Oportunidades e desafios na importação de medicamentos
A importação de medicamentos é fundamental para a sociedade, especialmente no que se refere a novas tecnologias e formas de tratamento que contribuem efetivamente para a melhora na qualidade de vida das pessoas.
O mundo globalizado possibilita que pesquisas e recursos médicos sejam compartilhados por todos os países, portanto, esse setor ganha cada vez mais importância em todo o planeta e no Brasil a situação não é diferente.
De acordo com a revista científica britânica The Lancet, a expectativa de vida mundial no ano de 2022 era de 73,6 anos, devendo chegar, em 2050, a 78,1 anos em função das melhorias nas condições de saúde da população.
Como comparação, no ano de 1960, a expectativa mundial de sobrevivência de uma pessoa era de 52,5 anos, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU).
O desenvolvimento e a importação de medicamentos colaboram muito para a conquista dessa realidade, portanto, neste post, apresentaremos as oportunidades e os desafios nesse processo. Continue a leitura e confira detalhes!
O impacto da importação de medicamentos na economia brasileira
Quando se trata da importação de medicamentos na economia brasileira, estamos falando de um mercado que envolve anualmente bilhões de dólares.
O Brasil é, atualmente, o 6º maior mercado farmacêutico do mundo, onde, de acordo com o IQVIA Institute for Human Data Science, nosso país estará movimentando aproximadamente US$ 77 bilhões.
Outro dado interessante é que, no ano de 2023, esse segmento ocupou a 4ª colocação dentre os produtos importados por nosso país.
Os medicamentos e produtos farmacêuticos atingiram a cifra de US$ 7,3 bilhões em importações, sendo um segmento que efetivamente impacta a economia do nosso país.
Desafios na importação de medicamentos
Como se observa, a importação de medicamentos traz grandes oportunidades para os empreendedores brasileiros.
No entanto, existem desafios a serem superados para que essa operação possa alcançar os resultados esperados, uma vez que as normas internacionais e as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) precisam ser atendidas.
As importações de medicamentos no Brasil ocorrem através dos modais aéreo e marítimo, podendo ser em container refrigerado, caixa térmica, com presença de gelo seco ou gelpack. As condições especiais de armazenagem, manuseio e transporte precisam receber um cuidado extra, respeitando assim as especificações do produto que geralmente são sensíveis, veja:
- temperatura,
- umidade,
- iluminação.
- Shelf life (prazo de validade).
Isso significa cuidados em toda a operação logística, quando o não atendimento às exigências legais podem impedir a entrada dos produtos em nosso país e até mesmo a perda das propriedades do medicamento.
Boas práticas para uma importação bem-sucedida
Para que uma empresa possa realizar a importação de medicamentos ela precisa em primeiro lugar ser regulamentada pela Anvisa.
Isso significa comprovar junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária que a empresa cumpre com todos os requisitos e exigências para que as mercadorias estejam durante todo o processo de importação nas condições ideais que garantem a manutenção da qualidade dos medicamentos.
Além disso, os documentos envolvidos nesse processo trazem outras exigências, onde se torna imprescindível a apresentação de:
- petição para fiscalização e liberação sanitária, conforme RDC nº 81/2008,
- extrato de licença de importação (LI),
- invoice (fatura comercial),
- conhecimento de carga embarcada,
- laudo analítico de controle de qualidade,
- declaração do detentor do registro (DDR).
Como se observa, para que se obtenha sucesso na importação de medicamentos, é preciso muita atenção no cumprimento das regulamentações, um excelente projeto para gerenciamento de risco e um parceiro logístico especializado que possa assegurar o sucesso da operação.
Apesar dos desafios, não existem dúvidas a respeito do sucesso dessas operações, uma vez que a demanda é cada vez maior e os resultados econômicos justificam o esforço para o enfrentamento de todos os seus desafios.
Conte com a AMTRANS e com nossa expertise no segmento, afinal, desde 2001, colaboramos de maneira efetiva no sucesso das operações envolvendo negócios internacionais nesse segmento!
Fontes:
https://www.iqvia.com/pt-br/locations/brazil
https://www.fazcomex.com.br/importacao/principais-produtos-importados-brasil/
http://comexstat.mdic.gov.br/pt/comex-vis
https://www.gov.br/anvisa/pt-br