Frete marítimo ou aéreo: como saber escolher!
Sua empresa sabe quando utilizar o frete marítimo ou aéreo nos negócios internacionais?
A decisão pelo melhor modal depende muito das necessidades e exigências do público na qual sua empresa atende.
Isso significa que é preciso considerar alguns fatores para acertar na melhor escolha, como, por exemplo:
- custo do frete,
- tempo de entrega,
- tipo de mercadoria a ser transportada, etc.
Cada vez mais as oportunidades de negócios com outros países passam a fazer parte da realidade de milhares de empresas em todo o país.
Para se ter ideia, só no ano de 2021, segundo um estudo realizado pela ApexBrasil, foram exportados US$ 280 bilhões, um aumento de 34% quando comparado aos resultados do ano anterior.
Diante dessa realidade, apresentaremos dicas importantes para saber escolher entre o frete marítimo ou aéreo. Continue lendo e conheça detalhes sobre o assunto!
Quais as diferenças entre o frete marítimo e aéreo?
Uma das maiores dúvidas das empresas que estão iniciando os processos de exportação ou importação está na escolha do tipo de transporte a ser usado.
O que é melhor? Optar pelo frete marítimo ou aéreo?
A resposta para essa pergunta depende de um estudo a respeito do seu segmento e mercado de atuação, além da forma com que sua empresa trabalha com relação ao giro dos produtos e política de estoques. Vamos conhecer detalhes:
Frete marítimo
Escolher o frete marítimo é uma excelente opção para empresas que precisam diminuir os custos de transporte e podem entregar ou receber mercadorias sem a pressão do tempo.
Como exemplo, mercadorias embarcadas na China levam cerca de 70 dias para estarem à disposição dos compradores no Brasil.
A viagem do navio, prevendo-se paradas em diversos portos, alcança 45 dias de viagem, no entanto, existem todos os trâmites burocráticos e logísticos para que todo o processo seja atendido.
Frete aéreo
A opção pelo frete aéreo tem como diferencial o tempo de entrega das mercadorias, ou seja, usando o mesmo exemplo entre China e Brasil, o prazo de liberação das mercadorias em nosso país leva entre 10 e 15 dias.
Apesar do diferencial do tempo, é importante lembrar que os custos aéreos são bem mais elevados do que os marítimos, portanto, é preciso considerar esse detalhe em uma negociação.
O frete aéreo é muito interessante para produtos que tem alto valor agregado ou ainda, para aqueles que precisam ser despachados rapidamente.
Qual escolher?
Como vimos, a escolha pelo frete marítimo ou aéreo depende dos objetivos da operação e do atendimento às expectativas dos interessados.
A melhor opção para realizar a escolha está em contar com especialistas no assunto que poderão, em função da sua experiência, apresentar as melhores alternativas que venham a atender as necessidades da sua empresa.
A AMTRANS, uma empresa especializada que atua no mercado desde 2001, conta com mais de 100 profissionais qualificados e prontos para localizar a melhor opção para o seu negócio.
Além disso, coloca-se à disposição para contribuir com todo o processo burocrático e toda a área logística, providenciando para que as diversas tarefas que envolvem a operação sejam realizadas com qualidade, desde a coleta até a entrega das mercadorias.
Independente do modal a ser utilizado e do tipo de mercadoria que sua empresa precisa trazer do exterior ou remeter a qualquer país do mundo, a AMTRANS está pronta para ajudar e garantir sucesso à operação.
Acesse agora nosso site e faça uma cotação. Oferecemos o melhor custo-benefício do mercado e garantimos as melhores oportunidades e escolhas para o seu negócio!