar nesse mercado. Continue lendo e conheça detalhes a respeito!
Qual a situação atual do mercado de exportação de madeira serrada?
Um estudo realizado pela empresa de consultoria indiana, Mordor Intelligence, contemplando o mercado de madeira serrada entre o ano de 2018 e 2028 no mundo, apresenta informações interessantes.
De acordo com o relatório apresentado pelos especialistas, esse mercado crescerá a um CAGR de 4,1% nos próximos 5 anos.
O CAGR é a sigla inglesa para “compound annual growth rate”, que traduzido significa taxa de crescimento anual composta.
Apesar dos países asiáticos terem a maior participação do mercado nesse segmento, o Brasil pode e deve aproveitar os sinais indicativos para buscar novos mercados e comercializar seus produtos, afinal, temos potencial para isso e o mercado deverá aquecer ainda em 2023.
Os principais desafios na exportação de madeira serrada
A exportação de madeira serrada exige cuidados e muita atenção, pois, apesar de possuir um forte potencial no mercado internacional, é preciso contar com quem entenda do assunto para que todo o processo seja conduzido com clareza, eficiência e especialmente trazendo o retorno esperado.
Dentre os desafios que precisam ser vencidos, destacam-se:
Garantir que a operação seja lucrativa
Como se sabe, as margens de lucros são bastante estreitas nos negócios envolvendo esse material, portanto, qualquer problema ocorrido em termos logísticos pode levar a operação a um resultado negativo.
Todo o cuidado precisa ser tomado para evitar surpresas indesejáveis, quando então é preciso contar com parceiros logísticos de qualidade, experiência e que saibam exatamente os melhores caminhos a serem tomados diante da dinâmica do mercado.
Ter documentação segura e ágil
Outro fator determinante e que assegura uma operação sem surpresas está na entrega dos documentos de forma segura e com agilidade.
Não são poucas as exigências legais para uma operação envolvendo negócios internacionais com madeira, portanto, é fundamental mais uma vez estar atento a todas as necessidades e contar com quem conhece do assunto.
Manter a organização dos processos
Por fim, organizar os processos e mantê-los com qualidade é um grande desafio, pois quando se está no dia a dia das operações, onde não podem ocorrer atrasos no encaminhamento de documentos ou problemas com os prazos de entrega das mercadorias, é fundamental contar com profissionais experientes.
A combinação desses três pontos é que fazem toda a diferença na exportação de madeira serrada, portanto, não se esqueça de contar com a AMTRANS para desenvolver todos os processos logísticos dos seus negócios internacionais.
Para saber mais a respeito das possibilidades existentes, acesse nosso site e conheça as soluções de exportações que oferecemos ao mercado.