AMcloud

Blog



#Importação

Cargas consolidadas na importação marítima: o que é e como funciona?

Você sabe como funcionam as cargas consolidadas na importação marítima? Leia nosso post, saiba o que é e os detalhes dessa operação!

Cargas consolidadas na importação marítima: o que é e como funciona?
31 de Maio de 2022

Optar por cargas consolidadas na importação marítima é uma forma de diminuir os custos de transporte e facilitar os processos burocráticos.



Cada vez mais os consumidores buscam por novidades, o que faz com que muitos empreendedores optem por trazer mercadorias do exterior, oportunizando um diferencial de mercado aos seus negócios.



Para se ter ideia dessa movimentação, no ano de 2021 as importações brasileiras alcançaram a cifra de US$ 219,4 bilhões, o que significa um crescimento de 38,2% se comparado ao ano de 2020.



O transporte marítimo continua sendo o principal meio logístico para os negócios internacionais, possibilitando que grandes quantidades de materiais sejam transportados com segurança e qualidade.



Neste post, apresentaremos as cargas consolidadas para importação marítima, uma excelente opção para empresas que desejam trazer mercadorias do exterior pagando menos e diminuindo consideravelmente a burocracia.



O que é uma carga consolidada na importação marítima?


 


A carga consolidada na importação marítima ocorre quando um contêiner é compartilhado entre dois ou mais importadores.



Isso acontece quando o volume de mercadorias não preenche todos os lugares do contêiner, possibilitando que outras cargas possam utilizar o mesmo equipamento, evitando espaços vazios e reduzindo os custos de transporte.



Essa operação é vantajosa para a empresa transportadora que pode absorver maior quantidade de mercadorias nos navios e também para os importadores que trabalham com materiais que ocupam pouco espaço.



Além disso, apresentam outras vantagens, tais como:



  • diminuição da burocracia, existindo um único conhecimento principal,

  • dinamismo na conferência dos produtos,

  • facilidade do manuseio das mercadorias.


De maneira geral, todo o processo se torna mais simples, envolvendo os profissionais que respondem pela movimentação nos portos, fiscais e agentes de cargas.



Cuidados com as cargas consolidadas


 


A partir da decisão pela consolidação das cargas, é preciso que alguns cuidados sejam tomados.



O primeiro deles diz respeito aos cuidados físicos da mercadoria, onde produtos frágeis não devem dividir a carga com qualquer tipo de mercadoria, pois corre o risco de sofrer danos.



É fundamental que toda a atenção com relação a esse assunto seja avaliada, verificando se os padrões de qualidade estão sendo atendidos, tais como:



  • embalagens,

  • paletização,

  • empilhagem.


Empresas que pretendem importar alimentos, medicamentos ou produtos químicos precisam redobrar os cuidados, pois existem regras e normas para o transporte desses materiais, onde eles não podem compartilhar espaços com determinadas mercadorias.



Por fim, é fundamental a atenção para a experiência da empresa consolidadora, responsável em organizar todo o processo e garantir que as mercadorias cheguem ao seu destino com segurança, agilidade e transparência.



Como funciona a consolidação?


 


A melhor maneira para realizar uma importação marítima utilizando cargas consolidadas está em contar com uma empresa experiente nesse processo.



Essa empresa se responsabiliza em avaliar a possibilidade de adotar esse tipo de transporte, verificando a legislação e as condições ideais para garantir a qualidade e a segurança dos materiais.



A partir de um único conhecimento de carga, conhecido como “master”, as demais cargas são agrupadas.



Para cada processo de importação que será embarcado no mesmo contêiner, é emitido um conhecimento (tratado como house ou filhote), que tem por objetivo facilitar a separação dos produtos no momento do desembarque.



É importante destacar que cada produto possui particularidades, portanto, é imprescindível que todos os cuidados sejam tomados evitando transtornos e problemas que poderiam ser evitados.



Se a sua empresa busca pelas melhores soluções nos processos que envolvam a importação marítima, é fundamental contar com quem possui capacidade para cuidar de todas as ações envolvendo as movimentações do local de origem até o galpão do seu empreendimento.



Definitivamente, a consolidação de cargas é uma excelente opção que deve ser avaliada. Para isso, conheça a AMTRANS Logistics, uma empresa especializada e reconhecida internacionalmente, voltada a atender com transparência, simplicidade e comprometimento centenas de clientes espalhados por todo o país.



Fontes:



https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-licenca-de-importacao


 

Fonte: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/paf/importacao/importacao-de-produtos




Compartilhe

Artigos Relacionados





QUAX - Sites & Sistemas