Café brasileiro: 5 passos essenciais para a exportação - AMTrans Logistics
AMcloud

Blog



#Exportação

Café brasileiro: 5 passos essenciais para a exportação

Você conhece os 5 passos essenciais para realizar a exportação do café brasileiro? Confira nosso post e conheça detalhes a respeito!

Café brasileiro: 5 passos essenciais para a exportação
21 de Outubro de 2024

O café brasileiro é conhecido em todo o mundo, afinal, somos os maiores produtores e exportadores desse produto.


 


De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o Brasil é o responsável por 38% da produção global desse grão.


 


A previsão é que a safra 2023/24 alcançará uma produção aproximada de 66,3 milhões de sacas, enquanto o Vietnã, segundo maior produtor, deverá atingir um total de 27,5 milhões, uma diferença bastante significativa no ranking mundial em termos de resultados.


 


Grande parte da nossa produção acaba sendo comercializada com outros países, onde nosso café é reconhecido como um dos melhores do mundo, portanto, são muitas as possibilidades existentes para empreendedores que desejam obter sucesso nesse segmento contando com o mercado exterior.


 


Deseja conhecer os 5 passos que precisam ser dados para desenvolver a exportação de café brasileiro? Continue a leitura e confira!


 


Passos essenciais para uma exportação bem-sucedida do café brasileiro 


 


Para que se possa alcançar o sucesso na exportação do café brasileiro, algumas ações precisam ser tomadas, visando os resultados desejados. Vamos a elas:


 


Entenda o mercado de café internacional


 


É fundamental que o empreendedor interessado em trabalhar com essa grande oportunidade de mercado tenha conhecimento.


 


Isso significa identificar os principais países consumidores e suas tendências.


 


Além disso, vale a pena descobrir novas oportunidades, tipos de café preferidos e especialmente a legislação dos países importadores com relação às exigências e normas regulatórias.


 


Prepare-se para a documentação necessária


 


O processo de exportação exige uma série de documentos que precisam estar atualizados e segundo as exigências legais e fiscais, brasileiras e internacionais, portanto, esteja pronto para providenciar:


 



  • fatura pró-forma,

  • nota fiscal,

  • fatura comercial,

  • certificado de embarque,

  • romaneio,

  • certificado de origem.


 


Além disso, esteja atento às normas do país importador com relação às embalagens e exigências legais que precisam ser atendidas em sua totalidade, sob risco da carga ser devolvida.


 


Escolha o melhor modal de transporte


 


Outro ponto importante na exportação de café brasileiro é escolher o modal adequado para a sua remessa.


 


O uso do transporte marítimo apresenta fretes com valores menores e possibilita a remessa de grandes quantidades do produto, no entanto, esbarra no problema “tempo de entrega”.


 


Quando se opta pelo modal aéreo, essa situação se reverte, portanto, é fundamental avaliar as necessidades do comprador com relação ao tempo envolvido em sua demanda e a disposição em pagar valores mais altos de transporte pelo conforto e praticidade na rapidez do processo logístico.


 


Garanta a qualidade do produto


 


O café brasileiro é conhecido pela sua qualidade, por isso é fundamental todos os cuidados com relação a esse quesito, pois não existe nenhuma dúvida que esse fator será avaliado pelo comprador quando ocorrer a chegada do produto ao seu destino.


 


A qualidade precisa estar presente em todo o processo do cultivo, especialmente nos cuidados especiais com a colheita, armazenamento e envio das mercadorias.


 


Busque parcerias e suporte


 


Por fim, busque sempre por parcerias e suporte de qualidade, pois tanto as negociações como os trâmites logísticos precisam de especialistas no setor.


 


É fundamental contar com parceiros confiáveis em todo o processo. Então, priorize a busca de apoio em:


 



  • associações,

  • órgãos governamentais,

  • corretoras de exportação,

  • consultores que conhecem o mercado internacional.


 


Como se observa, apostar na exportação do café brasileiro é uma excelente maneira de realizar grandes e excelentes negócios, no entanto, são muitos os detalhes que envolvem essa operação. Vale a pena ter o apoio de empresas e instituições que efetivamente possam ajudar.


 


Para isso, conheça a AMTRANS, uma empresa que atua no mercado logístico nos processos envolvendo exportação e importação desde 2001 e que possui, atualmente, mais de 5.000 clientes ativos em todo o Brasil!


 


Fontes:


https://www.usda.gov/


https://www.gov.br/mdic/pt-br/assuntos/comercio-exterior/estatisticas


https://balanca.economia.gov.br/balanca/IPQ/xnota.html


https://www.abic.com.br/


https://www.cecafe.com.br/


 





Compartilhe

Artigos Relacionados





QUAX - Sites & Sistemas