A expansão e investimento na Rota Asiática
A Rota Asiática é um grande atrativo para as empresas exportadoras brasileiras. Trata-se de um destino que possui ótimos parceiros comerciais – com destaque para a China, que é o principal parceiro comercial do Brasil.
Por conta disso, expansão e investimento nessa rota são cada vez mais comuns. O objetivo é facilitar a exportação para essa região, especialmente pelo modal marítimo.
Por conta da pandemia do Coronavírus, os valores de frete internacional pela Rota Asiática dispararam e preocupam as empresas brasileiras. Neste contexto, o transporte internacional para os países do oriente merece uma atenção especial.
Neste artigo vamos entender melhor a expansão e investimento na rota. Confira:
A procura para investimento na Rota Asiática
Um dos grandes motivos para a procura pelo movimento de expansão e investimento são os altos custos para as empresas exportadoras. Desde 2017, o frete entre Brasil e Ásia já era considerado alto e a situação vem se agravando.
Benefícios de exportar nesta rota
A exportação pela Rota Asiática traz várias vantagens para as empresas brasileiras. Veja quais são os principais deles:
- Aumento da participação de mercado. As empresas que exploram a exportação para a Ásia conseguem entrar em novos mercados – fazendo com que seu market share (participação no mercado) aumente naturalmente.
- Melhoria da competitividade no mercado interno. Para que seja possível exportar para a Ásia, as empresas precisam ter um nível elevado de qualidade, seguindo os padrões exigidos pelo país de destino. Com essas exigências e uma busca pela melhoria contínua, o produto também se torna mais competitivo no mercado interno.
- Aumento dos resultados financeiros. Ao iniciar relações comerciais com a Ásia, sua empresa obtém um aumento na demanda por seus produtos. Com isso, torna-se possível reduzir os custos fixos da produção e obter vantagens na aquisição de matéria-prima – aumentando a rentabilidade das operações.
- Menor dependência do mercado interno. Ao exportar pela Rota Asiática, sua empresa fica menos vulnerável às mudanças de demanda do mercado interno.
- Evolução do negócio. Por meio do benchmarking com empresas asiáticas, é possível ter contato com diversas novas tecnologias dentro de sua área de atuação. Com isso, ocorre uma evolução natural do seu negócio.
Principais países que importam do Brasil
Quando falamos sobre essa determinada rota, é importante destacar os principais países que importam do Brasil. Veja quais são eles:
- China;
- Japão;
- Coreia do Sul;
- Singapura;
- Malásia;
- Vietnã;
- Indonésia;
- Índia;
- Hong Kong;
- Tailândia.
Os principais produtos exportados pelo Brasil para a Ásia incluem os agropecuários, indústria extrativa, commodities, implementos agrícolas e biodiesel.
Como minimizar o impacto de altos custos na Rota Asiática
Você deseja exportar para a Ásia mas sem sofrer os impactos dos altos custos do frete nesta rota? Existem algumas estratégias que você pode adotar:
- Planejamento antecipado das exportações – garantindo uma logística antecipada;
- Acompanhamento frequente dos valores de frete;
- Estudo de diferentes opções de rotas;
- Uso da tecnologia a seu favor;
- Busca de um parceiro de logística confiável.
Você já conhecia todas essas informações sobre a exportação pela Rota Asiática? Quer obter os melhores resultados na exportação? Então fale com nossos especialistas.