Café solúvel: tudo sobre a exportação marítima desse patrimônio brasileiro
O café solúvel, também conhecido como instantâneo, é preparado a partir de um extrato concentrado dos grãos que produz a segunda bebida mais consumida em todo o mundo, perdendo apenas para a água.
Tão saboroso quanto o café tradicional, o solúvel possui a vantagem de estar pronto, ou seja, basta apenas que seja adicionado água quente e pode ser consumido, podendo ainda ser adoçado para atender aqueles que não gostam da bebida amarga.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics), o consumo deste produto aumentou pela oitava vez consecutiva no Brasil em 2023, alcançando uma alta de 5,2% quando comparado ao do ano anterior.
As exportações também tiveram um acréscimo de 0,4% com relação ao volume embarcado em 2022.
O sucesso mundial do café solúvel brasileiro
O café solúvel brasileiro é sem dúvida um sucesso em muitos países do mundo.
No início do ano de 2023, uma preocupação ameaçava a possibilidade de sucesso na venda do nosso produto para o mercado externo, uma vez que a Rússia e a Ucrânia estavam em guerra.
A Rússia era até então o 2º maior comprador do nosso café e a Ucrânia o 7º, portanto, o sucesso das exportações estava ameaçado.
No entanto, não foi o que aconteceu e, conforme já mencionado, houve um pequeno crescimento no volume das exportações, quando 86.516.175 quilos foram remetidos ao exterior, com uma receita que atingiu US$ 701,3 milhões.
Principais destinos do café solúvel
O café solúvel brasileiro viaja pelos oceanos e chega a todos os continentes do mundo, agradando paladares e conquistando cada vez mais clientes.
Nossos principais compradores em 2023 foram os seguintes:
- Estados Unidos,
- Argentina,
- Japão,
- Indonésia,
- Finlândia,
- Polônia,
- Peru,
- Canadá,
- Reino Unido,
- Mianmar.
A Rússia ficou na 19ª posição e a Ucrânia não aparece entre os 25 maiores compradores.
Os tipos de café solúvel exportados foram o Spray Dried, Freeze Dried, Extract e o Coffee Preparation, destacando-se o primeiro que atingiu mais de 66 mil toneladas.
Descubra como começar a exportar
O Brasil é o maior produtor de café do mundo e no caso do solúvel a situação não é diferente.
Esse patrimônio brasileiro representa quase 3% de todas as exportações do país, portanto, um sucesso inquestionável.
Para se ter sucesso nas exportações desse produto, o primeiro passo está em conhecer detalhadamente os regulamentos nacionais e estrangeiros.
Na sequência, sua empresa deverá providenciar os seguintes registros:
- Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA),
- Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos Agropecuário (SIPEAGRO),
- Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI),
- Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX).
Sendo assim, deverá avaliar as necessidades de registro nos órgãos do país comprador e observar os requisitos de embalagem e rotulagem, bem como a documentação necessária para a exportação.
A definição do modal a ser utilizado é fundamental, onde no caso do café, o mais recomendado é o marítimo, a opção preferida desse setor.
Isso porque esse modal possibilita:
- transporte de grandes quantidades,
- segurança,
- infraestrutura adequada nos portos de todo o mundo,
- custos menores.
Como se observa, a exportação do café solúvel é um excelente negócio, porém, é determinante contar com especialistas que possam viabilizar e apoiar todas as necessidades legais e logísticas para se obter sucesso.
Nesse contexto, vale a pena conhecer as soluções AMTRANS e contar com uma empresa preparada para desenvolver e acompanhar todos os processos que envolvem a logística internacional!
Fontes:
https://www.gov.br/agricultura/pt-br
https://sistemasweb.agricultura.gov.br/pages/SIPEAGRO.html
https://www.gov.br/siscomex/pt-br