AMcloud

Blog



#Importação | Exportação

Entenda como fazer a cotação de frete para importar e exportar

Sua empresa sabe como fazer a cotação de frete para importar e exportar? Leia nosso post e confira detalhes a esse respeito!

Entenda como fazer a cotação de frete para importar e exportar
14 de Abril de 2023

Realizar a cotação de frete para importar e exportar exige bastante dedicação e, mais do que isso, conhecimento sobre as muitas variáveis que fazem toda a diferença nesse processo.



O Brasil deverá em 2023 alcançar um superávit recorde na balança comercial, obtendo uma alta de 14,3% com relação ao ano de 2022, quando se estima um saldo positivo de US$ 71,933 bilhões.



Apesar das dificuldades previstas no ano, em função do aumento dos juros na Europa e Estados Unidos, instabilidade na China e da guerra entre Rússia e Ucrânia, o Brasil, mesmo que desacelerando os negócios internacionais, fechará o ano com excelentes resultados.



Neste post, apresentaremos detalhes a respeito da cotação de frete para importar e exportar. Continue lendo e confira nossas dicas!



Por onde começar a fazer a cotação de frete para importar e exportar?


O processo para fazer a cotação de frete para importar e exportar exigirá da sua empresa conhecimento da área e a busca por profissionais que possam oferecer serviços que garantam:



  • segurança,

  • rapidez,

  • assertividade.


No entanto, a cotação é apenas a etapa inicial de toda a operação, pois, após a contratação e o fechamento do frete, é preciso operacionalizar os processos, quando se faz necessário o atendimento aos detalhes que envolvem a documentação e a logística.



Para ter sucesso nessa operação, sua empresa precisa:



Conectar-se com um fornecedor de confiança


Nos casos envolvendo importação, é preciso ter a certeza de estar desenvolvendo uma negociação com um fornecedor de confiança.



Isso significa manter canais de comunicação aberto com essa empresa e analisar de forma criteriosa o currículo e histórico de suas operações.



O mesmo se dá com relação à avaliação dos clientes que estejam realizando as compras, pois a negativa de recebimento poderá causar sérios prejuízos, daí a importância de manter uma aproximação com os envolvidos e desenvolver contratos que garantam o sucesso da operação.



Contar com um bom agente de carga


As operações envolvendo o mercado internacional envolvem processos que precisam ser realizados nas duas pontas da operação, o que significa contar com um agente de carga de qualidade que se responsabilize pelos serviços logísticos no Brasil e no exterior.



Tanto na importação como na exportação, é preciso o acompanhamento das cargas e de uma empresa capacitada que possa apoiar a operação diante de qualquer impasse, quando então providências precisam rapidamente ser tomadas.



Além disso, um bom agente de carga é aquele que se envolve em todo o processo, buscando as melhores oportunidades de transporte e conduzindo cada operação de forma única e com a atenção necessária.



Analise as cotações do seu frete


A partir do momento em que sua empresa conta com os serviços de um bom agente de cargas, toda a operação é facilitada.



Para realizar as cotações, o agente precisará receber informações fundamentais para fazer o contato com todos os fornecedores e prestadores de serviços envolvidos, como, por exemplo:



  • origem,

  • destino,

  • categoria dos produtos,

  • detalhes da carga.


É fundamental, no recebimento das cotações, avaliar a variação das taxas apresentadas, portanto, é preciso contar com um agente de carga de confiança para evitar problemas.



Facilite sua cotação de frete para importar e exportar com AM Cloud!


Nada melhor do que transparência e clareza nas informações ao se fazer cotação de frete para importar e exportar.



Contar com quem entende do assunto e que efetivamente se envolve em cada processo, independente do volume e dos valores da negociação, é estar a frente e trabalhar para o sucesso dos negócios.



AMTRANS disponibiliza uma plataforma que facilita o dia a dia das operações, possibilitando aos seus clientes o acesso à informação. 



Trata-se da AM Cloud, um canal online que possibilita o acesso às:



  • faturas,

  • demonstrativos de débitos,

  • status de embarque,

  • dados básicos da carga,

  • follow-up,

  • cotações.


Tudo fica mais fácil quando se conta com a AMTRANS, portanto, convidamos você a fazer um teste e conhecer mais esse diferencial oferecido por quem entende e disponibiliza os melhores serviços logísticos do país!

Fonte: https://www.gov.br/produtividade-e-comercio-exterior/pt-br/assuntos/comercio-exterior




Compartilhe

Artigos Relacionados





QUAX - Sites & Sistemas