Etapas da importação de tecidos - AMTrans Logistics
AMcloud

Blog



#Importação

Etapas da importação de tecidos

Você sabe quais são as etapas da importação de tecidos e seus 5 passos para ter sucesso completo nessa operação? Leia nosso post e confira!

Imagem: https://stock.adobe.com/br/contributor/211713641/graphics-dot?load_type=author&prev_url=detail
09 de Dezembro de 2024

A importação de tecidos é uma excelente solução para uma das mais antigas indústrias do mundo, a têxtil.


 


Foi durante a primeira revolução industrial que surgiu a máquina a vapor e o primeiro segmento que passou a adotar essa tecnologia no formato de produção contínua foi o de fabricação de roupas.


 


A partir daí, esse segmento não parou mais de crescer e de acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), no ano de 2023 foram confeccionadas em nosso país 8 bilhões de peças, respondendo pelo emprego de 757 mil trabalhadores.


 


Desse modo, a importação ganhou força e colabora para que a criatividade da nossa indústria ganhe em competitividade, trazendo do exterior e especialmente da China:



  • tecidos,

  • fios,

  • maquinários.


 


Neste post, apresentaremos 5 passos fundamentais que precisam ser conhecidos para ter sucesso na importação de tecidos. Continue a leitura e conheça detalhes a respeito!


 


5 passos fundamentais na importação de tecidos


 


Como vimos, a importação de tecidos vem colaborando de forma efetiva para o sucesso da nossa indústria, onde se pode encontrar variedades, qualidade e preços competitivos.


 


Para isso, é fundamental que os passos apresentados abaixo recebam a devida atenção, garantindo sucesso comercial, segurança na operação e excelentes resultados. Vamos a eles:


 


Pesquisa de mercado


 


Tudo se inicia na importação de tecidos por uma boa pesquisa de mercado, ou seja, é preciso saber quais os tecidos são os mais procurados pelo consumidor brasileiro e como a concorrência está se comportando com relação a essa realidade, além de uma boa análise a respeito das tendências da moda.


 


Além disso, é preciso encontrar os fornecedores que oferecem bons negócios, apresentando qualidade em seus produtos e preços adequados para a obtenção de lucratividade na operação.


 


Seleção de fornecedores


 


O quesito “fornecedores” merece uma atenção especial, uma vez que é preciso contar com empresas confiáveis e que possuem uma boa reputação no mercado brasileiro.


 


Para isso, é preciso verificar referências e, quando possível, solicitar amostras dos tecidos que estão sendo oferecidos, visando assegurar que as mercadorias irão atender as expectativas do seu empreendimento.


 


Negociação e compra


 


Conhecidos alguns fornecedores de qualidade, é hora de negociar preços e condições de pagamento.


 


É fundamental que toda a negociação ocorra de maneira transparente, onde todos os acordos constem em contrato, evitando dessa maneira:



  • mal entendidos,

  • remessa de produtos em desacordo com o pedido,

  • taxas e valores não acordados,

  • descumprimento daquilo que foi combinado.


 


Despacho aduaneiro


 


O despacho aduaneiro é de fundamental importância nos processos envolvendo a importação de tecidos.


 


Isso significa atender de modo integral a todas as exigências legais e documentação obrigatória para os trâmites envolvendo negócios internacionais, portanto, será necessário apresentar:



  • faturas comerciais,

  • lista de embalagens,

  • classificação correta dos tecidos,

  • cumprimento na íntegra de toda a legislação pertinente.


 


A falta de um único documento pode comprometer toda a operação e causar sérios problemas operacionais e financeiros.


 


Logística de transporte


 


A logística de transporte é a etapa final da importação de tecidos, no entanto, precisa ser realizada de maneira profissional, atendendo mais uma vez todas as obrigações legais.


 


Para isso, será preciso:



  • escolher o modal para o transporte,

  • programar o envio das mercadorias,

  • acompanhar todo o processo desde o embarque até o desembaraço no Brasil.


 


O modal preferido dos importadores desses materiais tem sido o marítimo, em função dos custos e da segurança que oferece para a operação.


 


Se o seu empreendimento deseja iniciar operações internacionais e contar com as vantagens da importação de tecidos, conte com a AMTRANS, uma empresa 100% brasileira, reconhecida internacionalmente e que atua no mercado desde 2001, atendendo a mais de 5 mil clientes ativos!


 


Fontes:


https://www.abit.org.br/


https://www.cebc.org.br/


https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/invest-export-brasil/importar


 


Imagem: https://stock.adobe.com/br/contributor/211713641/graphics-dot?load_type=author&prev_url=detail 


 


 





Compartilhe

Artigos Relacionados





QUAX - Sites & Sistemas