Exportação de carne de frango: Brasil é potência mundial na avicultura - AMTrans Logistics
AMcloud

Blog



#Exportação

Exportação de carne de frango: Brasil é potência mundial na avicultura

O Brasil é líder mundial na exportação de carne de frango. Leia nosso post e conheça detalhes e as perspectivas para o futuro!

Exportação de carne de frango: Brasil é potência mundial na avicultura
09 de Outubro de 2023

O Brasil é a maior potência mundial na exportação de carne de frango.


 


Nosso país possui um controle e normas rígidas contra a Influenza Aviária, uma doença de alto risco e contagiosa para aves domésticas e silvestres que pode atingir mamíferos e, inclusive, o homem.


 


Diante da seriedade com que esse assunto é tratado no Brasil, nossa produção acaba sendo considerada um “porto seguro” para o suprimento global de carne de frango.


 


Com relação à produtividade, estamos na segunda posição no ranking mundial, ficando apenas atrás dos Estados Unidos, no entanto, como já mencionado, somos os líderes na exportação.


 


Para se ter ideia, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, de cada 100 quilogramas dessa proteína consumida no mundo, 15 kg são fornecidos por nosso país.


 


Neste post, apresentaremos detalhes da exportação de carne de frango do Brasil e o que o futuro nos reserva. Continue lendo e conheça detalhes a esse respeito!


 


O mercado brasileiro na exportação de carne de frango


 


A exportação de carne de frango no ano de 2022, segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) totalizou 4,822 milhões de toneladas, um recorde histórico que supera em 4,6% o total exportado no ano anterior.


 


Essa receita obtida com esse volume de negócios alcançou US$ 9,762 bilhões, um novo recorde que representou um acréscimo de 27,4% se comparado a 2021.


 


O aumento nos valores foi decorrente da subida dos preços no mercado internacional, em função da guerra da Ucrânia e de questões sanitárias ocorridas em alguns países.


 


Desse modo, o ano de 2023 vem correspondendo às expectativas e conforme a ABPA. No primeiro semestre, as exportações chegaram a 2,629 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 8,5% se comparado ao mesmo período de 2022.


 


A receita, por sua vez, alcançou US$ 5,168 bilhões, um avanço de 9,3%, tomando-se em conta o mesmo período citado acima.


 


Descubra os principais países importadores da carne de frango brasileira


 


Os principais importadores da carne de frango brasileira no primeiro semestre de 2023 envolveram os seguintes países:


 



  • China - 390,7 mil toneladas,



  • Japão - 219,8 mil toneladas,



  • Emirados Árabes Unidos - 200,1 mil toneladas,



  • África do Sul - 189,7 mil toneladas,



  • Arábia Saudita - 176,8 mil toneladas.


 


 


O sucesso brasileiro se dá, em grande parte, conforme já vimos, nas condições sanitárias que o país possui.


 


Além disso, outros fatores colaboram para essa situação, como investimentos em tecnologia e a adoção de boas práticas no agronegócio.


 


Nosso país também é privilegiado em ter excelentes recursos naturais e clima favorável, além de ter construído uma forte cadeia produtiva, situação que contribui muito para o sucesso do setor.


 


Quais são as perspectivas para a exportação de carne de frango nos próximos anos?


 


Estamos vivendo um momento onde foi constatada pela primeira vez no território nacional a presença da Influenza Aviária e o Ministério da Agricultura e Pecuária trabalha para evitar a disseminação da doença.


 


O fato foi constatado em aves silvestres que possivelmente migraram de outros países, porém, não existem registros de gripe aviária em plantéis comerciais, portanto, o Brasil continua livre da enfermidade perante a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).


 


Por sua vez, as perspectivas para a exportação de carne de frango nos próximos anos são animadoras, pois, de acordo com o relatório do Departamento de Agricultura dos EUA, nosso país deverá apresentar uma taxa de crescimento anual de 2,4% no período entre 2022/23 e 2032/33.


 


O relatório demonstra que o Brasil deverá deter 35,5% das exportações globais no setor, seguido pelos Estados Unidos com 25% e Tailândia com 8,5%.


 


Diante de todos esses números, não é difícil de se prever as oportunidades que esse segmento oferece a quem deseja exportar.


 


Agora que você já sabe que continuaremos sendo uma potência mundial na avicultura, vale a pena fazer uma cotação com a AMTRANS e conhecer nossas soluções logísticas internacionais. Faça contato e confira nossa estrutura!


 


Fontes:


https://www.gov.br/agricultura/pt-br


https://abpa-br.org/


https://www.usda.gov/


https://www.embrapa.br/suinos-e-aves/influenza-aviaria


Crédito Foto de Capa:Fahroni Istok


 





Compartilhe

Artigos Relacionados





QUAX - Sites & Sistemas