AMcloud

Blog



#Comércio Exterior

Você conhece a importância da IMO (International Maritime Organization)?

Conhecida apenas como IMO, a agência é gerenciada pela ONU e visa regulamentar os padrões de proteção e segurança no transporte marítimo mundial estabelecendo regras internacionais para a operação de embarcações.

Você conhece a importância da IMO
29 de Junho de 2020

O papel da entidade é contribuir para que as Nações Unidas consigam cumprir os seus principais Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), neste caso a prevenção da poluição causada nos oceanos pelos navios. Entre suas principais incumbências, estão questões que incluem a construção dos navios, tripulações, equipamentos, operações em geral e processos de descarte. O objetivo é evitar que eventuais limitações financeiras levem os armadores a optar por soluções que comprometam a segurança de suas operações ou ainda que afetem o meio ambiente. 


Formada por 174 Estados Membros, que são signatários da Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição Causada por Navios (MARPOL), a organização é vital, pois garante que o setor marítimo seja seguro, eficiente e ambientalmente correto.


Além do compromisso em aplicar as regras da IMO em seus mares territoriais, o papel dos países que são membros é também se reunir e discutir as regras que envolvem a navegação internacional, garantindo seu cumprimento e eventuais adequações. 


Quais as mudanças promovidas pela IMO?


Em 2020, a International Maritime Organization estabeleceu variações nos valores dos fretes internacionais e mudanças nas frotas de navios. Ela determinou um novo limite para as emissões de enxofre das embarcações, que agora é de apenas 0,5%. Antes, era de 3,5%, o que demonstra que a adequação pode ser um verdadeiro desafio a muitos armadores. 


A agência destaca diretrizes cada vez mais exigentes contra as emissões de gases das embarcações mercantes, incluindo os nitrosos e os óxidos de enxofre, visando diminuir ao máximo os riscos e danos oferecidos à saúde humana e ao meio ambiente. 


Com a IMO  2020 em vigor, a estimativa é que mais de 90% de toda a frota mundial de navios dependa de combustíveis compatíveis às novas regras relacionadas ao enxofre. 


Nas propostas da IMO em prol de suas metas, está o uso de gás como combustível, de óleo combustível com teor reduzido de enxofre e até o metanol enquanto combustível alternativo, além de sugerir a instalação de catalisadores, que são sistemas de limpeza de gases de escape que desempenham o papel de limpar o que é emitido antes da liberação na atmosfera. 


Você sabia que a AMTRANS é signatária do Movimento ODS Santa Catarina em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS)? Então acesse nossa página SOCIAL e conheça nossas ações.


 

Fonte: International Maritime Organization




Compartilhe

Artigos Relacionados





QUAX - Sites & Sistemas