Como passar pela troca de parceiro logístico sem problemas?
Muitas empresas, na medida do crescimento de suas operações, são obrigadas a fazer a troca de parceiro logístico.
Isso ocorre em função da demanda existente e da falta de capacidade de atendimento de muitos agentes de carga, que não possuem uma estrutura adequada para cumprirem com seus compromissos, ocasionando problemas operacionais e financeiros que poderiam ser evitados.
As obrigações e detalhes que envolvem a área de logística, especialmente quando se refere a negócios do comércio exterior, são muitas.
Segundo o Portal da Indústria, dentre as 10 maiores dificuldades que as empresas encontram para exportar, duas delas estão diretamente relacionadas a atividades envolvendo a área de logística:
- burocracia,
- infraestrutura de transporte.
Neste post, apresentaremos o que fazer para passar pela troca de parceiro logístico, melhorando os processos de negócios com o mercado internacional e evitando problemas operacionais. Continue lendo e saiba mais a respeito!
Motivos para trocar de parceiro logístico
Os motivos para trocar de parceiro logístico, normalmente, envolvem a falta de apoio, conhecimento técnico e capacidade de realizar um bom atendimento com relação a geração da documentação (burocracia) e as atividades operacionais referente à busca das melhores opções de transporte.
Trabalhar as exportações e importações exige conhecimento de causa, para isso é necessário que se possa contar com uma empresa que possua profissionais especializados no assunto e nos diversos setores que envolvem as operações internacionais.
Isso significa que não basta apenas mudar, é preciso avaliar detalhadamente o que os candidatos efetivamente oferecem para prestar os serviços logísticos e mais do que isso, como cumprem com as suas obrigações.
Como passar por essa troca de parceiro logístico?
A troca de parceiro ocorre em função de situações que acabam prejudicando os negócios, como, por exemplo:
- avarias e deficiências nas entregas,
- profissionais não capacitados para a realização dos processos,
- falta de apoio da empresa contratada ao planejamento logístico do seu empreendimento,
- má qualidade nos serviços prestados.
Para passar pelo processo de troca, é indispensável uma avaliação pormenorizada com relação ao mercado, onde a constante atualização e conhecimento internacional é indispensável no novo parceiro a ser contratado, possibilitando um atendimento de qualidade, inclusive nos momentos de aumento de demanda.
O novo parceiro logístico precisa estar capacitado a realizar as suas obrigações em todos os portos e aeroportos do Brasil, além de possuir o reconhecimento do mercado e certificações que atestem a sua capacidade técnica.
Como escolher um novo parceiro logístico?
Para escolher o novo parceiro logístico, sua empresa precisa avaliar:
- experiência da empresa no segmento,
- reconhecimento da empresa no mercado internacional,
- quantidade de clientes atendidos,
- qualidade no atendimento a esses clientes,
- número de países nas quais realiza operações,
- histórico de transportes realizados,
- nível de envolvimento nos processos logísticos,
- possibilidade de flexibilidade e adaptação a novas situações.
É fundamental que esse conjunto de características façam parte do histórico e do dia a dia do parceiro logístico, quando, então, sua empresa poderá focar as energias nas negociações e possibilidades que o mercado apresenta.
Muitas vezes a troca de parceiro logístico é essencial e estratégica para que mudanças positivas se processem nos negócios internacionais.
Os bons resultados ocorrem a partir de processos bem organizados e definidos, onde clientes estejam satisfeitos e sua empresa possa contar com parcerias duradouras e que tragam resultados que possibilitem o alcance dos objetivos.
Se sua organização está desejando realizar a troca de parceiro, conheça a Amtrans Logistics, um agente de carga que, desde 2001, colabora e participa de todas as etapas da logística internacional, atendendo milhares de empresas de todo o Brasil!
Fontes:
https://www.fazcomex.com.br/blog/comercio-internacional-o-que-e/