Carga projeto: o que é e tudo o que você precisa saber - AMTrans Logistics
AMcloud

Blog



#Logística

Carga projeto: o que é e tudo o que você precisa saber

Você sabe o que é carga projeto e como funciona essa operação? Leia nosso post e conheça os detalhes a respeito desse assunto!

Carga projeto: o que é e tudo o que você precisa saber
26 de Setembro de 2022

Você já ouviu falar em carga projeto e como funciona essa operação?



A globalização e as possibilidades existentes para que tecnologias atravessem o mundo de forma rápida e segura tornaram-se constantes em todo o planeta.



O Brasil, em função da sua diversidade econômica, precisa contar com equipamentos que muitas vezes vem de longe, assim como é também um grande exportador de produtos que exigem tratamentos diferenciados na logística.



Para se ter ideia dessa realidade, no primeiro semestre de 2022, segundo o Portal de Notícias da Indústria (Ipesi), o Brasil exportou US$ 5,6 bilhões em máquinas e equipamentos, com destaque para:



  • máquinas rodoviárias,

  • motores e grupos geradores,

  • equipamentos navais.


Muitos desses equipamentos exigiram tratamentos diferenciados para que pudessem ser transportados com qualidade e segurança.



Neste post, apresentaremos a carga projeto e o que você precisa saber com relação a comercialização internacional desse tipo de material. Continue lendo e saiba mais a respeito!



O que é carga projeto?


Carga projeto é o nome que se utiliza quando se faz necessário um transporte customizado, ou seja, trata-se da movimentação de materiais que não são compatíveis em dimensões e peso com os contêineres convencionais.



Para isso, em muitos casos são necessários:



  • carretas rebaixadas,

  • contêiner Flat Rack, Mafi, Open Top,

  • guindastes especiais,

  • espaços especiais em navios contêineres ou navios de carga solta e Ro-Ro.


A operação que envolve a movimentação e transporte dessas mercadorias precisa ser estudada, tornando-se um projeto que envolve muitos profissionais especialistas no assunto.



Não são raros os casos onde esses materiais não podem seguir por quaisquer ruas, exigindo cuidados especiais que envolvem autoridades, além de processos específicos que precisam ser observados nos portos e aeroportos que serão utilizados para o embarque desses produtos.



Como funciona a operação?


A operação de carga projeto inicia-se na coleta do material a ser transportado, onde em muitos casos precisará ser desmontado ou dividido, viabilizando sua movimentação.



Os cuidados com as embalagens também são fundamentais, pois cargas soltas podem ser rejeitadas no processo de embarque, portanto, é preciso averiguar as exigências legais e as determinações do fornecedor para que os materiais não sejam danificados ou venham a causar problemas.



No caso de peças não desmontáveis, é preciso que informações sejam repassadas pelo fornecedor, como, por exemplo:



Diante de tantos detalhes, compreende-se o porquê do uso do nome de “carga projeto” nesse tipo de processo.



Principais cuidados


Além dos detalhes já apresentados, é fundamental que se verifique a legislação do país de destino nos casos envolvendo exportação.



O que é aceito no Brasil pode se transformar em um sério problema no exterior, portanto, é preciso uma averiguação e validação das exigências legais do país que irá receber a mercadoria.



Outro assunto a ser observado diz respeito ao recebimento das mercadorias no porto ou aeroporto pela qual será despachado, onde é preciso verificar detalhes, como:



  • data de entrada do produto,

  • licença especial de transporte,

  • custos das estadias (detention), etc.


O processo de embarque exige outras ações que precisam ser planejadas com antecedência, envolvendo o local onde a mercadoria deverá estar posicionada, pois quanto mais perto do veículo de transporte, maior a segurança e facilidades no processo.



Por fim, é preciso uma avaliação minuciosa dos custos envolvidos na operação, tanto nos portos quanto em aeroportos, uma vez que cada carga projeto possui especificidades e valores diferenciados em função de suas características e dificuldades operacionais.



Como se observa, é necessário contar com profissionais capacitados e experientes para lidar com tantos detalhes que envolvem esse tipo de operação.



A AMTRANS é uma empresa especializada no assunto, oferecendo seus serviços de forma a cuidar de toda a operação logística nos casos de exportação ou importação desse tipo de material.



Acesse nosso site e conheça detalhes de como podemos colaborar com o seu negócio, assegurando rapidez, eficiência e o melhor custo-benefício do mercado para operações envolvendo carga projeto!


 


Fonte: https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/transporte-terrestre/transporte-rodoviario-de-cargas


 

Fonte: https://www.tcp.com.br/carga-projeto/




Compartilhe

Artigos Relacionados





QUAX - Sites & Sistemas