5 frutas mais exportadas pelo Brasil - atualizado 2023
Quando se fala em alimentos, todos sabem que nosso país é uma potência mundial, no entanto, poucos sabem quais são as frutas mais exportadas pelo Brasil.
Apesar da nossa potencialidade produtiva, ainda ocupamos uma posição tímida com relação à exportação desses produtos.
A exceção se dá com relação ao suco de laranja concentrado, onde ocupamos a primeira posição como exportadores em todo o mundo, porém, trata-se de um produto industrializado.
De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), em 2022 o Brasil exportou 980,4 mil toneladas de frutas, alcançando uma receita de US$ 955,5 milhões, número abaixo dos alcançados no ano de 2021, quando nosso país obteve o melhor resultado da sua história.
Neste post, apresentaremos as 5 frutas mais exportadas pelo Brasil em 2022. Continue lendo e saiba detalhes a esse respeito!
Quais são as frutas mais exportadas pelo Brasil?
Somos o terceiro maior produtor de frutas do mundo, atrás apenas da China e da Índia, no entanto, ainda não estamos entre os 10 maiores exportadores do mundo nesse segmento.
Os resultados obtidos em 2022 ficaram 17% abaixo do obtido em 2021 em termos de quantidade e com uma queda de 15% quando o assunto foi receita.
Considerando o volume das exportações, as 5 frutas mais exportadas pelo Brasil em 2022 foram as seguintes:
- manga,
- melão,
- limão e lima,
- melancia,
- banana.
Já no que se refere às receitas obtidas através da exportação, o ranking apresenta uma modificação, já que a uva começa a ocupar a 4ª posição, apesar de ser apenas a 6ª colocada em termos de volume.
A queda no desempenho se deu em função do clima registrado no ano, onde o excesso de chuva no primeiro semestre prejudicou as plantações no nordeste, norte de Minas Gerais e Espírito Santo, enquanto a seca refletiu na produção dos estados do sul do país.
Países que importam as frutas mais exportadas pelo Brasil
De acordo com a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), as expectativas para o ano de 2023 são positivas.
Existe uma demanda internacional para o setor, além do reconhecimento da qualidade das frutas brasileiras.
Essa situação aliada a capacidade e a diversidade da produção brasileira, coloca o nosso país em uma condição privilegiada no mercado, onde as possibilidades de crescimento nas exportações são efetivas.
Atualmente, os países que mais compram nossos produtos são os seguintes:
- União Europeia,
- Reino Unido,
- Estados Unidos,
- Argentina,
- Canadá.
Histórico brasileiro na exportação desse segmento
O Brasil vem num crescente de resultados quando o assunto diz respeito às exportações de frutas.
Em 2021, conforme já mencionado, o país conquistou recordes tanto em quantidade como em resultados financeiros.
Foram 1,24 milhões de toneladas de frutas exportadas, gerando uma receita de US$ 1,21 bilhão.
Desde 2018, nosso país vinha em uma escalada de resultados, culminando com esses invejáveis números observados em 2021, quando tivemos uma queda produtiva no ano passado, conforme já mencionado, em função das condições climáticas.
De acordo com especialistas da área econômica, o Produto Interno Bruto Brasileiro (PIB) no ano de 2023 deverá apresentar um crescimento de 10,1% no setor agrícola, o que deverá representar bons resultados para a fruticultura.
No entanto, trabalhar nesse segmento exige uma forte capacidade logística, onde é imprescindível que os produtos cheguem a seus destinos em ótimas condições de consumo.
Para isso, é vital contar com profissionais capacitados que possam apoiar e acompanhar todo o processo burocrático e logístico das operações de exportação.
A AMTRANS é especializada no assunto e pode contribuir de forma efetiva para que sua empresa tenha êxito junto ao mercado internacional.
Agora que você conferiu as informações sobre as frutas mais exportadas pelo Brasil, acesse nosso site e conheça os serviços da AMTRANS. Estamos prontos para colaborar e apoiar os negócios de sua empresa no exterior!