O mercado e a produção de revestimentos cerâmicos no Brasil
O Brasil faz sucesso no mercado mundial de revestimentos cerâmicos, apresentando números expressivos nos resultados e oferecendo qualidade e design inovador em seus produtos.
Após passar por momentos difíceis entre 2020 e 2022, quando o setor sentiu mundialmente a crise provocada pela pandemia do Coronavírus, o ano de 2023 voltou a apresentar níveis de produção semelhantes aos de 2019.
De acordo com dados do portal Ceramic World Web, além da pandemia, outros fatores impactaram negativamente o desempenho da indústria nesse período de dificuldades:
- inflação,
- crise energética,
- diminuição da procura por parte dos consumidores.
O fato é que, felizmente, um novo momento se apresenta, quando nosso país continuará ocupando uma posição de destaque internacionalmente nesse setor.
Deseja conhecer mais sobre o mercado e a produção de revestimentos cerâmicos no Brasil? Continue conosco e confira os detalhes!
A produção de revestimentos cerâmicos no Brasil
De acordo com os estudos realizados em 2023 pela Associazione Costruttori Italiani Macchine Attrezzature per Ceramica (ACIMAC), o Brasil é o sexto maior exportador de revestimentos cerâmicos, atendendo a mais de 110 países.
Na relação dos 25 maiores grupos do mundo nesse setor, 4 deles são brasileiros, situação que coloca nosso país como um dos grandes players de mercado.
Além disso, outros números demonstram o potencial brasileiro no segmento:
- terceiro maior produtor mundial de revestimentos cerâmicos e louças sanitárias,
- terceiro maior consumidor mundial do segmento,
- o segmento representa 6% do PIB da indústria de materiais de construção do Brasil.
São mais de 50 mil empregos diretos e 200 mil indiretos gerados pelo setor, de acordo com o site da Ceramics of Brazil.
Os maiores produtores se encontram nos estados de São Paulo e Santa Catarina, observando-se também um crescimento significativo de indústrias instaladas na região nordeste do país.
Vale a pena investir na exportação de revestimentos cerâmicos?
Sem qualquer dúvida, investir na exportação de revestimentos cerâmicos traz grandes resultados para as empresas do setor.
Para se ter ideia, no ano de 2023, nosso país obteve uma receita com exportações que chegou a US$ 392 milhões, tendo os Estados Unidos como principal destino dos nossos produtos.
Em 2024, o mercado internacional continua em alta, quando entre 19 e 22 de abril, estiveram presentes no evento mais de 1300 pessoas de 8 países, com destaque para:
- Estados Unidos,
- México,
- África do Sul.
O fato é que as oportunidades existem e que exportar é uma maneira inteligente de atender a uma demanda que está em franco crescimento.
Entenda como funciona a logística no setor
Para que sua empresa tenha sucesso nas exportações de revestimentos cerâmicos, faz-se necessário:
- conhecimento técnico para o cumprimento das exigências de mercado,
- equipe especializada para o desenvolvimento dos negócios,
- apoio logístico de uma empresa especializada no segmento.
A AMTRANS é a opção certa para que todos os processos burocráticos e logísticos possam ser atendidos com qualidade, garantindo a eficiência logística e grandes resultados para as operações.
Com uma equipe de especialistas no segmento, a empresa acompanha todos os processos envolvendo documentos e burocracia, e também está a par das atividades logísticas, desde a coleta dos produtos até a entrega ao destinatário.
A AMTRANS é profunda conhecedora dos trâmites marítimos, o modal utilizado para esse tipo de exportação, portanto, sua empresa pode focar nos negócios e na busca de novas oportunidades, sabendo que pode contar com o apoio dos nossos executivos.
Para conhecer mais detalhes sobre a exportação, leia nosso post que apresenta os impactos positivos da redução de burocracia no transporte de cargas!
Fontes:
https://www.acimac.it/menu/settore/
https://www.gov.br/siscomex/pt-br
https://www.ceramicsofbrazil.com/setor-ceramico/numeros-do-setor
https://www.exporevestir.com.br/