AMcloud

Blog



#Exportação

Exportação de arroz: descubra o que esperar desse mercado em 2024

Exportação de arroz, AMTRANS

Exportação de arroz: descubra o que esperar desse mercado em 2024
14 de Fevereiro de 2024

A exportação de arroz apresentou muitas inconstâncias no ano de 2023, apresentando no decorrer do período altos e baixos.


 


De acordo com o diretor de Assuntos Internacionais da Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz), Gustavo Trevisan, o ano foi de muitas dificuldades climáticas e cambiais, no entanto, o segmento acabou tendo um bom desempenho com relação às exportações.


 


Trevisan destaca ainda que o arroz brasileiro está consolidado na América do Sul, Central e do Norte, em função da qualidade dos nossos produtos.


 


Conforme o diretor, é preciso promover ações visando o comércio do arroz beneficiado no mercado externo, pois essa ação eleva os resultados desse produto que possui um maior valor agregado nesse segmento.


 


Hoje, apresentaremos detalhes da exportação de arroz e o que esperar do mercado no ano de 2024. Para saber mais a respeito, basta continuar a leitura e conferir o que vem por aí!


 


Principais destinos da exportação de arroz


 


Segundo o site SoCientífica, o arroz é o alimento básico da metade da população do mundo, sendo o responsável pelo fornecimento de 50% das calorias necessárias para a sobrevivência desse contingente de pessoas.


 


O Brasil é o 9º principal produtor mundial de arroz, sendo o maior das Américas, quando é o responsável por 31% da produção do nosso continente.


 


No mundo, o maior produtor é a China, seguido da Índia e Bangladesh.


 


Os principais destinos do nosso cereal em 2023 foram:



  • Países Baixos,

  • Peru,

  • Estados Unidos,

  • Cuba,

  • Bélgica,

  • Costa Rica,

  • México,

  • Bolívia,

  • Canadá,

  • Curaçao.


 


A exportação de arroz no Brasil ocorre através do modal marítimo, em função dos custos envolvidos, volumes enviados e segurança das operações.


 


Altos e baixos do setor em 2023


 


Apesar do desempenho da exportação de arroz ter sido considerado bom em 2023, o fato é que tivemos quedas se compararmos os números com o ano anterior.


 


O arroz (base casca) totalizou vendas de 1,73 milhão de toneladas, obtendo uma receita de US$ 622 milhões, portanto, houve uma queda de 13% no volume e de 5,2% em receita se comparado ao ano de 2022.


 


Já o beneficiado somou vendas de 923,7 mil toneladas com um faturamento de US$ 306,3 milhões, ou seja, uma queda também de 13% com relação ao volume comercializado com o exterior.


 


Os altos e baixos fizeram parte da rotina dos produtores e exportadores, uma vez que convivemos com o fenômeno climático conhecido como El Niño, um dos responsáveis pela queda da produção e com constantes oscilações nos preços internacionais desse cereal.


 


Perspectivas na exportação de arroz em 2024


 


Para o ano de 2024, as perspectivas se apresentam positivas quando o assunto se refere à exportação de arroz.


 


De acordo com a Abiarroz, as vendas devem ficar em um volume próximo aos negócios realizados em 2023, no entanto, os problemas vivenciados pela Índia podem produzir reflexos no mercado internacional.


 


Apesar da China ser o maior produtor mundial desse produto, o campeão em exportação no planeta é a Índia.


 


Ocorre que o governo indiano proibiu a exportação desse produto em 2023, visando conter a alta dos preços no mercado interno daquele país.


 


A decisão continua sendo mantida pelas autoridades em 2024, abrindo possibilidades para que outros países atendam a demanda gerada pelos importadores.


 


Desse modo, essa situação pode beneficiar os exportadores brasileiros, tanto na venda dos produtos como também na valorização do preço do arroz no mercado mundial.


 


O fato é que o mercado reage a partir de decisões políticas, clima e, em especial, da demanda mundial, portanto, espera-se um ano de 2024 equilibrado.


 


Para colaborar com os seus negócios internacionais referente ao processo logístico, vale a pena conhecer e contar com a AMTRANS, uma empresa experiente e especializada no assunto. Entre em contato e conte com nossos serviços!


 


Fontes:


https://abiarroz.com.br/


https://www.canalrural.com.br/agricultura/arroz/exportacoes-de-arroz-do-brasil-caem-13-em-2023/


https://www.embrapa.br/agencia-de-informacao-tecnologica/cultivos/arroz/pre-producao/socioeconomia/estatistica-de-producao


https://planetaarroz.com.br/india-deve-manter-exportacoes-proibidas-ate-2024-e-sustentar-precos-globais/


 





Compartilhe

Artigos Relacionados





QUAX - Sites & Sistemas