Soluções logísticas para exportação
Cada vez mais as empresas brasileiras dos mais diversos setores estão despertando para os benefícios da exportação. Apesar do aumento da concorrência no mercado internacional, a demanda por produtos brasileiros continua alta. Entretanto, é fundamental garantir a eficiência de suas soluções logísticas para exportação.
Antes de fechar suas primeiras vendas para fora do país, é preciso compreender que exportar é um projeto de longo prazo e considerar cuidadosamente o que você deseja alcançar. É fundamental dar atenção a diversos fatores importantes neste processo – como a conformidade com as normas internacionais, relação com empresas de outros países e soluções logísticas para exportação.
Quer entender melhor o que você precisa saber para começar a exportar com sucesso? Confira ao longo deste artigo!
Sua empresa está pronta para exportar?
Será que sua empresa está preparada para começar a vender produtos para fora do país? Para responder essa pergunta, vamos passar por três pontos principais: mercado internacional, normas para exportação e a criação de um plano de exportação.
O mercado internacional
Antes de pensar sobre soluções logísticas para exportação, você precisa estudar o mercado internacional para compreender onde estão as maiores oportunidades. Trata-se de uma análise parecida com um estudo do público-alvo nas vendas locais – mas considerando uma escala global.
Na prática, isso requer um estudo sobre a localização de seus potenciais clientes, identificação sobre os concorrentes espalhados pelo mundo, conhecimento sobre as condições de compra e venda, entre outros pontos importantes.
Normas para exportação
Para começar a vender seus produtos no Brasil é preciso fazer uma série de registros e seguir exigências legais, certo? No momento da exportação, surgem várias outras normas que devem ser respeitadas – tanto internamente quanto no país de destino de suas mercadorias.
Por conta disso, sua empresa só estará preparada para exportar quando estiver respeitando todas as normas para exportação. Vale a pena estudar as exigências brasileiras e do mercado internacional para evitar complicações no futuro.
Crie um plano de exportação
Por fim, você precisará de um plano completo para iniciar a exportação. Veja quais são os principais pontos desse planejamento:
Produto ou serviço
Que necessidade seu produto ou serviço preenche no mercado global?
Quais modificações, se houver, devem ser feitas para adaptar seu produto para mercados de exportação?
É preciso de licenças ou certificados especiais para exportar seu produto?
É preciso modificar a embalagem ou a rotulagem?
Considerações sobre preços
Qual é o custo para colocar seu produto no mercado (frete, taxas, impostos e outros custos)?
Dada uma estimativa dos custos de envio, qual é a sua estratégia de preços?
Promoção
Quais modificações são necessárias no seu site para fins de marketing?
Você deve vender em plataformas de comércio eletrônico de terceiros?
Que tipo de mídia social você deve usar para aumentar a conscientização?
Você deveria participar de uma feira onde compradores internacionais estejam presentes?
Problemas de Gestão
Quão comprometida está a alta administração com a exportação? A exportação é vista como uma oportunidade para ampliar as vendas? Os clientes de exportação serão negligenciados se as vendas no mercado interno aumentarem?
Quais são as expectativas? Com que rapidez a administração espera que as operações de exportação se tornem autossustentáveis? Qual é o nível de retorno do investimento esperado?
Experiência
Com quais países já foram realizados negócios ou já foram recebidas consultas?
Sobre quais linhas de produtos se fala mais?
Os clientes locais estão comprando o produto para venda ou remessa no exterior? Se sim, onde?
Quem são os principais concorrentes nacionais e estrangeiros?
Pessoal
Qual expertise internacional interna a empresa possui (experiência em vendas internacionais, capacidades linguísticas, etc.)?
Quem será o responsável pela organização e equipe do departamento de exportação?
Qual estrutura organizacional é necessária para garantir que as vendas de exportação sejam atendidas de forma adequada?
Quem fará o acompanhamento depois que o planejamento for feito?
Capacidade de produção
Como a capacidade atual está sendo usada?
O atendimento de pedidos de exportação prejudicará as vendas locais?
E quanto ao custo de produção adicional?
Qual quantidade de pedido mínimo é necessária?
O que é necessário para projetar e embalar produtos especificamente para exportação?
Capacidade financeira
Qual quantidade de capital pode ser comprometida para exportar a produção e o marketing?
Que nível de custos operacionais pode ser suportado pelo departamento de exportação?
Como serão alocadas as despesas iniciais dos esforços de exportação?
Que outros novos planos de desenvolvimento podem competir com os planos de exportação?
Soluções logísticas para exportação
Como você pretende organizar o processo de logística para suas exportações?
Quais são os custos envolvidos nas rotinas de logística?
Você possui um parceiro confiável com soluções logísticas para exportação?
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Maquinário
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Pedra e granito
Cerâmica
Madeira
Commodities
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