AMcloud

Blog



#Comércio Exterior | Logística | Importação

Carga consolidada na importação aérea: o que preciso saber?

Diminuição de custos e garantia de qualidade na importação aérea é uma realidade para quem opta por carga consolidada. Leia nosso post e confira!

Carga consolidada na importação aérea: o que preciso saber?
11 de Maio de 2022

A importação aérea através da consolidação de cargas é uma excelente opção para empresas que desejam trazer produtos do exterior.


Muitas empresas criaram diferenciais a partir da comercialização de produtos internacionais, atraindo clientes e diversificando suas vendas. 


O uso do modal aéreo, ainda que mais caro do que o marítimo, tornou-se viável e possibilita que em um curto espaço de tempo produtos estejam à disposição dos importadores. 


Enquanto o transporte que utiliza navios leva cerca de 3 semanas entre a Europa e o Brasil, no modelo aéreo o tempo cai para 4 dias, o que permite um planejamento de compras mais tranquilo e reduz os riscos do importador ficar sem determinada mercadoria.



Voltada para importadores que trabalham com pequenos e médios volumes, essa opção permite:



  • otimização logística,

  • diminuição da burocracia,

  • custos mais atrativos.


importação aérea consolidada difere da carga simples, como veremos na sequência, permitindo agilidade e preços que viabilizem a operação.


Para que esse processo ocorra, é necessário que os produtos tenham um único destino, independente do número de pedidos e clientes envolvidos.



Isso significa tornar único, em termos burocráticos e de embalagem, dois ou mais pedidos que tenham por destino o mesmo aeroporto.



Neste post, apresentaremos a carga consolidada na importação aérea e as vantagens em utilizar esse formato na logística internacional. Continue lendo e saiba mais detalhes a respeito!


 


Importação aérea no Brasil


A importação aérea no Brasil em 2022 tem demonstrado que a recuperação da economia pós-pandemia continua acontecendo.



Dados da rede de televisão CNN Brasil apontam que o modal aéreo internacional de cargas registrou um aumento de aproximadamente 20% no volume de carregamentos importados no primeiro quadrimestre de 2022, isso comparado ao mesmo período do ano passado.



Os dados dizem respeito aos três principais aeroportos do Brasil:



  • Rio de Janeiro,

  • Guarulhos,

  • Campinas.


 


Os valores envolvidos na importação aérea nos primeiros quatro meses de 2021 foram de US$ 2,6 bilhões, saltando para US$ 3 bilhões no mesmo período de 2022, o que significa um aumento de 14%.


 



O que é carga consolidada?


A carga consolidada é uma excelente opção para empresas que necessitam fazer pequenas importações ou adquirir no exterior produtos de diferentes fornecedores.



Essa movimentação vem crescendo no mercado de transporte aéreo, pois, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), somente no mês de fevereiro de 2022 foram transportadas quase 80 mil toneladas de produtos, um recorde histórico. 



Consolidar a carga é agrupar diversos pedidos através de um único conhecimento de transporte sob a responsabilidade da empresa consolidadora.



Esse conhecimento de transporte, chamado “master”, engloba outros documentos que viabilizam a remessa.



Estes outros documentos recebem o nome de house ou “filhotes”, cada qual com o destino final das encomendas a serem transportadas.



Para contar com essa possibilidade, o importador deve buscar por uma empresa consolidadora, que organiza as remessas em um único espaço nas aeronaves.



Qual a diferença entre carga simples e carga consolidada?


Como mencionado, a carga consolidada é aquela que reúne diversos pedidos sob um único conhecimento de transporte.



A carga simples, por sua vez, é tudo aquilo que pode ser transportado por qualquer meio de transporte.


Nesse caso, não existe a consolidação com outros pedidos, portanto, ela viaja a partir de um conhecimento único e independente.


 


Optar pela carga consolidada pode ser muito interessante para uma empresa que necessita realizar uma importação aérea.


