Como exportar minérios de alumínio e derivados?
Exportar minérios de alumínios e derivados é uma oportunidade para quem deseja expandir seus negócios e os primeiros meses de 2024 apresentaram elevação nas operações comerciais internacionais, comparado a 2023.
As exportações de alumínio e seus produtos, entre elas a bauxita e a alumina, representam em torno de 2,5% do total das operações comerciais realizadas pelo Brasil no mercado exterior.
Segundo levantamento postado na Associação Brasileira do Alumínio (Abal), de janeiro a maio de 2024 as exportações desse setor somaram 227,2 mil toneladas. No mesmo período de 2023 o volume comercializado foi de 205,6 mil toneladas.
Entre os itens mais vendidos para o exterior nos primeiros cinco meses de 2024 estão:
- alumínio primário/ligas, 117,9 mil toneladas,
- sucatas, 20,8 mil toneladas,
- semimanufaturados/manufaturados, 88,5 mil toneladas.
Já entre os principais compradores estão: Canadá, Noruega, Islândia, Japão, Estados Unidos, Bahrein, Suíça, Argentina, Catar e Irlanda.
Ficou interessado em saber como exportar minérios de alumínio e seus derivados? Confira o passo a passo que elaboramos para ajudar você.
Passo a passo para exportar minérios de alumínio e derivados
Exportar minérios de alumínio exige muita atenção e cuidado, isso porque a operação envolve processos burocráticos e logísticos complexos e para a segurança e o sucesso da negociação você precisa:
Obtenção e processamento dos minérios
O primeiro passo para exportar minérios de alumínio e seus derivados está relacionado à obtenção do material.
Ou seja, você precisa se certificar que os minérios foram extraídos e processados conforme as regulamentações ambientais brasileiras.
Da mesma forma que será necessário se inteirar das exigências regulatórias e dos critérios legais em relação à saída dos minérios de alumínio do país.
Conformidade com regulamentações e certificações
Outro passo importante para exportar minérios de alumínio é buscar conhecer quais são as exigências e os requisitos regulatórios do país de destino.
Por exemplo, se você for exportar minérios de alumínio para a China deverá ter um certificado de registro da Administração Geral de Alfândega da China (GACC), a agência aduaneira do governo chinês, e atender aos padrões ambientais e de segurança do país.
Já as exportações para países da UE devem cumprir as regulamentações estabelecidas pela Diretiva de Resíduos de Mineração da União Europeia. Entre as exigências, o exportador precisa ter o Certificado de Conformidade REACH.
No caso dos Estados Unidos, o exportador deverá atender aos padrões de conformidade social estabelecidos pela Iniciativa de Minerais Responsáveis (RMI), além de cumprir as normas da Agência de Proteção Ambiental dos EUA.
Identificação e abordagem de mercados-alvo
Exportar minérios de alumínio é uma oportunidade de expansão de negócios, porém, para que as operações sejam realizadas com sucesso, é preciso identificar quais são os mercados mais promissores.
Uma boa dica é pesquisar sobre os países que apresentam alta demanda dos minérios de alumínio e derivados, buscando entrar no mercado para suprir a lacuna existente.
Outra dica é investir nos principais consumidores desses produtos, que estão entre China, Estados Unidos e União Europeia, e tentar ganhar o mercado.
Logística e transporte internacional
Quem deseja exportar precisa saber que os minérios de alumínio e seus derivados tendem a ser naturalmente pesados.
Por isso, você vai precisar contar com uma logística eficiente para garantir a segurança e reduzir custos com o transporte, que geralmente é feito pelo modal marítimo.
Esse processo demanda o planejamento de etapas importantes, como o carregamento e o transporte até os portos, e desses até o país de destino e posteriormente até o seu cliente.
Estratégias de venda e desenvolvimento de mercado
Se o desejo é expandir seus negócios, para exportar minérios de alumínio você precisa contar com um plano estratégico para a venda dos produtos.
Uma forma de fazer isso é participando de feiras comerciais internacionais relacionadas ao setor.
Outra estratégia para alavancar suas vendas no comércio exterior é formar parcerias. Você também pode contar com as inúmeras plataformas digitais para alcançar potenciais clientes ao redor do mundo.
Agora que você já sabe como exportar minérios de alumínio e derivados, conte com a AMTRANS, oferecemos soluções completas para a logística da sua carga de exportação.
Fonte:
https://abal.org.br/estatisticas/comercio-exterior/exportacoes-brasileiras-de-aluminio/
https://echa.europa.eu/pt/regulations/reach/understanding-reach