AMcloud

Blog



#Importação

Painéis solares: um panorama do mercado e como importá-los

Os painéis solares continuam ganhando espaço no mercado brasileiro e importá-los é uma excelente forma de realizar ótimos negócios!

Painéis solares: um panorama do mercado e como importá-los
10 de Julho de 2024

Os painéis solares são excelentes soluções voltadas ao uso de fontes renováveis e da transição energética em nosso país e no mundo.


 


Isso porque essa tecnologia capta a energia a partir da iluminação solar, portanto, trata-se de uma solução viável e que elimina a queima de combustíveis fósseis para a geração da eletricidade, uma necessidade nos tempos atuais.


 


A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) estabeleceu que o Brasil alcançou uma marca histórica em 2024, superando os 40 gigawatts (GW) de capacidade instalada, correspondendo, então, a 17,4% da matriz elétrica em nosso país.


 


Segundo a Absolar, outros números demonstram a força dessa tecnologia em nosso país, tais como:



  • R$ 189,4 bilhões em investimentos desde 2012,

  • R$ 53 bilhões de arrecadação aos cofres públicos,

  • 1,2 milhão de empregos acumulados.


 


A importação dos painéis solares, além de colaborar com a sustentabilidade, é também uma ótima oportunidade na realização de excelentes negócios para os empreendedores.


 


Continue lendo e conheça detalhes a esse respeito!


 


Como o fim da alíquota zero impacta a importação de painéis solares?


 


O governo brasileiro, visando incentivar o uso de energias renováveis em nosso país, zerou as taxas de importação de painéis solares, uma ação que possibilitou a queda nos preços dos equipamentos utilizados para a instalação dessa tecnologia e proporcionou avanços significativos.


 


A previsão dessa isenção apontava dezembro de 2026 como data limite para trazer os painéis com imposto zero, no entanto, mudanças governamentais retomaram os tributos a serem pagos a partir de 1º de janeiro de 2024.


 


Essa decisão, conforme a Absolar, impacta o setor, já que o aumento dos custos envolve os projetos em andamento no Brasil e, consequentemente, poderá se refletir em uma diminuição dos resultados previstos para o ano.


 


Segundo o Governo Federal, essa medida se deve ao fato de existir produto similar produzido no Brasil, então, a cota de isenção zero deixa de existir, buscando incentivar a indústria nacional.


 


Cuidados e passos para importar painéis solares


 


Apesar dessa nova condição, o fato é que a importação de painéis solares no primeiro trimestre de 2024 bateu um novo recorde para o período.


 


De acordo com um mapeamento realizado pela empresa de consultoria Greener, as importações brasileiras de módulos fotovoltaicos alcançaram 5,6 GW nos primeiros três meses do ano.


 


Trazer tecnologia continua sendo um excelente negócio, porém, é fundamental a atenção para detalhes importantes nessa operação, conforme veremos na sequência:


 


Conformidade com as legislações vigentes


 


A atenção para as legislações vigentes são essenciais para o sucesso da operação, sendo necessária uma avaliação pormenorizada com relação aos impostos a serem recolhidos e no atendimento às exigências que envolvem o processo de importação dos painéis solares.


 


Escolha o modal de transporte ideal


 


A escolha do modal de transporte é outro assunto a ser avaliado. No entanto, o marítimo tem sido o mais recomendado para essa operação.


 


Isso se deve a vantagens observadas no uso desse meio de transporte, como, por exemplo:



  • segurança da carga, 

  • possibilidade da aquisição de grandes volumes, 

  • custos logísticos significativamente reduzidos.


 


Planejamento minucioso da operação


 


Por fim, o sucesso da operação só será atingido a partir de um planejamento minucioso, onde, além de todos os cuidados já mencionados, será necessária toda a atenção para:



  • etiquetagem do produto,

  • laboratório para ensaios,

  • aprovação do Inmetro,

  • manutenção e renovação dos registros.


 


Além disso, torna-se fundamental a atenção para toda a fase burocrática do processo.


 


Mais do que isso, são essenciais os cuidados com a operação logística. Então, todo o cuidado precisa ser tomado para garantir qualidade no transporte.


 


Se o seu empreendimento deseja conhecer mais a respeito da importação de painéis solares, conte com a AMTRANS, uma empresa especializada no segmento e pronta a colaborar para o sucesso dos seus negócios!


 


Fontes:


https://www.absolar.org.br/


https://www.gov.br/receitafederal/pt-br


https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/aduana-e-comercio-exterior


https://www.gov.br/inmetro/pt-br


 





Compartilhe

Artigos Relacionados





QUAX - Sites & Sistemas