 


Dentre as vantagens apresentadas, são destaques:



  • redução de custos logísticos - em função do aproveitamento de espaços,

  • facilidade no transporte dos itens - diversos pedidos reunidos,

  • melhora na gestão de cargas - facilidade para controles e movimentações,

  • redução de operadores - diminuindo substancialmente as possibilidades de erros,

  • maior capacidade competitiva - em função da redução dos custos de frete,

  • diminuição da burocracia - o co-loader organiza a documentação.


É muito importante em um processo envolvendo carga consolidada os cuidados com os produtos, pois, no caso de mercadorias frágeis, elas não poderão ser reunidas com aqueles que possam danificá-las.


 


Também é importante a atenção para os produtos que necessitam de condições especiais de transporte, onde a contaminação e outros problemas precisam ser evitados, como é o caso de:



Nesses casos, deve-se avaliar as exigências legais e as normas regulamentadoras para transporte.


 


Como funciona a importação aérea de carga consolidada?


A partir de um agente consolidador, conhecido como co-loader, é possível contratar os serviços de transporte de produtos importados.



Essa empresa se propõe a unir em um mesmo processo (conhecimento master) diversos pedidos que tenham o mesmo ponto de partida e chegada de mercadorias (aeroportos) vindas do exterior.



Como já vimos, essa possibilidade facilita a importação e diminui substancialmente todos os processos envolvendo a logística e documentações.



Consolidar a carga é agrupar diversos pedidos através de um único conhecimento de transporte sob a responsabilidade da empresa consolidadora.


 


Esse conhecimento de transporte, chamado “master”, engloba outros documentos que viabilizam a remessa.


 


Estes outros documentos recebem o nome de house ou “filhotes”, cada qual com o destino final das encomendas a serem transportadas.


 


Para contar com essa possibilidade, o importador deve buscar por uma empresa consolidadora, que organiza as remessas em um único espaço nas aeronaves.



Como resultados principais, há mais agilidade e diminuição de custos.



No entanto, é preciso avaliar os serviços oferecidos no processo de contratação de carga consolidada, pois a experiência e capacidade operacional da operadora são fundamentais para se obter sucesso na importação.


 


Conte conosco!


A Amtrans Logistics, atuando no mercado internacional desde 2001, sabe que cada processo de importação possui características únicas e particulares, portanto, desenvolve seus serviços tratando a cada situação de forma individual.



A partir de profissionais altamente qualificados, a empresa oferece soluções logísticas completas, responsabilizando-se por todas as atividades envolvidas no processo de importação.



São mais de 100 colaboradores cuidando para que todas as tarefas ocorram com qualidade, oferecendo aos seus mais de 5.000 clientes ativos todo o apoio e acompanhamento de cargas a partir da saída do fornecedor até a entrega no endereço do destinatário.



A flexibilização e adaptação fazem parte do dia a dia da Amtrans Logistics, quando se busca a solução ideal para cada cliente, observando-se o melhor custo-benefício e serviços que atendam as expectativas de quem faz a importação.



O reconhecimento internacional é uma operação que atinge mais de 150 países, possibilitando aos clientes a tranquilidade em saber que seus negócios com o mercado internacional estão sendo acompanhados por uma empresa íntegra e cumpridora de suas obrigações.



Possuidora e credenciada pelo Programa Brasileiro de Operador Econômico Autorizado, através da certificação AEO - Authorized Economic Operator, a Amtrans recebe da Receita Federal do Brasil o reconhecimento como uma empresa segura, confiável e eficiente.



Oferecendo soluções logísticas completas que garantem o sucesso da sua operação e apresentam as melhores opções para as necessidades específicas do seu negócio, colocamo-nos à disposição de sua empresa.



Para saber mais a respeito de carga consolidada na importação aérea, nossa estrutura e possibilidades que oferecemos ao mercado, acesse nosso site e confira. Estamos prontos para auxiliar a sua empresa a ter sucesso nos processos logísticos internacionais!


 

Fonte: https://www.gov.br/produtividade-e-comercio-exterior/pt-br/assuntos/comercio-exterior




Compartilhe
QUAX - Sites & Sistemas