Brasil bate recorde de expansão de energia solar: saiba mais
O Brasil é uma referência internacional quando o assunto diz respeito à energia solar.
Para se ter ideia a esse respeito, segundo o Ministério de Minas e Energia, a expansão da capacidade instalada da matriz elétrica entre janeiro e agosto de 2023 foi de 7 Gigawatts (GW).
Desse total, 6,2 GW ou 83,79% tem origem solar e eólica, o que significa que são advindas de fontes renováveis, portanto, consideradas energias limpas.
Entre janeiro e setembro de 2023, o país vivenciou o maior incremento da capacidade de geração solar centralizada da história do Brasil, portanto um recorde a ser comemorado.
Neste post, apresentaremos detalhes a esse respeito e quais as perspectivas para a energia solar em nosso país. Continue lendo e confira!
O avanço da energia solar no Brasil
No mês de abril de 2023, na cidade de Fortaleza, estado do Ceará, aconteceu a Intersolar Summit Brasil Nordeste, onde mais de 5 mil pessoas estiveram reunidas para tratar de ideias e visões sobre a energia solar no Brasil.
O evento contou com a participação de representantes do governo e sociedade civil, além de especialistas, empresários, autoridades do setor e visitantes. Foram dois dias de debates e apresentações, onde ocorreram 25 palestras e exposição com a participação de 92 empresas e instituições.
Dentre os expositores, observou-se a presença de fornecedores internacionais e novas tecnologias que colaboram para o aprimoramento na captação dos raios solares e sua transformação em energia elétrica.
O Brasil torna-se, cada vez mais, uma referência internacional na geração de energia limpa, o que significa a efetiva colaboração com a sustentabilidade do planeta, especialmente no que se refere à emissão de carbono na atmosfera.
Perspectivas para a energia solar
As perspectivas para a energia solar no Brasil são animadoras, pois, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o ano de 2023 deverá fechar com um crescimento no setor de 42,4%, gerando mais de 300 mil empregos e investimentos de aproximadamente R$ 50 bilhões.
A adoção dessa tecnologia contribui de maneira efetiva com:
- redução no consumo de combustíveis fósseis,
- diminuição nos custos com a produção de energia elétrica,
- redução dos investimentos na construção de grandes obras para a produção de energia,
- isenção ou diminuição substancial das contas de energia junto às concessionárias.
Em todos os aspectos essa tecnologia traz grandes benefícios à sociedade, atendendo a redução dos investimentos por parte do governo, a sociedade de uma maneira geral e especialmente na preservação da natureza e do planeta.
Um panorama da importação de painéis solares
Diante de todas essas vantagens, o Governo decidiu isentar os impostos de importação.
Isso significa uma excelente oportunidade e ótimas condições para aqueles que desejam trazer componentes que fazem parte da tecnologia fotovoltaica.
Isso significa um claro incentivo a utilização dessa tecnologia em todo o país, quando através do Decreto nº 11.456 estão zeradas as seguintes alíquotas:
- imposto de importação,
- IPI,
- PIS/Cofins.
Essa condição é válida para o setor de energia solar até dezembro de 2026, o que faz com que as previsões da implantação dessa tecnologia devam quadruplicar até o ano de 2030, segundo estimativas do Ministério de Minas e Energia.
Como se observa, abrem-se excelentes oportunidades para empreendedores que tenham interesse em investir em um mercado que cresce em todo o país.
Se sua empresa pretende aproveitar esse excelente momento, conte com a AMTRANS para fazer o transporte e cuidar de toda a logística na importação de painéis solares. Estamos à disposição e prontos para atender a sua demanda!
Fontes:
https://www.intersolar-summit-brasil.com/inicio