AMcloud

Blog



#Logística

Seguro de cargas: quais as coberturas?

O seguro de cargas é fundamental para eliminar as possibilidades de prejuízos que possam comprometer a operação da sua empresa. Leia e confira!

Seguro de cargas: quais as coberturas?
04 de Maio de 2022

O seguro de cargas é um investimento realizado para prevenir possíveis problemas e prejuízos no transporte de mercadorias.



Infelizmente, uma operação de transporte mal sucedida pode comprometer toda a operação de uma empresa, colocando abaixo os sonhos e objetivos de empreendedores e executivos.



A conquista de negócios junto ao mercado internacional é digna de comemoração, no entanto, todos os cuidados precisam ser tomados para que a operação não se transforme em um pesadelo.



Segundo informações do Ministério da Economia, os negócios internacionais continuam em alta nesse início de 2022, tanto ao nível de exportações quanto de importações, ou seja, o comércio exterior continua impulsionando muitas empresas brasileiras.



Neste post, apresentaremos o seguro de cargas, sua importância e quais as coberturas existentes nos negócios internacionais. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!



Qual a importância do seguro de cargas?


O seguro de cargas permite que sua empresa esteja tranquila e isenta de prejuízos caso as mercadorias transportadas (exportação ou importação) venham a ser roubadas ou forem danificadas.



É uma proteção que garante o ressarcimento dos valores perdidos, diante dessas ocorrências.



Para isso, existem diversos tipos de seguros, atendendo as necessidades específicas de cada carga, como veremos a seguir.



Tipos de seguros de cargas


O seguro de cargas deverá cobrir todo o percurso existente entre a coleta das mercadorias e a entrega ao destinatário, conforme estabelecido em contrato.



Diante disso, sua empresa precisa estar atenta aos tipos existentes, atendendo às suas necessidades. Vamos a eles:



O seguro avulso é aquele contratado quando ocorre uma viagem isolada, ou seja, o transporte das mercadorias será realizado uma única vez e o processo está finalizado.



Nos casos onde existem contratos de fornecimento, exigindo diversas viagens para o transporte de materiais, pode-se optar pelo seguro apólice aberta.



Nesse caso, é indicado para empresas que possuam mais de uma operação durante o mês, onde normalmente os contratos são fechados pelo período de um ano.



O que esse tipo de seguro cobre?


Tanto o seguro avulso quanto o de apólice aberta possuem opções de coberturas em casos de problemas:



Cobertura básica ampla A


A cobertura básica ampla A é voltada para quaisquer danos de causa externa, inclusive envolvendo o roubo da carga.



Cobertura básica ampla B


No caso da contratação de cobertura básica ampla B, fica garantido o ressarcimento dos prejuízos ocasionados em decorrência de acidente envolvendo o veículo transportador (navio, avião, caminhão, etc).



Além disso, também ficam cobertos os prejuízos decorrentes de efeitos naturais, tais como:



  • inundações,

  • transbordamentos,

  • desmoronamentos.


Nessa operação de seguro, poderá ser incluído os casos envolvendo o roubo de mercadorias.



Cobertura básica ampla C


A cobertura básica ampla C é a mais restrita das opções, pois cobre apenas os riscos envolvendo eventuais acidentes com os veículos transportadores.



Independente da opção, a empresa contratante pode optar pela inserção de serviços adicionais em sua apólice, como, por exemplo, seguros para:



  • tributos,

  • fretes,

  • lucros esperados,

  • mercadorias devolvidas ou redespachadas,

  • transbordo e desvio de rotas,

  • riscos de greves, etc.


Diante de tantas variedades, vale a pena contar com especialistas no assunto que possam avaliar e apresentar as melhores opções para cada situação específica.



A Amtrans Logistics oferece orientação para a escolha do seguro internacional mais adequado a sua carga, reduzindo custos e garantindo segurança e tranquilidade em todos os embarques.



Para saber mais e tirar dúvidas a respeito do seguro de cargas, acesse nosso site e utilize nossos canais de comunicação para esclarecimentos. Estamos sempre prontos para colaborar e atender a demanda do seu negócio envolvendo o comércio exterior!


 

Fonte: http://www.susep.gov.br/menu/informacoes-ao-publico/orientacao-ao-consumidor/contratacao-de-seguros-no-exterior




Compartilhe

Artigos Relacionados





QUAX - Sites & Sistemas