Um panorama do mercado de exportação de pedras naturais
O mercado de pedras naturais é promissor e possui ainda muito espaço para que o Brasil continue crescendo como exportador nesse segmento.
As pedras sempre foram utilizadas na indústria da construção civil, onde durante muito tempo serviram como elementos estruturais das edificações e atualmente são aplicadas em diferentes etapas, como, por exemplo:
- agregadas ao concreto,
- elementos estruturais de paredes,
- muros,
- pontes,
- revestimentos de pisos e paredes.
Esse último item é o que chama a atenção do mercado internacional, uma vez que essas pedras ornamentais são utilizadas também como decoração e nos artigos de móveis.
Além disso, esses produtos também servem como matéria-prima de objetos ornamentais, como porta-copos, cinzeiros, pesos de papel, etc.
O mercado brasileiro de exportação de pedras naturais
O mercado brasileiro de exportação de pedras naturais teve o seu destaque no ano de 2021, quando nosso país bateu o recorde na comercialização desses produtos para o exterior.
No ano de 2022, tivemos um pequeno recuo de 4%, no entanto, os valores negociados chegaram a US$ 1,28 bilhão, um resultado bastante expressivo e interessante.
De acordo com o Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas), no ano de 2023 o faturamento registrado foi de US$ 1,1 bilhão.
De acordo com os especialistas do setor, somente agora estamos enfrentando os impactos da pandemia, no entanto, os números apresentados são proporcionais àqueles do período pré-Covid, portanto, considerados elevados.
Estratégias já estão sendo tomadas para que no ano de 2024 tenhamos um crescimento nas vendas, quando uma aproximação do setor com arquitetos e designers internacionais faz parte dos planos, especialmente no que se refere a participação brasileira em feiras no exterior.
Tipos de pedras naturais mais exportadas
O Brasil é o quinto maior exportador de pedras naturais do mundo, possuindo a maior diversidade geológica do planeta, com mais de 1.200 variedades desse material.
As chapas e blocos de mármore e granito são os produtos mais vendidos no mercado internacional, ocorrendo ainda a comercialização de quartzitos, produtos de ardósia e de pedra-sabão.
Atualmente, algumas medidas vêm sendo adotadas visando fortalecer ainda mais o setor, especialmente no que se refere ao comércio exterior, quando ações ocorrem para:
- estimular o desenvolvimento das empresas envolvidas no segmento,
- sensibilizar a demanda com relação a diversidades das pedras brasileiras,
- promover a ampliação do mercado e desconcentrar as exportações,
- promover a imagem do setor junto aos profissionais da área no mercado externo.
Conheça os nossos parceiros internacionais
Apesar da diminuição do faturamento obtido em 2023 se comparado com o ano anterior, o fato é que continuamos fortes e o desempenho obtido é considerado positivo pelos especialistas do setor.
Nossos maiores parceiros internacionais são:
- Estados Unidos,
- China,
- Itália,
- México,
- Reino Unido.
Os Estados Unidos absorveram 54,7% de toda a produção brasileira remetida para o exterior, portanto, é um mercado que vem recebendo toda a atenção, inclusive com a confirmação do Brasil na KBIS 2024, um dos principais eventos mundiais que acontecerá em fevereiro em Las Vegas.
Com relação aos estados brasileiros produtores e exportadores das pedras naturais, o grande destaque é o Espírito Santo, com 82,24% dos embarques, seguido por Minas Gerais e Ceará.
Os principais portos brasileiros utilizados nas operações para a remessa desses produtos são o de Vitória e o do Rio de Janeiro.
Agora que você possui mais informações a respeito desse importante segmento de negócios, conheça as soluções AMTRANS para exportação de pedras naturais e conte com uma empresa especializada em logística internacional!
Fontes:
https://balanca.economia.gov.br/balanca/IPQ/index.html
https://revistamineracao.com.br/2024/01/25/exportacoes-rochas-naturais-brasileiras-faturamento-2023/