AMcloud

Blog



#Comércio Exterior

Como evitar prejuízos ao contratar um frete de exportação marítima


Como evitar prejuízos ao contratar um frete de exportação marítima
09 de Agosto de 2021

Você sabe como minimizar os riscos e aumentar o sucesso na contratação de frete de exportação? Existem várias situações que podem gerar prejuízos em operações de comércio internacional – e uma boa preparação para evitá-las é essencial.


Fechar bons negócios com empresas de outros países representa uma grande oportunidade para aumentar o faturamento. Porém, os problemas no frete podem colocar tudo a perder. O segredo está em trabalhar para garantir o sucesso nesse processo.


Neste artigo vamos ver algumas dicas para evitar prejuízos ao contratar um frete de exportação marítima. Confira!


5 dicas para evitar prejuízos ao contratar um frete de exportação marítima


1. Precisão no prazo de entrega


O prazo de entrega pode ser um desafio quando falamos sobre este tipo de frete. Estamos falando sobre casos de sobreestadia, onde o uso do container vai além do acordado e custos extras impactarão no custo do produto. 


Neste ponto, a experiência é essencial. Reconhecer o tempo de todos os processos que estão envolvidos no frete de exportação é importante para cumprir com os prazos firmados com os armadores.


2. Evite o conflito nas informações


Outro desafio em operações internacionais pode ser o conflito de informações. Seja pela barreira linguística ou pela falha na comunicação entre as diversas pessoas envolvidas, o conflito nas informações pode facilmente gerar custos extras ou causar atrasos.


Para evitar isso, a dica está em discutir todos os detalhes com os seus parceiros comerciais e com todas as partes envolvidas em todo o processo.


3. Garanta a estrutura necessária


Quando falamos sobre o envio de grandes volumes de mercadoria, é necessário que exista uma estrutura específica – tanto no carregamento quanto no recebimento dos produtos. Esse é um cuidado fundamental para evitar perda de tempo e contratação extra de maquinário para estufagem.  


4. Dê atenção para as embalagens


A utilização de embalagens inadequadas no frete de exportação aumenta as chances de sinistros durante o transporte. Mais do que isso, essas falhas também podem gerar complicações relacionadas às exigências internacionais para o transporte de cargas.


Outro ponto importante a ser destacado é que os seguros não cobrem danos causados por embalagem inadequada. Ou seja, as consequências negativas podem ser grandes na ocorrência de problemas com as embalagens.


5. Preze pela documentação correta


O frete de exportação marítima também requer atenção em relação aos vários documentos solicitados e ao preenchimento correto do mesmo. Sem isso, sua empresa certamente terá que lidar com atrasos e custos extras para correções.


Veja quais são os principais documentos que merecem sua atenção:



  • Fatura comercial ou Invoice. Esse é o documento que acompanha as mercadorias no processo de importação marítima e inclui a maioria dos detalhes de toda a transação – do início ao fim. Trata-se de algo muito semelhante a uma Nota Fiscal com validade internacional.

  • Romaneio ou Packing List. O Romaneio, ou Packing List, é o documento de embarque que discrimina todas as mercadorias embarcadas em todos os componentes de uma carga. O Romaneio identifica itens na remessa e inclui o peso líquido e bruto e as dimensões dos pacotes. Ele também identifica todas as marcações que aparecem nas embalagens e quaisquer instruções especiais para garantir a entrega segura da mercadoria ao seu destino final.

  • Conhecimento de Embarque. O Conhecimento de Embarque é um contrato de transporte entre a companhia marítima e o proprietário da carga. É um documento emitido pela transportadora para acusar o recebimento da carga para embarque a bordo de seus navios.

  • Certificado de Origem. O Certificado de Origem é um importante documento de comércio internacional que certifica que as mercadorias em uma determinada remessa de exportação são totalmente obtidas, produzidas, fabricadas ou processadas em um determinado país. Eles também servem como uma declaração do exportador.


Além disso, as empresas que desejam exportar no Brasil precisam também de outros documentos exigidos pela legislação brasileira:



  • Registro de Exportação;

  • Nota Fiscal;

  • Comprovante de Exportação (CE);

  • Contrato de Câmbio.


Conte com a ajuda da AMTRANS!


Na busca por evitar prejuízos ao contratar um frete de exportação marítima, encontrar parceiros confiáveis pode fazer toda a diferença. E a AMTRANS pode garantir um processo de logística completa para sua empresa.


De acordo com a estatística Dataliner, a AMTRANS é o segundo maior agente de cargas do Brasil. Somos comprometidos em conhecer cada um de nossos clientes e desenvolver soluções logísticas personalizadas que atendem necessidades exclusivas.


Além disso, possuímos uma atenção especial com a logística de commodities - que requer conhecimento e planejamento. Nossa equipe especializada no setor oferece soluções personalizadas, de acordo com cada tipo de produto e suas particularidades. 


Você gostou das dicas para evitar prejuízos ao contratar um frete de exportação marítima? Quer mais agilidade e eficiência na movimentação de commodities? Consulte nossos especialistas e entenda como podemos ajudá-lo!





Compartilhe

Artigos Relacionados





QUAX - Sites & Sistemas