Conheça qual a diferença entre exportação e importação
Sua empresa conhece qual a diferença entre exportação e importação? Possui interesse em trabalhar com o comércio internacional?
Desenvolver negócios com clientes e fornecedores de outros países está sendo uma excelente estratégia para milhares de empreendedores.
O mundo se tornou um único mercado e as chances são cada vez maiores, permitindo diferenciais na oferta de produtos que se tornam novidades no Brasil e no exterior.
De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), nosso país deverá fechar o ano de 2024 com um superávit de US$ 78 bilhões, o que significa um ótimo resultado e demonstra grandes negócios no mercado exterior.
Nossos maiores parceiros comerciais nesse ano foram:
- China,
- Estados Unidos,
- União Europeia,
- Argentina,
- Chile.
Neste post, apresentaremos qual a diferença entre exportação e importação e como essas ações podem viabilizar e alavancar os negócios de sua empresa. Continue lendo e saiba mais a respeito!
Afinal, qual a diferença entre exportação e importação?
Para entendermos o mercado exterior, ou seja, os negócios realizados com empreendimentos de outros países, é importante compreendermos qual a diferença entre exportação e importação. Vamos a elas:
Exportação
Exportação é o ato de vender produtos e serviços para organizações ou instituições de outro país.
Existem milhares de empreendimentos em todo o mundo interessados em adquirir itens brasileiros para oferecer aos consumidores ou utilizá-los como matéria-prima para suas indústrias.
Assim como objetos internacionais chamam a nossa atenção, quando expostos nas lojas e supermercados do Brasil, o mesmo acontece com os consumidores estrangeiros.
Importação
A importação consiste na compra de artigos e serviços de empresas estrangeiras.
Milhares de empresas brasileiras adquirem matéria-prima e insumos de outros países, visando melhorar a qualidade dos seus itens, pois, muitas vezes, os materiais de origem nacional não atendem às especificações desejadas.
Além disso, o consumidor brasileiro busca constantemente por novidades e tecnologias, portanto, o comércio está sempre atento a essa possibilidade.
Vale a pena trabalhar com importação?
Conhecida qual a diferença entre exportação e importação, a dúvida que surge é se vale a pena trazer produtos do exterior para comercializar no Brasil?
A resposta é positiva, porém, é preciso uma pesquisa de mercado para avaliar quais produtos são bem recebidos em nosso país, além, é claro, dos cuidados necessários para que todo o processo ocorra da maneira correta e possibilitando bons resultados.
Vantagens
As importações atendem as linhas de produção de muitas indústrias brasileiras. É uma atividade necessária e vital para alguns setores da economia.
Além disso, observa-se o crescimento de lojas especializadas em produtos estrangeiros, oferecendo mercadorias diferenciadas, como, por exemplo:
- comidas,
- bebidas,
- eletrônicos,
- roupas,
- brinquedos,
- artigos esportivos, etc.
Isso significa grandes oportunidades para as empresas que atuam com a importação, desenvolvendo negócios lucrativos e que conquista a cada dia mais consumidores.
Desvantagens
As desvantagens no processo de importação estão diretamente relacionadas a falta de um bom planejamento, quando equívocos podem ser cometidos e negócios que poderiam trazer bons resultados acabam frustrando as expectativas.
É preciso entender que as compras internacionais exigem extrema organização, atendimento às leis vigentes e especialmente os cuidados com a operação burocrática e logística, portanto, não pode ser realizada no mesmo formato dos negócios no mercado interno.
Vale a pena trabalhar com exportação?
Sim! Vale a pena exportar, uma vez que se abrem novas oportunidades e negócios que aceleram o crescimento da empresa.
Vantagens
As grandes vantagens nas vendas para o mercado exterior estão relacionadas com:
- aumento das possibilidades de negócios,
- melhora de qualidade dos produtos em função das exigências internacionais,
- crescimento da empresa nos aspectos produtivo e financeiro,
- ganho de credibilidade junto aos clientes, fornecedores e bancos,
- melhora da imagem da marca.
Desvantagens
Já as desvantagens com relação à exportação estão atreladas aos cuidados que precisam ser tomados em todos os processos, tanto envolvendo as negociações quanto a burocracia e a logística da operação.
Mais uma vez, torna-se indispensável contar com especialistas que possam acompanhar toda a operação, portanto, as vendas internacionais exigem mais do que aquelas desenvolvidas em território nacional.
Quer trabalhar com exportação e importação?
Respondido à pergunta: qual a diferença entre exportação e importação, e apresentado as principais características desse modelo de negócio, é hora de avaliar se sua empresa deseja trabalhar com o mercado exterior.
Como vimos, o querer é um passo importante a esse respeito, no entanto, é preciso contar com um parceiro confiável que atenda as necessidades específicas dessas operações.
Para isso, vale a pena contar com a AMTRANS, uma empresa que avalia cada situação de forma personalizada, buscando e oferecendo soluções logísticas adequadas e viáveis a seus clientes.
Estamos prontos para auxiliar sua marca a colocar os seus produtos em qualquer país ou trazer mercadorias do exterior para abastecer o seu negócio.
Para saber mais a respeito, acesse nosso site e conheça nossa estrutura e forma de trabalho. Podemos colaborar efetivamente no sucesso de sua empresa junto ao mercado internacional!
Fontes:
https://www.gov.br/siscomex/pt-br